Loomio
Thu 5 Sep 2019 7:29AM

Comunicação dentro da equipa - continuar no Loomio?

NC Nuno Carneiro Public Seen by 73

Na última reunião discutiu-se a necessidade de a equipa de development do site ter um canal de comunicação mais imediato para trabalharem juntos. Falou-se em WhatsApp, Slack, discord, etc.

Houve quem concordasse e quem achasse que fosse negativo dispersar a comunicação por mais grupos.

Sugiro que para agilizar a equipa de comece com um grupo interno de WhatsApp e queria começar aqui a discussão com todos para vermos qual a melhor forma de continuar em relação a esse tema.

PF

Paulo Fonseca Thu 5 Sep 2019 7:47AM

acho que esta comunicação deveria ficar on the record também, tal como estas comunicações aqui no Loomio, por uma questão de transparência total sobre quem e como está a fazer isto. o WhatsApp não é acessível a quem queira ver as conversas anonimamente, o Slack também não, o discord não sei como funciona na verdade.

JR

João Romão Thu 5 Sep 2019 9:53AM

PF

Paulo Fonseca Thu 5 Sep 2019 10:19AM

excelente @joaoromao É mesmo isso!

NC

Nuno Carneiro Fri 6 Sep 2019 10:18PM

Hoje criei um grupo no whatsapp para que a equipa de development fosse falando. Como não sabia se eles têm a app do Gitter nos telemóveis, decidi avançar com isto temporariamente. As soon as possible move-se para outra plataforma, mas neste momento achei mais importante que eles tivessem os números uns dos outros para por em marcha o desenvolvimento.

JS

Jorge Saco Tue 10 Sep 2019 11:03PM

Adiciono lenha então à fogueira https://spectrum.chat

JAG

João André Gonçalves Tue 10 Sep 2019 11:46PM

Mais uma ideia: Criar um canal de Slack público. Mas usaremos aquilo que acharem melhor :thumbsup:

NC

Nuno Carneiro Tue 29 Oct 2019 10:15PM

Hoje na chamada voltamos a falar sobre qual a melhor plataforma para nossa comunicação. Criamos uma conta no Spectrum para experimentar, juntem-se se quiserem: https://spectrum.chat/politicaparatodos

Alguém tem feedback sobre esta plataforma?

NC

Nuno Carneiro Wed 30 Oct 2019 1:54PM

@ananeves e @domingosferreira vi que se inscreveram no Spectrum. O que vos pareceu? Acham que podia ser útil para nós?

DF

Domingos Ferreira Wed 30 Oct 2019 2:08PM

Antes demais desculpem não me t r juntado ontem. Estava a contar poder mas não deu.

Eu não conheço o Spectrum, e para já não tem atividade suficiente para perceber que vantagens pode trazer. Sinto que, para mim e à partida, tem um defeito semelhante ao loomio, que é a falta de app nativa.(seja mobile seja desktop. ) . Subjectivo claro.

Como não me juntei à reunião de ontem, não sei ao certo o que foi debatido. Mas correndo o risco e falar de algo que já foi debatido, aqui vai:

Sinceramente já tinha pensado sobre alternativas de comunicação sobretudo para a parte de desenvolvimento. Acho aliás que podíamos ponderar assumir dois canais distintos para a discussão geral (onde também se pode discutir o que se pretende da plataforma em si, sem entrar em detalhes técnicos e onde se espera a participação de alguém que faça a ponte entre o "negócio" e a parte técnica) e a discussão de desenvolvimento(mais focada no work in progress e detalhes técnicos). Na verdade isto já acontece um pouco quando recorremos ao grupo de WhatsApp. Mas acho que podíamos usar algo tipo slack, mantendo o público e de acesso livre tal como já refereriram. Podemos ter uma conversa geral a correr e criar discussões por tópico etc.

FF

Francisco Frutuoso Thu 31 Oct 2019 2:51PM

@domingosferreira , o problema aqui seria estar a dividir a informação.
Estar a ter dois canais é meio caminho para umas pessoas saberem de algo e outras não. Mas percebo a necessidade de uma plataforma de comunicação em tempo real, com app mobile. Acho que é o principal problema do Loomio.
No entanto, não existe nenhuma plataforma de "chat" que permita ter acesso às conversas publicamente, sem criar conta.
Acho que o que se perde em transparência ganha-se em interação e em produtividade.

Se eventualmente for melhor uma app do género slack, preferia Discord, que é praticamente o mesmo, mas sem o limite de 10mil mensagens.
O discord também permite que quem se junta ao servidor não possa fazer nada sem ser ver mensagens. Ou seja, toda a gente se pode juntar, mas só um admin é que pode dar permissão para escrever. No entanto, precisa sempre de conta.

Load More