Loomio
Tue 12 Aug 2014 8:48PM

Bem-vindos ao grupo de governança do pod diasporabrazil.org

DB Diaspora Brazil Public Seen by 22

Este grupo foi criado para proporcionar aos usuários do pod/servidor diasporabrazil.org um espaço para discussões construtivas, compartilhamento de idéias, e tomadas de decisão.

Em minha opinião, a participação dos membros associados ao pod é essencial para que haja uma perfeita harmonia entre suas expectativas e o serviço que está sendo proporcionado através do pod.

Diaspora* foi concebida para ser uma rede social focada na privacidade, descentralização e liberdade, onde cada usuário pode ajudar diretamente na sua construção, desenvolvimento e manutenção.

Aqui há uma democracia real, onde as decisões relativas ao pod serão analisadas, pautadas, votadas, e decididas pela maioria dos votos dos membros ativos no grupo.

Sejam todos bem-vindos!

DB

Diaspora Brazil Fri 15 Aug 2014 11:28PM

Discussões e votações no Loomio

Da mesma forma que foi decidido pela Comunidade Diaspora, escolhemos o Loomio como a plataforma central de governança comunitária do pod diasporabrazil.org através da criação do grupo

diasporabrazil.org
https://www.loomio.org/g/y5LuIjTi/diasporabrazil-org

O grupo é usado para discussões de governança, processos, e tópicos técnicos, e também funciona como ferramenta de votação, quando decisões tem que ser tomadas.

Participação

Para requerer a participação no grupo principal diasporabrazil.org acesse
https://www.loomio.org/g/y5LuIjTi/membership_requests/new?locale=pt-BR

Note que é necessário solicitar sua participação para cada sub-grupo do qual você quer fazer parte. Uma requisição ao grupo principal diasporabrazil.org não servirá como requisição para participar de um dos sub-grupos.

Discussões

Informamos que este grupo tem como objetivos principais a definição de diretrizes e o acompanhamento pela comunidade do funcionamento do pod diasporabrazil.org, e também como um espaço para apresentação de idéias, colaborações, e contribuições diversas por parte dos integrantes do grupo.

Observe que as questões ligadas diretamente ao Projeto Diaspora*, como o desenvolvimento do software(código base), solicitação de novos recursos(features), discussão sobre a federação, estrutura da organização que gerencia o projeto, e outras questões relacionadas ao Projeto Diaspora* não serão tratadas aqui, mas sim na própria comunidade oficial Diaspora:

Diaspora Community
https://www.loomio.org/g/EseV9p4X/diaspora-community

Antes de iniciar uma discussão no grupo, por favor verifique se o mesmo tópico já foi criado. Você pode utilizar a ferramenta de busca na barra do cabeçalho da página, mas note que a busca retornará apenas os sub-grupos do qual você faz parte. Então vale a pena fazer uma busca mais aprofundada aos tópicos que já foram criados no grupo.

Proposições/propostas

  • Antes de criar uma proposição/proposta é uma boa idéia iniciar um discussão no grupo para discuti-la em detalhes;
  • deixe bastante claro o que você está propondo. As pessoas não podem votar em propostas vagas;
  • se a proposta inclui termos técnicos ou um texto longo, utilize um aplicativo ou serviço como por exemplo pastie.org ou pastebin.com e cole o link no texto da proposta;
  • não crie propostas sobre coisas/idéias que não podem ser feitas/realizadas. Analise o que você quer propor, e caso seja uma solicitação, apresente uma possível solução ao que está sendo solicitado. Lembre-se que o trabalho aqui é comunitário;
  • antes de submeter uma proposta, tenha certeza que revisou todo o texto;
  • quando criar uma proposta, tenha certeza que esta foi criada no sub-grupo correto. A proposta pode ser movida pelo administrador do grupo para o sub-grupo correto, caso seja necessário;
  • tenha certeza que você permitiu um período de tempo suficiente para a votação. Uma semana é um bom período de tempo para propostas normais. Tempos maiores podem ser usados para a votação de questões maiores ou de decisões mais críticas.

Votação

  • Todos os integrantes do sub-grupo em que foi criada a proposta tem direito a 1 voto.
    Existem quatro opções de voto:

Eu concordo (De acordo)
Eu me abstenho (Abstém)
Eu discordo (Em Desacordo)
Eu veto (Bloqueia)

  • uma proposta é aprovada se existirem mais votos 'De Acordo' ou 'Sim' do que a soma dos votos 'Em Desacordo' ou 'Não' com os votos do tipo 'Bloqueio';
  • os votos do tipo 'Abstém' não contam para nenhum lado;
  • os votos do tipo 'Bloqueio' não previnem que a proposta seja aprovada, é apenas um forte indício que pode ser necessário mais discussão antes de iniciar a votação;
  • se sua proposta está recebendo muitos votos do tipo 'Bloqueio', talvez seria melhor discutir quais são as preocupações das pessoas sobre a proposta formulada, e considerar uma emenda à proposta depois que as dúvidas/preocupações forem esclarecidas;
  • note que a aprovação de uma proposta não necessariamente significa um compromisso que ela irá acontecer. Como o trabalho é todo feito pela comunidade de usuários, dependemos do empenho de cada voluntário e dos recursos disponíveis para a realização do que foi decidido em votação. No entanto já é uma decisão tomada pelo grupo.
DB

Diaspora Brazil Fri 15 Aug 2014 11:29PM

Links úteis para os membros da comunidade Diaspora:

Encontre e reporte problemas:
http://github.com/diaspora/diaspora/issues
ou
faça uma publicação do tipo pública e digite a tag #bug (se o texto estiver em inglês, mais pessoas poderão ler)

Diaspora Foundation:
https://diasporafoundation.org/

Wiki:
https://wiki.diasporafoundation.org/Main_Page/pt-BR

Tutoriais:
https://diasporafoundation.org/tutorials

Envolva-se:
https://diasporafoundation.org/get_involved

Código base:
http://github.com/diaspora/diaspora/

Canal no IRC - Diaspora (geral):
http://webchat.freenode.net/?channels=diaspora

Canal no IRC - Diaspora (desenvolvimento):
http://webchat.freenode.net/?channels=diaspora-dev

Grupo de governança Diaspora (global):
http://loom.io/groups/194

Blog:
https://blog.diasporafoundation.org/

Pod Uptime:
http://podupti.me

Pods Ativos:
https://diapod.net/active

Diaspora Statistics Hub:
http://pods.jasonrobinson.me

PODMAP:
https://social.mbuto.me/podmap.html

ReShare Graph:
http://rsv.diapod.net/