Loomio

Escolha da Cidade Sede da ANAPIRATA 2016

DU
[deactivated account] Public Seen by 408

Esse ano irá ocorrer a ANAPIRATA 2016, a Assembléia Nacional do Partido Pirata. Com esse intuito, foi criado um edital, que se encontra em anexo, com o objetivo de selecionar qual será a cidade que irá receber o evento. O edital lista todos os requisitos esperados para a elaboração da proposta.

O prazo de inscrições é de 22 de janeiro até 2 de março de 2016.

A proposta deve ser enviada para o email da Secretaria Geral Provisória secretariageral@partidopirata.org e também deverá ser aberto tópico próprio com a proposta no Loomio no grupo oficial do Partido.

Qualquer cidade em que haja pelo menos um/uma Pirata associada/o poderá submeter proposta para sediar o evento;

Baixe o edital aqui

Notícia publicada no site do Partido Pirata

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Tue 7 Jul 2015

Concordo!

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Tue 7 Jul 2015

@kannon também á válido que as inscrições de representação oficial do partido na tesouraria e na secretaria também sejam feitas publicamente. Que seja definido isso bem antes da ANAPIRATA, que nela seja de fato uma confraternização. :)

SW

Silva Wagner Tue 7 Jul 2015

Acre ou DF

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Tue 7 Jul 2015

Se DF não se candidatar, Recife novamente, ou outra cidade do nordeste.

D

DanPrazeres Tue 7 Jul 2015

O DF até andou pensando (o fato de não termos eleição aqui ajuda a dar uma certa neutralidade no debate de posicionamento em relação às eleições, podendo garantir foco dependendo do contexto político). Estamos no reestruturando, o nosso planejamento vai até novembro mais ou menos, se tudo der certo ai talvez tenhamos condições de colocar a candidatura. Mas por enquanto não é oficial.

DU

[deactivated account] Tue 7 Jul 2015

Acho uma boa DF

SW

Silva Wagner Tue 7 Jul 2015

Em DF já lança até a tal campanha de arrecadação e ter tudo certo no CNPJ e financiamento coletivo, matar dois coelhos com uma cajadada só.

LS

Leonardo Sampaio Tue 7 Jul 2015

Vamos mudar essa expressão... prefiro "acariciar dois coelhos com uma mão só"
Fiquei feliz com a indicação de SP!!

JRR

Juliano Rombaldi Rodrigues Wed 8 Jul 2015

Antes de dicidir a cidade. devemos minimamente ter um cronograma. Até para fins de planejamento, lojística, etc.. Pauta. Tempo. Enfim.

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

Ainda falta muito tempo pra isso pessoal. Vamos ver como andar a coleta de assinaturas? Como conseguir grana pra o partido?

MT

M Toledo Wed 8 Jul 2015

podia rolar tipo outros eventos que cada edição é obrigatoriamente em uma região, seguindo uma escala tipo: sul, norte, sudeste, nordeste, centro-oeste

G

galdino Wed 8 Jul 2015

eu acho mais interessante dar sempre preferência a lugares que não têm preferência em geral - acho que nossos eventos nacionais deveriam ocorrer preferencialmente em norte/nordeste. por outro lado, também gosto da ideia de rodar o país, e por isso sp ou df seriam opções interessantes na falta de outras propostas. eu sei que o coletivo paulista tem condições de fazer um evento desses no momento, resta ver (e esperar) como ficaria se fosse no df.

G

galdino Wed 8 Jul 2015

poderíamos elaborar num pad: problemas ocorridos na I anapirata (em termos de infraestrutura, logística etc.) para que as candidaturas fossem feitas já tendo isso em mente para aprimoramento + uma espécie de pré-organização do evento que nos permitisse avaliar questões de tempo e espaço para não repetir erros e otimizar ambas coisas + listar pessoas/coletivos que, não importando onde seja o evento, estariam disponíveis para colaborar à distância (ou até mesmo presencialmente caso possível) na construção do evento + sei lá, ajudem aí

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

Minha preferência seria DF, Bélem do Pará, Porto Alegre, e se nenhuma dessas alguma cidade do nordeste, colocando Recife novamente como opção.

G

galdino Wed 8 Jul 2015

por outro lado, se for entendimento dos coletivos do sudeste que um voto na candidatura de sp independente de outras circunstâncias é consequência de tudo que discutimos e votamos lá, meu voto obviamente vai em direção disso. lembrando também que os coletivos do sudeste levarão diversas propostas para a II anapirata, inclusive de reforma estatutária e de programa (digo isso pra termos em mente desde já que voltaremos a fazer grupos de trabalho para discutir estatuto e programa e a coisa dessa vez precisa ser feita de forma mais eficiente).

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

por outro lado se for entendimento dos coletivos do nordeste apoiarem junto com os coletivos do sul independente de outras circunstâncias é consequência de toda construção conjunta, atuarei pra construir e manter essa unidade, de preferência em torno da candidatura do DF, Porto Alegre ou Recife.

G

galdino Wed 8 Jul 2015

unidade é unidade de todos coletivos ou não é unidade. e a unidade mais fundamental é a da construção do evento independente de onde vai ser porque a responsabilidade é nacional. registramos e apoiamos no encontro sudeste a candidatura de sp mas foi mais no sentido (e daí as outras pessoas podem me corrigir) de colaborar na construção da proposta. acho mais interessante um consenso em torno de uma única candidatura do que a disputa entre coletivos derivada da disputa entre candidaturas (até porque a gente sabe que isso vai acontecer)

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

Concordo @victorgaldino mas nossa proposta que sairá do encontro do nordeste vai ser uma grande surpresa a todos, não terá o porque ter mais qualquer disputa.

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

Minha resposta @victorgaldino mais ao seu entendimento pessoal de seguir conforme o que se decidiu no encontro do sudeste. No caso de disputa seguiria com quem mantemos mais próximo a nossa relação no partido. Provavelmente não terá disputa alguma, nem sobre o local da sede e nem das disputas de cargos. P-)

G

galdino Wed 8 Jul 2015

fala logo aí essa porra, que mané surpresa :p

G

galdino Wed 8 Jul 2015

"No caso de disputa seguiria com quem mantemos mais próximo a nossa relação no partido" bom, mas isso é algo em certo sentido inevitável para um momento tão próximo (basta olhar pro histórico do partido pra saber que, em última instância, essas afinidades serão seguidas). de minha parte, vou propor novamente que ninguém do rio dispute cargos nacionais, só que, dessa vez, com a condição de que isso seja permitido caso os cargos sejam compartilhados como é agora na coordenação sudeste (e como sempre foi no diretório do rio). essa sempre foi nossa forma de não fomentar disputa de cargo para promoção própria e obtenção de poder. mas tenho fé de que o modelo implementado na coordenação sudeste vai contaminar o resto dos cargos eventualmente hehe

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

@victorgaldino temos uma proposta um pouco mais ousada em termos de descentralização que está sendo juridicalmente formatada.

SW

Silva Wagner Wed 8 Jul 2015

Só existe partido pirata no Leste do Brasil né...

SW

Silva Wagner Wed 8 Jul 2015

Ja coloquei algumas vezes que se a gente divulgar o mapa dos piratas e criar um formulario de cadastro aberto incentivaria a participação e daria pra ter uma visão dos possiveis focos de atuação alem dos já fomentados

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

@victorgaldino será em termos muito libertário. P-)

G

galdino Wed 8 Jul 2015

@wagnerpyter passa o link do que cê achar melhor (lembro que mais de um mapa foi feito/discutido aqui) que vou ver como fazer isso da melhor forma

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

@victorgaldino disse isso pra que ficasse claro: para que a candidatura de São Paulo avance pra uma unidade se visualizando o cenário atual e a forma de escolha, terá que partir deles muita diplomacia. P-) No sudeste o Rio de Janeiro teria muito mais possibilidade diplomática.

SW

Silva Wagner Wed 8 Jul 2015

O problema é ver a cidade como organizadora, e não o coletivo sudeste ou o coletivo nacional.

SW

Silva Wagner Wed 8 Jul 2015

Se continuar com esse papo old school 2014 é melhor fazer duas ou tres AnaPirata

RF

Ricardo Fukui Wed 8 Jul 2015

entendemos que temos uma boa chance de fazer um bom encontro, por isso levantamos a possibilidade de fazer em SP.

Vamos conversar semana que vem em SP, entre outras coisas podemos discutir exatamente sobre apoiar outro estado/DF do pais, nao temos problema nenhum com isso.

DU

[deactivated account] Wed 8 Jul 2015

Temos a compreensão de que podemos avançar e organizar um bom encontro. Mas se a escolha for por outra sede, sem problemas. Não vamos entrar em disputas por conta de birra de ninguém.

FD

Fernando Delabio Wed 8 Jul 2015

Vamos fazer em Maringá! =D Brincadeira, acho que é válido conversar com os principais coletivos (com maior número de pessoas, pq organizar um evento nacional dá trabalho) e ver quem tem condições de organizar a ANAPIRATA, particularmente, acho que não é interessante acontecer no sul p/ que haja uma rotação estadual e regional na sede da assembleia.

DU

[deactivated account] Wed 8 Jul 2015

A idéia é decidir logo. Solicitar que a coordenação nacional lance um edital em breve, o mais rápido que for possível, para que o coletivo escolhido consiga ter tempo suficiente para organizar o evento com tranquilidade, inclusive arrecadar dinheiro para o encontro através de doações. Acho que este tópico não serve para isso, a não ser que se estabeleça um consenso em torno de idéias e propostas. A meu ver um edital oficial é o caminho. Ou uma consulta formal aos coletivos se desejam organizar o evento.

FD

Fernando Delabio Wed 8 Jul 2015

[OFF]Não sei se rola e nem como organizaria, mas, sempre que possível, sujeitar o local de realização da ANAPIRATA à uma rotação estadual e regional, de forma a eliminar possíveis favorecimentos de determinadas localizações, sejam eles propositais ou não. Em caso de impossibilidade de rotação estadual e regional, ao menos a rotação regional eu acho importante.

MT

M Toledo Wed 8 Jul 2015

também acho importante lançar logo edital pra candidaturas, com a decisão não só o coletivo que vai hospedar pode se preparar como nós que somos de outros lugares podemos nos organizar para comprar passagens mais baratas e etc

FD

Fernando Delabio Wed 8 Jul 2015

@amaurialveswensko como o tópico é "Escolha da Cidade Sede da ANAPIRATA 2016" e começa "Devemos começar a discutir este assunto.", então entendo que o tópico seja p/ que o edital seja aberto o mais rápido possível, mas sem fazer as coisas atropeladas, acredito que tentar costurar politicamente uma ANAPIRATA na busca de um consenso, é mais interessante p/ o partido do que corrermos para a burocracia antes de ao menos ter sido feito algum esforço para que cheguemos a um consenso e a burocracia sirva apenas para referendar o consenso.

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

@fernandodelabio a nossa prosposta será fazer em "Maringá". Ainda tem muito tempo, faltam ainda os encontros regionais do nordeste, norte, sul, centro-oeste. Só depois de como sair as coisas lá devemos começar a ver isso do encontro nacional. Tem outras pautas mais importantes do que essas no momento, como o andamento da coletas de assinaturas, a questão dos delegados, e sim, a ajuda ao IUF. Encontro do nordeste deve acontecer entre os meses de setembro e outubro, provavelmente.

FD

Fernando Delabio Wed 8 Jul 2015

@marcosaureliosilva estava brincando quanto à fazer em Maringá, até pq seria contraditório com o que eu disse depois sobre a rotação de estado e/ou região da sede, e como ainda tem os encontros regionais p/ acontecer, acho que é mais interessante tentar costurar algum consenso p/ ANAPIRATA antes de partir p/ burocracia.

DU

[deactivated account] Wed 8 Jul 2015

Acho que devemos solicitar da coordenação nacional a elaboração de um edital para lançar em agosto, dando tempo de 2 meses para receber candidaturas. Tendo sido credenciadas cidades dispostas a sediar a ANAPIRATA, abre-se o prazo para propostas das cidades inscritas, com um prazo de mais dois meses de avaliação das propostas. Em dezembro abre-se votação e a cidade escolhida terá de janeiro até a data do evento para organizar tudo. Se deixarmos para o início do próximo ano esse processo, o tempo será curto.

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

Discordo dessa definição imediata, ainda tem os demais encontro regionais que podem sair formas de fazer essa ANAPIRATA e escolha das sedes muito mais coesas e libertárias ao partido. @fernandodelabio a idéia que está sendo consultada em termos legais poderia sim ocorrer em Maringá. P-)

FD

Fernando Delabio Wed 8 Jul 2015

@marcosaureliosilva burocraticamente poderia, mas não seria bacana outra ANAPIRATA no PR em tão pouco tempo e nem temos - ainda - galera aqui p/ organizar. =] Mas acredito que temos que costurar essa ANAPIRATA, sair votando tudo é tão ~democracia representativa~. xD

SW

Silva Wagner Wed 8 Jul 2015

Pelo que marquinhos esta dizendo sutilmente parece que estao pensando em participaçao online e nao importaria onde fosse a cidade

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

Não @wagnerpyter é muito além disso.

DU

[deactivated account] Wed 8 Jul 2015

As regionais já deveriam ter sido organizadas e realizadas. A ANAPIRATA precisa de tempo para organizar. E Maringá é uma piada de mal gosto. Acho que esse tipo de proposta só mostra que o maquiavelismo está acima do bom senso para algumas pessoas. Isso é realmente lamentável vindo de quem vem. Espero que reflita melhor marcos sobre essa idéia absurda. Fica extremamente feio, beirando a indecoroso fazer esse tipo de proposta. Pode ser na conchinchina até, mas no Paraná é algo que realmente tem que coragem e cara de pau para propor.

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

Mas acho que temos que esperar a realização da maioria dos encontros regionais.

FD

Fernando Delabio Wed 8 Jul 2015

Oloko... pq esse preconceito com Maringá? :'(
Maringá é uma cidade importante, subsede do coronelismo político paranaense, cidade da vice-governadora do estado! xD

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

rsrsrsrs @amaurialveswensko relaxa, os demais encontros regionais ainda irão ocorrer, e sobre fazer em Maringá não é piada não. Parece que @wagnerpyter está na idéia mais sutilmente próximo do que foi colocado.

DU

[deactivated account] Wed 8 Jul 2015

Nada contra a cidade de Maringá e seus habitantes. Deve ser uma cidade incrível. Mas a ANAPIRATA foi realizada no Paraná ano passado, lembram?

SW

Silva Wagner Wed 8 Jul 2015

Digamos que eu seja hacker...

DU

[deactivated account] Wed 8 Jul 2015

Se não é piada, vou começar a achar que o Peer tem razão. Caso existam outros Piratas defendendo essa proposta, é o caso de achar que o Partido Pirata tem mesmo coronéis. Inclusive sobre esse mistério, do jeito que fala, só dá a impressão que esse tipo de decisão é tomada nos bastidores. É para levar a sério esse tipo de atitude?

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

Não @amaurialveswensko não está sendo realizada nos bastidores está sim sendo analisada por especialistas pra ser apresentada. E não vamos falar de Peer aqui, a conversa sobre ele é em outro post, esperando as respostas dele a mim e Pasini.

SW

Silva Wagner Wed 8 Jul 2015

Tb nao vejo problemas em a pessoa "imaginar" formatos, mas ficar colocando obscuras ideias.. A gente ta numa vibe transparente

DU

[deactivated account] Wed 8 Jul 2015

Beleza, não preciso falar mais nada sobre isso. você mesmo está dizendo as coisas de maneira a ensejar confusão. Quando se espera que o diálogo entre os Piratas seja o menos ríspido e o mais conciliatório, nos deparamos com atitudes de provocação sem necessidade. Eu ADORARIA que a ANAPIRATA fose uma Assembléia descentralizada e que ocorresse em todas os locais onde existem piratas ao mesmo tempo, mas qualquer tentativa de criar esse mecanismo tem sido juridicamente inviabilizada. inclusive muitas pessoas já estão com esse sentimento, de que a participação física nas decisões é limitadora aos que possuem tempo e dinheiro para participar.. E for para propor algo nesse sentido, de participação virtual, tem todo o meu apoio e militância, mas se for para levar as pessoas até Maringá, não levarei a sério a proposta.

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

@amaurialveswensko ok, as provocações foram com ofensas? Não foram, são usadas ás vezes pra buscar entendimento, me desculpe pelo modo "tancredista" de ser, como dito no inicio é pra buscar às vezes na dureza saídas sim pra entendimento. Sim, como disse pode ser São Paulo inclusive a cidade escolhida com unidade total do partido, mas isso será com diplomacia ok? Mas mesmo assim, você pegou o espírito do que está se buscando consultando sim gente especialista.

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

@amaurialveswensko também olhando bem sua proposta de se buscar definir em alguma data de dezembro, não problemática e até viável.

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

@wagnerpyter com certeza a vibe está tão transparente que foi colocado recentemente assuntos que tu sempre quis saber. :P

FD

Fernando Delabio Wed 8 Jul 2015

Eu espero também que ninguém leve a sério trazer as pessoas fisicamente p/ cá, exceto se for p/ ir todo mundo p/ bar, quem não toma cerveja pode tomar suco de frutas cítricas, frutas cítricas são importantes para piratas. =P

Mas acho que já ficamos extremamente fora do tópico. Creio que seria interessante discutirmos o mecanismo de escolha da sede, os prazos e até mesmo algumas questões mínimas importantes p/ uma assembleia.

MT

M Toledo Wed 8 Jul 2015

pelo que estou pescando a ideia do nordeste é que existam polos da #ANAPIRATA, sendo realizada simultaneamente em todas as regiões e transmitida via streaming

DU

[deactivated account] Wed 8 Jul 2015

Se for assim, é necessário ir mais rápido ainda, pois para criar essa estrutura, precisamos arrecadar dinheiro com doações. Fazer esse tipo de evento por streaming, de maneira viável e sem falhas, requer um aparato técnico de responsa, que custa algum dinheiro. Espero que isso esteja sendo previsto.

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

@maxarcano33 acho que uma reunião da Coordenação Nacional aberta seria importante pra ver esse edital de escolha da cidade-sede da ANAPIRATA.

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

@mtoledo não é exatamente isso, mas ainda estamos aguardando o parecer legal e a proposta de todo trâmite pra anunciar. Como @amaurialveswensko colocou existe muito ceticismo sobre "democracia direta" no partido e por isso é importante que seja a proposta bem consolidada e amarrada em termos legais. Bem @amaury revendo sua proposta com diplomacia e maturidade não vejo problema da escolha da sede ser feita em dezembro.

SW

Silva Wagner Wed 8 Jul 2015

Amauri, quando tu responder por email . Poderia apagar o resto do conteudo . Pq fica notificando ...

DU

[deactivated account] Wed 8 Jul 2015

Acho que fica difícil fazer qualquer coisa pela coordenação antes da troca completa de gestões @marcosaureliosilva mas eu tô aí como sempre

DU

[deactivated account] Wed 8 Jul 2015

Sr Marcos Aurélio, o Sr. é um fanfarrão. Um brincalhão. Fez eu te xingar aqui e agora eu estou rindo da minha idiotice. Parabéns seu trollador. Te chamei de coroné e tu é um gozador. Estou com cara de paspalho agora.

Tomara que essa iniciativa de descentralizar a Assembléia dê certo. Por mais que eu seja otimista em relação a isso, ainda acho que precisamos fazer essa próxima presencial, para rever o estatuto e garantir que as próximas possam ser realizadas à distância. Mesmo que juridicamente consigamos garantir a validade da Assembléia virtual, não sei se conseguimos garantir o evento em seus pormenores técnicos. Vejamos. Sinto muito o destempero aqui e você também foi culpado.. Abraço.

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

@amaurialveswensko quando tu entrou no partido foi comigo que conversasse se lembra? Sou fanfarrão mesmo, ou tu acha que minha raiva com @ricardofukui vai durar? Dou alguns dias e já passa, e volto a dormir com ele de conchinha. O que quis deixar claro esses dias é que não foi eu e nem Pasini os pedidos de cabeça, como espero ter ficado claro. Você sabe o quanto fui, e talvez ainda seja em alguns debates duro, mas nunca lhe considerei e muitos outros fora da nau, e digo que o @kristianbritopasin tem o mesmo sentimento sobre isso. Nossa disputa sempre foi dura sim, se articulei maiorias, sim, mas me desculpem isso fez parte do jogo político de muitos. Afinal não foi essa maioria que derrotou a mim no apoio ao melhor burocrata que esse partido tem.

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

@amaurialveswensko e a grande maioria das vezes minha radicalidade é um blefe, pra os próprios radicais moderar. P-)

DU

[deactivated account] Wed 8 Jul 2015

Eu definitivamente acredito que os critérios para escolha da cidade devem ser totalmente diferentes dos que foram usados na infantiloide disputa entre Curitiba x Rio de Janeiro.

A escolha da sede nunca foi e não é uma competição nem uma disputa ideológica, ou por poder.

O ideal é que escolhêssemos juntos e construíssemos juntos a próxima ANAPIRATA.

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

@kannon ideal é que seja só para referendar tudo, e a gente se divertir e fazer análises de conjuntura, compartilhar experiências.

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

Eleição, mudança de estatuto, programa que vá já pra referendo.

MAS

Marcos Aurélio Silva de Souza Wed 8 Jul 2015

Sério acho que ninguém aqui em sua maioria gosta de cuidar de burocracia, tanto cartorial como financeira. Não querendo ser chato mas por mim são as únicas coisas que precisam de representatividade legal devido a lei.

KBP

Kristian Brito Pasini Wed 8 Jul 2015

Bugou! Não consigo ler nada que o @amaurialveswensko postou aqui nesta thread específica, aparece o nome dele, mas texto nenhum.

DU

[deactivated account] Wed 8 Jul 2015

resolvido

LS

Leonardo Sampaio Thu 9 Jul 2015

Legal a ideia de descentralizar, será ótimo que todos possam ouvir, falar e votar diretamente. Minha dúvida é quanto aos debates dos GTs. A assembleia terá o mesmo formato da de 2014, na qual primeiro os piratas se reúnem em grupos de trabalho, discutem temas específicos, costuram textos, e no final esses textos vão para votação no plenário? Se a resposta for afirmativa, pergunto: como fazer diversos debates simultaneamente usando streaming? A qualidade dos debates não será prejudicada? Teremos estrutura para tantos streamings?
Parece possível, mas alguém já estudou mais a fundo essa questão?

SW

Silva Wagner Thu 9 Jul 2015

Nem vejo necessidade de tudo isso. Antes da assembleia ja devia estar tudo pronto.

DU

[deactivated account] Thu 9 Jul 2015

Descentralizar seria ótimo. Estava perdendo as esperanças, toda vez que tinha sugestão de algo assim vinha um sonoro "mas o estatuto...", vocês sabem o resto. Aleluia irmãos!

Na sudeste surgiu essa proposta de apresentar candidatura, mas não tem problema nenhum se for outro lugar, a preocupação maior era o prazo mesmo.

Off topic: Marcos, que chato isso de ficar jogando isca '-_- se não vai falar o que é a tal proposta ozada deixa pra puxar o assunto quando for apresentar. Parece que tá preparando caça após ovos de páscoa pros sobrinhos que precisa fazer suspense.

DU

[deactivated account] Thu 9 Jul 2015

A forma de construir propostas com mt mais debate e antecedência é através das setoriais. Vou fazer, conforme estatuto, uma convocatória das setoriais hoje a noite.

LS

Leonardo Sampaio Thu 9 Jul 2015

Concordo com o Max, também acho que as setoriais são o ambiente ideal, pois:
1. São abertas para todos os piratas,
2. São abertas para participação da sociedade em geral, em âmbito internacional
3. Como os GS´s possuem temas específicos, servem como repositório de conhecimento, e com o passar do tempo terão conhecimento acumulado

Também não podemos desmerecer as propostas que vêm de nossa base - reuniões municipais, estaduais e regionais - mas temos que cuidar para que posteriormente tenham amplo debate no âmbito nacional. É muito chato quando alguém discute localmente e chega no plenário (coletivo nacional) com uma proposta "pronta", esperando tão somente uma votação "sim/não" ao invés de efetiva colaboração e participação. Se queremos que as regras nos representem, precisamos todos poder participar do processo de construção da regra, e não somente da votação. Isso pra mim é que é democracia plena.

A convocatória é uma ótima ideia também. Não sei o que estatuto diz quanto a prazos de convocatórias, porém o ideal é convocar com tempo de antecedência. Eu pessoalmente posso participar hoje, espero que os demais também possam. Seria melhor na minha opinião fazer hoje mesmo, pra agilizar as coisas, mas se tiver baixa adesão é melhor deixar pra outro dia.

DU

[deactivated account] Thu 9 Jul 2015

A convocatória é mais pra divulgar as setoriais que estão começando e convidar para que os piratas ocupem e se apropriem desses espaços
Posteriormente vemos uma data de reunião sobre isso

DU

[deactivated account] Thu 9 Jul 2015

Acho que um bom trâmite seria:
- Setoriais/ coletivos locais/ encontros regionais fazem propostas de acordo com seus debates
- as propostas são apresentadas no loomio para debate e votação de todos piratas
- a anapirata só arremata o assunto e vota

RF

Ricardo Fukui Thu 9 Jul 2015

Seria lindo. Mas sabe que é bem difícil acontecer isso

SW

Silva Wagner Thu 9 Jul 2015

Acho muito ruim ja definir quais seriam os temas. E é bom algo resumido, 10 pontos. Mais que fossem essenciais. "educação libertaria", sistema penal, economia, direitos culturais etc que a gente realmente fosse construir isso e não apenas propaganda.

LS

Leonardo Sampaio Fri 10 Jul 2015

Desculpe o mal entendido, @maxarcano33, achei que estava propondo fazer a reunião hoje

DU

[deactivated account] Fri 10 Jul 2015

A proposta do Sudeste em termos de reforma de estatuto e programa será explícita nos canais oficiais para todos discutirem.

Essa não é a questão.

A questão aqui é a escolha da sede.

Eu acho que não deveria ser através de uma concorrência ou competição. Isso já demonstrou não funcionar.

Devemos pensar em outro tipo de análise e de critérios para escolha da sede.

LS

Leonardo Sampaio Fri 10 Jul 2015

A questão de termos de reforma de estatuto e programa é importante aqui sim, pois tem uma questão que surgiu, que deve ser respondida ANTES de se escolher uma cidade para a ANAPIRATA:

A proposta de realizar anapirata descentralizada, em vários lugares simultaneamente, existe mesmo?

Caso afirmativo, não precisaremos escolher UMA mas sim DIVERSAS sedes.

Mas antes de responder a pergunta acima, precisamos ver se é possível fazer em vários lugares simultaneamente. Neste contexto surgem várias questões que precisam ser respondidas antes de afirmarmos que podemos fazê-lo. Uma das questões é com relação à metodologia de discussão de propostas.

Quanto às cidades, penso que precisamos primeiro ver quais cidades possuem interesse real em realizar, além de condições para tal. Sem pensar em concorrência, em uma cidade tentar parecer melhor do que a outra, mas sim os piratas das cidades candidatas expressar francamente como imaginam o evento em suas cidades.

RF

Ricardo Fukui Fri 10 Jul 2015

Leonardo Sampaio. Nosso estatuto não permite uma assembléia descentralizada.

LS

Leonardo Sampaio Fri 10 Jul 2015

Tem gente aí em cima insinuando o contrário, disseram que precisam aguardar uma resposta sobre questão jurídica

G

galdino Wed 15 Jul 2015

@telegrafico como que fazia mesmo pra adicionar as pessoas aí?

IG

Iuri Guilherme Mon 20 Jul 2015

Fazer esse tipo de evento por streaming, de maneira viável e sem falhas, requer um aparato técnico de responsa, que custa algum dinheiro

A única coisa que custa dinheiro é a conexão à internet. Se conseguirem um lugar com conexão boa e nenhum administrador de sistemas subornado sendo pago pra boicotar a assembleia, o resto a gambiologia resolve e rapidinho também.

DU

[deactivated account] Mon 20 Jul 2015

Para cada sede, considero que seja desejável, na medida do possível, que exista uma tela grande e um sistema de som decente para que possamos ver e ouvir os participantes on line. Imagina só como acompanhar as manifestações dos participantes on line em um notebuque com som e imagem ruim? Não dá. E se precisarmos de vários encontros regionais para agregar as pessoas para participação on line, como cada sede vai dispor dos equipamentos necessários? Se pensas que cada um vai participar direto de sua residência, fico a imaginar de que maneira se organiza isso.Só seria possível se adiantássemos a assembléia nacional em encontros on line para ir deliberando regionalmente e depois ratificar as decisões na Anapirata, o que acho bem difícil acontecer sem planejamento prévio bem executado e com participação de todos os Piratas dentro de um cronograma de comum acordo. ou seja, a nossa realidade é outra e Assembleias virtuais só mais para frente, acho. Ampliar a participação on line é a nossa meta realista para 2016 e precisamos sim de equipamentos de audio e vídeo de qualidade.

IG

Iuri Guilherme Mon 20 Jul 2015

@amaurialveswensko tu não providencia embasamento em nenhuma afirmação.

Equipamento de qualidade é o que?

Equipamento individual, pra cada pessoa que for participar?

Equipamento do partido em cada capital do país ou região de coletivo organizado?

Equipamento de qualidade só no lugar da assembleia física?

Vejamos o que eu consigo listar preliminarmente.


Requisitos técnicos

Transmissão original

É necessária uma conexão à internet boa. Digamos, pelo menos "2 MEGA", como diz o vulgo. Isto deve ser suficiente para transmissão de áudio e vídeo em tempo real.

Qualquer pentium 133 com 256MB de RAM aguenta um servidor de transmissão.

Na eventualidade de se usar o Google Hangouts com gravação no youtube, alguém vai ter que emprestar um dual core com 2GB de RAM. Aí é necessidade de equipamento mais caro por burrice e preguiça de fazer a coisa do jeito certo mesmo, que é o que a gente sempre faz.

Cenário 1: cada um na sua casa

Qualquer computador barato e caixa de som barata serve, contanto que a conexão à internet seja no mínimo de "1 MEGA", como diz o vulgo.

Da pra interagir tranquilamente com regras pré definidas como por exemplo "fala um(a) de cada vez".

Cenário 2: projetor com telão em coletivos organizados

Tem que comprar o material, que vai custar de 1 a 4 mil reais, ou pegar emprestado.

Tem que divulgar, chamar gente, e ter uma conexão à internet de pelo menos "1 MEGA", como diz o vulgo.


Eventualidade A: Google hangouts

Pra mim é mais barato pagar passagem de avião do que ter as condições necessárias pra participar por google hangouts.

Eventualidade B: Mumble + Icecast

Da pra transmitir no site do partido, na fanpage, em qualquer lugar, um link com a transmissão ao vivo por icecast para as pessoas assistirem.

A participação pode ser feita por mumble, irc, loomio, e outros canais disponíveis.

RF

Ricardo Fukui Mon 20 Jul 2015

transmissao decente requer caso de assembleia.

conexao com upload de pelo menos 5MB, fiz algumas transmissoes com 30 pessoas vendo ao mesmo tempo no twitch e para transmitir em HD eh o minimo aceitavel.

a maquina que rodou o software com 2 cameras ligadas era um I7 com 8G de ram e as vezes ele "peidava", e so esta rodando o software de transmissao.

nao eh qqr maquininha que faz o streamming se vc tiver que ficar captando de 3 ou 4 cameras ao mesmo tempo e ainda usar uma mesa de audio pras pessoas conseguirem entender minimamente o que se esta transmitindo. de forma porca da pra fazer com celular e twitcast. mas eh isso que vc sugere?

LS

Leonardo Sampaio Tue 21 Jul 2015

@iuri, não é só a conexão que custa dinheiro. Captação decente (vídeo e audio) também custa dinheiro. E operar N câmeras e microfones exige muita gente envolvida.

Considerando ainda que cada central pode ter GT´s independentes, a coisa complica mais.

Equipamento para reprodução (telão + caixas de som) é tão importante quanto equipamentos para captação decentes (câmeras + microfones + mesas + etc )
Não adianta nada tentar reproduzir uma transmissão merdamente captada, pois a reprodução será merda ainda pior.

LS

Leonardo Sampaio Tue 21 Jul 2015

Também concordo que 2016 é hora de tentar participação remota (apoio a ideia de proxy), mas uma assembleia descentralizada, assim sem uma base sólida e nem testes prévios, parece que não rola.

IG

Iuri Guilherme Tue 21 Jul 2015

Twitcasting e Twitch são uma bosta, não importa o que digam. Eu tava falando de usar Icecast.

Mas como eu disse, pra usar Google hangouts e/ou Twitch/Twitcasting, aí tem que ter máquinas poderosas. Como eu disse também, eu acho isto desnecessário e preguiçoso.

Já transmiti em Icecast com um notebook do lixo num wifi de um sindicato e o servidor guentou o limite de conexões que eu tinha estabelecido (1.000 usuários). Em relação ao computador que estava fazendo a transmissão, ele só faz uma conexão, então não faz diferença quantas conexões tem na ponta do servidor. Alias, Icecast é descentralizado, ou seja, da pra balancear a carga em vários servidores.

FD

Fernando Delabio Tue 21 Jul 2015

Tem uma galera se propondo a fazer algo, vamos esperar essa galera fazer, mostrar se já temos condições ou não, depois de ter os dados técnicos em mãos podemos nos degladiar apenas no campo político-filosófico e aí o debate fica mais interessante e mais produtivo.

LS

Leonardo Sampaio Wed 22 Jul 2015

@iuri, Icecast é algo com o que eu sempre quis lidar...
Dou meu apoio
+1 Icecast

Masssssss...
Não pra assembleia nacional.

Proponho realizarmos um teste descentralizado na assembleia regional do sul, que será umas 10x menor... um laboratório de testes com menos riscos...

MC

Maurício Coeli Thu 23 Jul 2015

A ideia do tópico é fomentar um processo de abertura de edital para escolher-se a sede, não discutirmos o formato. A meu ver isso fica à cargo da proposta de cada Coletivo/Diretório que se candidatar a sediar. Por mim estamos desvirtuando a ideia inicial e discutindo algo que sem um edital (por mais que se possa contribuir com uma melhor formatação do encontro por qualquer que seja a sede) não adianta muito.

IG

Iuri Guilherme Thu 23 Jul 2015

@leonardosampaio eu testo icecast desde antes de ter partido pirata e eu atesto que funciona.

O que é que tu quer testar? Se o que tu quer responder é "será que as pessoas vão querer usar"? Eu já te digo que não, não vão.

Eu posso fazer uma interface linda em html5, um tutorial absolutamente ditático pra interagir,

as soluções comerciais vão continuar sendo melhores porque são serviços comerciais e usam software proprietário. É simples assim.