Loomio
Fri 15 Sep 2017 6:48PM

Organização CSA Pinheiros

FSC Fernanda Sobral Capasso Public Seen by 423

Boa tarde a todos,
Venho compartilhar com vcs como estamos nos organizando em Pinheiros com os alimentos. Quando teve a mudança no formato das cotas, em que os ítens passaram a ser mais variados e não determinados, começamos a ter algumas dificuldades como a sobra de alimentos alimentos no final e sobra de ítens pouco populares, principalmente folhas.
Estamos nos organizando da seguinte forma:
Aqui na CSA Pinheiros quando recebemos a foto com a entrega dia, calculamos quantas porções temos no total, mensurando inclusive as porções daqueles alimentos que não são unitários, como cenoura, batata, etc. Após esta mensuração dividimos o número de porções pelo número de membros e temos como resultado o número de ítens que cada um pode pegar. Para que os membros que forem retirar sua cota mais tarde não fiquem com muitas folhas ou só com alimentos "pouco populares", calculamos também quantas porções temos destes ítens específicos e quantos cada um deve pegar..
Exemplo: são 5 ítens pra cada e dentro destes 5, tem que pegar 2 "impopulares".
Após esta primeira organização, as pessoas vão colocando no grupo suas intenções de alimentos, cuidando para incluir os impopulares e tendo o bom senso de pensar também na cota dos outros para que não fique repetida, às vezes abrir mão de um item para que o outro possa pegar, se tem algum item que o grupo gosta muito e dê pra dividir..
Enquanto as pessoas vão colocando suas intenções no grupo, uma pessoa vai compilando estas informações em uma planilha de Excel e mandando fotos no grupo pra ver o que Ainda tem, o que acabou.. e aí vamos juntos ajustando de forma que todos fiquem satisfeitos..

FSC

Fernanda Sobral Capasso Fri 15 Sep 2017 11:05PM

Gente parece complicado.. e no começo é meio difícil mesmo.. estávamos até com saudades da praticidade da cota de 4 ítens! Mas agora está tudo indo bem... 😊

SO

Samantha Orui Sat 16 Sep 2017 1:09PM

@yuribranco @andersonorui @nataliacheung @adrianalancasdeoli @davisommerfeld @fabiolladuarte

Nesse texto, a Fernanda Sobral conta como os membros da CSA Pinheiros estão vivenciando a dinâmica onde igual não é idêntico.

Lembrando: em 2017, demos início a um exercício específico, no qual ao invés de todos receberem os mesmos itens, recebemos itens diversos e em quantidades diferentes para compartilharmos.

Objetivo: tomar consciência de que a biodiversidade se manifesta na agricultura como 'policultura', o que significa aue num mesmo m2 crescem diversas plantas ao mesmo tempo.

Fotos: Sitio Amaranto (São Roque, interior de SP) e Horta da Sabesp (São Mateus, zona leste de São Paulo)