Loomio
Thu 5 Sep 2019 7:29AM

Comunicação dentro da equipa - continuar no Loomio?

NC Nuno Carneiro Public Seen by 73

Na última reunião discutiu-se a necessidade de a equipa de development do site ter um canal de comunicação mais imediato para trabalharem juntos. Falou-se em WhatsApp, Slack, discord, etc.

Houve quem concordasse e quem achasse que fosse negativo dispersar a comunicação por mais grupos.

Sugiro que para agilizar a equipa de comece com um grupo interno de WhatsApp e queria começar aqui a discussão com todos para vermos qual a melhor forma de continuar em relação a esse tema.

NC

Nuno Carneiro Sat 2 Nov 2019 11:57AM

Pois, parece-me que há claramente aqui necessidade de dois tipos diferentes de comunicação:

  1. Comunicação mais tipo forum: discussão sobre o que desenvolver, discutir novas iniciativas
    • Pode ser assíncrono e não precisa de uma app de mobile
  2. Comunicação de chat: desenvolvimento de software, coordenação de comunicação nas redes sociais, etc.
    • Precisa de ser rápida a carregar, ter uma app mobile

Parece-me que o problema é que o Loomio não nos dá o número 2 mas que também não encontramos ferramentas que nos dêem o número 2 de uma forma aberta (em que qualquer pessoa possa ver as discussões sem estar registado).

Será que temos de fazer aqui um trade-off e fazer o número 2 numa plataforma mais fechada como o Slack ou Discord? Ou usamos o Spectrum que é aberto mas menos user friendly e sem app mobile? Se formos para Slack e Discord para as conversas de chat, será que vamos conseguir ter a disciplina de separar entre aquilo que vem para o Loomio ou fica lá?

Alternativamente, alguém podia desenvolver uma sala de chat aqui para o Loomio e uma app mobile e ficava já resolvido :P

PF

Paulo Fonseca Sat 2 Nov 2019 5:07PM

Eu acho que o Slack, sem o pagar, não pode ser opção por causa do limite de 10k mensagens. Ou seja, o Slack, iria começar a ocultar conteúdo depois disso e isso é bem grave neste nosso caso.

Se o Discord faz o mesmo que o Slack e não tem limite de mensagens para contas grátis, acho que é a melhor opcção tendo em conta que estamos ok com o compromisso de separar o que está no Loomio e o que está no Discord.

Acho que para isso, só as equipas de "produção" digamos assim, que precisem que um chat mais em real-time, como os devs, designers, social media e etc, é que deveriam usar o Discord com salas específicas para isso e sempre publico claro.

Assim, acho que o Spectrum não é boa opção, porque é muito semelhante ao Loomio e não tem a componente de real-time (e mobile) que precisamos.

PF

Paulo Fonseca Sat 2 Nov 2019 5:11PM

já agora, no próximo dia 8 e 9 de novembro, os criadores do Loomio vão dar um workshop aqui em Lisboa, que foi organizado pelo nosso @Pedro Reis que foi quem deu a sugestão original de usarmos o loomio para tudo isto. eu já me inscrevi e vou lá estar para partilhar com eles feedback sobre este nosso uso do loomio e para tentar perceber qual o futuro do loomio também e como se pode ajustar ao que queremos fazer. se quiserem vir, o workshop custa 100, 150 ou 200€ (dependendo da disponibilidade de cada um, que pode escolher quanto quer pagar) e podem ver aqui toda a informação: https://www.thehum.org/patterns-training-lisbon

FF

Francisco Frutuoso Tue 5 Nov 2019 8:56PM

Tomei a liberdade de criar uma comunidade no Discord.
Se quiserem experimentar: https://discord.gg/GyGZ3SZ

LS

Luís Silva Fri 8 Nov 2019 9:47AM

O Discord parece interessante para o nosso propósito e por isso criei conta agora nele.

Penso que a questão de se ter de criar conta não é super limitativo, visto qq um poder criar um email fake e criar conta no Discord por forma a manter anonimato e conseguir ver todo o conteúdo. Sei que não é a mesma coisa, mas a questão do anonimato mantem-se.

BF

Bruno Filipe Wed 6 Nov 2019 7:24PM

Boas.
Tendo em conta o ponto número 1 que o @nunocarneiro referiu, deixo aqui uma humilde sugestão;
https://www.forumotion.com/forum-features
Tal escolha poderá ser considerada um tanto ou quanto simplista, mas presumo que tem o essencial para a comunicação desta comunidade PPT.

NC

Nuno Carneiro Wed 6 Nov 2019 10:39PM

Obrigado Bruno! Devíamos ver também essa opção

LS

Luís Silva Fri 8 Nov 2019 9:48AM

Portanto devíamos começar a passar a nossa interação para o Discord ou decidimos isso dia 23?

NC

Nuno Carneiro Mon 11 Nov 2019 10:37PM

Para já ainda é tudo em fase de experiência :) A plataforma de comunicação oficial continua a ser o Loomio.

RH

Renata Henriques Sun 1 Dec 2019 3:34PM