Loomio
Fri 8 Jul 2016 8:43PM

Jornadas de Junho /2013

LFC Leandro Freitas Couto Public Seen by 304

Que tal começarmos a reunir material e reflexões sobre junho de 2013?

LFC

Leandro Freitas Couto Fri 8 Jul 2016 8:45PM

Em entrevista de 06.07, o professor Ricardo Antunes, Sociologia-unicamp, fez a seguinte reflexão que se relaciona com junho de 2013:

E qual seria o papel das esquerdas?

Nós teríamos que ter um processo que resultasse de lutas sociais muito ampliadas, como se as esquerdas e os movimentos sociais compreendessem e se tornassem as herdeiras da rebelião de junho de 2013. Tragicamente, o que se passou é que as direitas politizaram e trouxeram as rebeliões para seu lado. Quem trouxe massa para a rua em 2014 e 2015 foram as direitas. Ela pegou aquilo que já existia em 2013 embrionariamente, a indignação com a corrupção, porque havia Copa do mundo e corrupção muito imbricadas com as transnacionais, politizou aquilo e abandonou o resto: transporte coletivo decente, escola pública, saúde pública.

As classes médias altas perderam uma parcela do privilégio que tinham. O pequeno ganho salarial, a inclusão no mercado interno, tudo limitadíssimo, fez com que a população pobre passasse a entrar um pouco mais nos aeroportos, no shopping, na universidade, e a classe média conservadora ficou enfurecida em ter que dividir seu espaço com os pobres, com os negros.

Mas a ascensão dos pobres, dos negros, não foram dádivas do governo, foram lutas sociais profundas que vêm sendo feitas pelo movimento feminista, movimento negro, LGBT, indígenas. São muitas lutas. Claro que o PT, que no seu passado remoto se originou das lutas sociais, em alguma medida foi caixa de ressonância desses setores. Mas 90% do que o PT fez foi representação dos grandes interesses dominantes. No entanto, esses 10% foram suficientes para deixar a classe média enfurecida. E a direita politizou aquelas lutas na direção da corrupção e do ódio ao governo Dilma, a Lula, ao PT e as esquerdas em geral. Por isso a classe média foi também golpista. Ela foi perfeitamente manipulada.

CB

Caio Barros Fri 8 Jul 2016 8:47PM

Leituras que considero imprescindíveis: "Choque de democracia: Razões da Revolta" de Marcos Nobre (só tenho em e-book). O último capítulo do livro "A Tolice da Inteligência Brasileira" de Jessé Souza (posso emprestar para alguém xerocar e distribuir). E várias palestras do professor Paulo Arantes sobre junho no youtube. O canal da editora Bointempo no youtube é ótimo tbm.

LFC

Leandro Freitas Couto Thu 14 Jul 2016 12:33AM

Entrevista com Leonardo Avritzer, em que analisa o quadro atual em relação a junho de 2013: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/07/08/politica/1468009122_306941.html