Loomio
Thu 5 Sep 2019

Comunicação dentro da equipa - continuar no Loomio?

NC
Nuno Carneiro Public Seen by 242

Na última reunião discutiu-se a necessidade de a equipa de development do site ter um canal de comunicação mais imediato para trabalharem juntos. Falou-se em WhatsApp, Slack, discord, etc.

Houve quem concordasse e quem achasse que fosse negativo dispersar a comunicação por mais grupos.

Sugiro que para agilizar a equipa de comece com um grupo interno de WhatsApp e queria começar aqui a discussão com todos para vermos qual a melhor forma de continuar em relação a esse tema.

PF

Paulo Fonseca Thu 5 Sep 2019

acho que esta comunicação deveria ficar on the record também, tal como estas comunicações aqui no Loomio, por uma questão de transparência total sobre quem e como está a fazer isto. o WhatsApp não é acessível a quem queira ver as conversas anonimamente, o Slack também não, o discord não sei como funciona na verdade.

JR

João Romão Thu 5 Sep 2019

PF

Paulo Fonseca Thu 5 Sep 2019

excelente @joaoromao É mesmo isso!

NC

Nuno Carneiro Fri 6 Sep 2019

Hoje criei um grupo no whatsapp para que a equipa de development fosse falando. Como não sabia se eles têm a app do Gitter nos telemóveis, decidi avançar com isto temporariamente. As soon as possible move-se para outra plataforma, mas neste momento achei mais importante que eles tivessem os números uns dos outros para por em marcha o desenvolvimento.

JS

Jorge Saco Tue 10 Sep 2019

Adiciono lenha então à fogueira https://spectrum.chat

JAG

João André Gonçalves Tue 10 Sep 2019

Mais uma ideia: Criar um canal de Slack público. Mas usaremos aquilo que acharem melhor :thumbsup:

NC

Nuno Carneiro Tue 29 Oct 2019

Hoje na chamada voltamos a falar sobre qual a melhor plataforma para nossa comunicação. Criamos uma conta no Spectrum para experimentar, juntem-se se quiserem: https://spectrum.chat/politicaparatodos

Alguém tem feedback sobre esta plataforma?

NC

Nuno Carneiro Wed 30 Oct 2019

@ananeves e @domingosferreira vi que se inscreveram no Spectrum. O que vos pareceu? Acham que podia ser útil para nós?

DF

Domingos Ferreira Wed 30 Oct 2019

Antes demais desculpem não me t r juntado ontem. Estava a contar poder mas não deu.

Eu não conheço o Spectrum, e para já não tem atividade suficiente para perceber que vantagens pode trazer. Sinto que, para mim e à partida, tem um defeito semelhante ao loomio, que é a falta de app nativa.(seja mobile seja desktop. ) . Subjectivo claro.

Como não me juntei à reunião de ontem, não sei ao certo o que foi debatido. Mas correndo o risco e falar de algo que já foi debatido, aqui vai:

Sinceramente já tinha pensado sobre alternativas de comunicação sobretudo para a parte de desenvolvimento. Acho aliás que podíamos ponderar assumir dois canais distintos para a discussão geral (onde também se pode discutir o que se pretende da plataforma em si, sem entrar em detalhes técnicos e onde se espera a participação de alguém que faça a ponte entre o "negócio" e a parte técnica) e a discussão de desenvolvimento(mais focada no work in progress e detalhes técnicos). Na verdade isto já acontece um pouco quando recorremos ao grupo de WhatsApp. Mas acho que podíamos usar algo tipo slack, mantendo o público e de acesso livre tal como já refereriram. Podemos ter uma conversa geral a correr e criar discussões por tópico etc.

FF

Francisco Frutuoso Thu 31 Oct 2019

@domingosferreira , o problema aqui seria estar a dividir a informação.
Estar a ter dois canais é meio caminho para umas pessoas saberem de algo e outras não. Mas percebo a necessidade de uma plataforma de comunicação em tempo real, com app mobile. Acho que é o principal problema do Loomio.
No entanto, não existe nenhuma plataforma de "chat" que permita ter acesso às conversas publicamente, sem criar conta.
Acho que o que se perde em transparência ganha-se em interação e em produtividade.

Se eventualmente for melhor uma app do género slack, preferia Discord, que é praticamente o mesmo, mas sem o limite de 10mil mensagens.
O discord também permite que quem se junta ao servidor não possa fazer nada sem ser ver mensagens. Ou seja, toda a gente se pode juntar, mas só um admin é que pode dar permissão para escrever. No entanto, precisa sempre de conta.

NC

Nuno Carneiro Sat 2 Nov 2019

Pois, parece-me que há claramente aqui necessidade de dois tipos diferentes de comunicação:

  1. Comunicação mais tipo forum: discussão sobre o que desenvolver, discutir novas iniciativas
    • Pode ser assíncrono e não precisa de uma app de mobile
  2. Comunicação de chat: desenvolvimento de software, coordenação de comunicação nas redes sociais, etc.
    • Precisa de ser rápida a carregar, ter uma app mobile

Parece-me que o problema é que o Loomio não nos dá o número 2 mas que também não encontramos ferramentas que nos dêem o número 2 de uma forma aberta (em que qualquer pessoa possa ver as discussões sem estar registado).

Será que temos de fazer aqui um trade-off e fazer o número 2 numa plataforma mais fechada como o Slack ou Discord? Ou usamos o Spectrum que é aberto mas menos user friendly e sem app mobile? Se formos para Slack e Discord para as conversas de chat, será que vamos conseguir ter a disciplina de separar entre aquilo que vem para o Loomio ou fica lá?

Alternativamente, alguém podia desenvolver uma sala de chat aqui para o Loomio e uma app mobile e ficava já resolvido :P

PF

Paulo Fonseca Sat 2 Nov 2019

Eu acho que o Slack, sem o pagar, não pode ser opção por causa do limite de 10k mensagens. Ou seja, o Slack, iria começar a ocultar conteúdo depois disso e isso é bem grave neste nosso caso.

Se o Discord faz o mesmo que o Slack e não tem limite de mensagens para contas grátis, acho que é a melhor opcção tendo em conta que estamos ok com o compromisso de separar o que está no Loomio e o que está no Discord.

Acho que para isso, só as equipas de "produção" digamos assim, que precisem que um chat mais em real-time, como os devs, designers, social media e etc, é que deveriam usar o Discord com salas específicas para isso e sempre publico claro.

Assim, acho que o Spectrum não é boa opção, porque é muito semelhante ao Loomio e não tem a componente de real-time (e mobile) que precisamos.

PF

Paulo Fonseca Sat 2 Nov 2019

já agora, no próximo dia 8 e 9 de novembro, os criadores do Loomio vão dar um workshop aqui em Lisboa, que foi organizado pelo nosso @Pedro Reis que foi quem deu a sugestão original de usarmos o loomio para tudo isto. eu já me inscrevi e vou lá estar para partilhar com eles feedback sobre este nosso uso do loomio e para tentar perceber qual o futuro do loomio também e como se pode ajustar ao que queremos fazer. se quiserem vir, o workshop custa 100, 150 ou 200€ (dependendo da disponibilidade de cada um, que pode escolher quanto quer pagar) e podem ver aqui toda a informação: https://www.thehum.org/patterns-training-lisbon

FF

Francisco Frutuoso Tue 5 Nov 2019

Tomei a liberdade de criar uma comunidade no Discord.
Se quiserem experimentar: https://discord.gg/GyGZ3SZ

LS

Luís Silva Fri 8 Nov 2019

O Discord parece interessante para o nosso propósito e por isso criei conta agora nele.

Penso que a questão de se ter de criar conta não é super limitativo, visto qq um poder criar um email fake e criar conta no Discord por forma a manter anonimato e conseguir ver todo o conteúdo. Sei que não é a mesma coisa, mas a questão do anonimato mantem-se.

BF

Bruno Filipe Wed 6 Nov 2019

Boas.
Tendo em conta o ponto número 1 que o @nunocarneiro referiu, deixo aqui uma humilde sugestão;
https://www.forumotion.com/forum-features
Tal escolha poderá ser considerada um tanto ou quanto simplista, mas presumo que tem o essencial para a comunicação desta comunidade PPT.

NC

Nuno Carneiro Wed 6 Nov 2019

Obrigado Bruno! Devíamos ver também essa opção

LS

Luís Silva Fri 8 Nov 2019

Portanto devíamos começar a passar a nossa interação para o Discord ou decidimos isso dia 23?

NC

Nuno Carneiro Mon 11 Nov 2019

Para já ainda é tudo em fase de experiência :) A plataforma de comunicação oficial continua a ser o Loomio.

RH

Renata Henriques Sun 1 Dec 2019