Loomio
Thu 10 Oct 2019 3:09PM

Questionário "Porque não votaste?"

FF Francisco Frutuoso Public Seen by 92

Ora, vou começar o tópico para se tratar disto enquanto ainda é relevante.

Como falado na reunião, pode ser feita uma campanha para perceber as razões de alguém não ter votado, genuinamente e sem julgamentos.
A ideia surgiu parcialmente após ter lido este post no Reddit e ter verificado que as pessoas facilmente ostracizam que não foi votar.
Falou-se de existir uma campanha nas redes sociais que direccionassem as pessoas a preencher um breve formulário que explicasse o porquê de não se ter ido votar.
Qual o fim disto? Tentar perceber de que forma o Política para Todos pode actuar de forma a mitigar algumas das causas que as pessoas tenham para não ir votar.
Possíveis problemas: o nosso público é por natureza associado a pessoas politicamente activas e que habitualmente votam. Como podemos chegar a quem não vota é uma boa questão. Suponho que parte dos posts nas redes podem ser dedicados a incentivar a partilha para chegar a pessoas que normalmente não votam.

Coisas que serão necessárias para isto acontecer:
- Posts para redes:
Um texto do género: "Não foste votar? Por protesto? Não te apeteceu? Queremos saber o porquê, sem julgamentos."
Este texto tem de ser trabalhado por quem tem mais talento para escrever do que eu, obviamente.
- Questionário:
Falou-se de embeber um Typeform no site.
Que perguntas terá o questionário? Na minha opinião basta ter um dropdown de escolha de faixa etária, e uma caixa de texto que permitisse escrever o que as pessoas quiserem.
- Página no site com questionário : Página onde embeber o questionário. Basta ter o header e o footer do PPT, acho.

M

MariaJoaoCoelho Wed 4 Nov 2020 11:29PM

Olá outra vez! Neste momento estou timidamente envolvida no projecto 230. Acho que se devia usar o hype das eleições dos Eua para explicar outra vez aos portugueses como funciona o nosso sistema.

Se tiverem novidades digam por favor!

Depois das eleições eu estive ocupada a escrever a minha tese em contra relógio enquanto estagiava também, pelo que me perdi deste grupo.

Mas não me queria afastar totalmente, porque acho esta luta e o projeto mesmo bom. Pada o comum civil e mesmo para quem tem alguk interesse na política mas não ~ de direito!

M

MariaJoaoCoelho Thu 15 Oct 2020 5:43PM

Ol´!

Neste momento, nada em particular, se bem que a sáude, o ensino e o ambiente são as minhas áreas-batalha

Maria João

NC

Nuno Carneiro Fri 2 Oct 2020 10:05PM

Olá Maria João! Que coincidência, escreveste esta mensagem mesmo quando eu estava a escrever outra sobre 1 ano do Política Para Todos :) Neste momento não temos feito nada, mas se houver interessados em fazer algum projecto novo, força nisso! Alguma coisa que te interessava em particular?

M

MariaJoaoCoelho Fri 2 Oct 2020 9:38PM

Olá!Estive presente na altura das eleições mas depois nunca mais estive...
Estagiei, trabalhei e tive horários aleatórios.
Gostava de reentrar, será possível?
Obrigada!

RH

Renata Henriques Mon 13 Apr 2020 3:45PM

Tinha-me esquecido de voltar a colocar o relatório após alterações. Aqui fica a versão final, onde alterámos o texto para incluir a possibilidade de ter havido influência pelas opções disponíveis e sua ordem.
@Nuno Carneiro

(o upload nao esta a funcionar, vou deixar no Discord)

RH

Renata Henriques Wed 4 Mar 2020 10:44PM

já agora: gostarias de nos ajudar na parte de divulgação do relatório? ideias para posts e assim?
vamos tentar ter isto on-line no fim-de-semana - será para divulgar a partir daí

RH

Renata Henriques Wed 4 Mar 2020 10:43PM

@Paulo Fonseca
versão-proposta:

Uma análise por círculo eleitoral permite perceber que as respostas se distribuem por todos os círculos eleitorais. O número de respostas por círculo eleitoral é relativamente proporcional ao número de eleitores em cada círculo, à exceção do círculo Açores de onde chegaram consideravelmente mais respostas por eleitor que nos restantes (Figura 2). No entanto, colocamos a hipótese de que, em alguns caos, a opção “Açores” possa ter sido escolhida por ser a primeira disponível no questionário.

LS

Luís Silva Wed 4 Mar 2020 9:32PM

Não fazia ideia, mas bom ponto! Devíamos adicionar uma nota a alertar dessa possibilidade

PF

Paulo Fonseca Wed 4 Mar 2020 9:27PM

@Renata Henriques na página 6 falas de um número grande de pessoas a responderem ao questionário que pertencem ao circulo eleitoral dos Açores. Isso na verdade foi um erro do desenho do questionário porque a opção dos Açores, era a primeira opção das escolhas disponíveis e então o pessoal deve ter escolhido Açores porque não queria dizer qual o circulo a que pertencia. Por causa disso, mais ou menos a meio do período em que o questionário esteve disponível para o pessoal responder, eu alterei o questionário para ter como primeira opção nas perguntas do circulo eleitoral e da idade, uma opção de "Prefiro não dizer" e essa passou a ser a primeira opção de cada uma dessas perguntas e acho que isso fez com que as respostas a dizer Açores diminuíssem a partir daí.

RH

Renata Henriques Wed 4 Mar 2020 8:25PM

aqui vai o ficheiro final (cc: @Nuno Carneiro)

Load More