Loomio
Tue 11 Nov 2014 4:54PM

Somos Ufba - Chapa 5 - Chapa de Luta

SW Silva Wagner Public Seen by 48

Nós da Chapa 5 – SOMOS UFBA, temos nossa proposta de campanha baseada em 5 pilares que elegemos indispensáveis à construção de uma gestão que seja capaz de, verdadeiramente, representar os Estudantes da Universidade Federal da Bahia de forma plena e eficaz. São eles:

COMPROMISSO - não por acaso foi escolhido como primeiro pilar, queremos construir uma gestão que se comprometa com as demandas estudantis, que assuma seu papel de representação de maneira efetiva, através de ações e engajamento no desempenho de suas atribuições. Propomo-nos a construir uma gestão acessível, conjunta, aberta a críticas e sugestões, uma gestão que inspire confiança, que desperte em todos e todas a convicção de que seus interesses serão defendidos, uma gestão que todo(a) estudante possa e queira procurar, ter como aliada.

DIVERSIDADE - a pluralidade da Chapa 5 pode ser constatada desde a sua composição, somos oriundos de diversos cursos, fator importantíssimo no alcance das demandas das diversas unidades. Para além disso e em consonância com a heterogeneidade que é perceptível e diferencial da Universidade Federal da Bahia, queremos construir, conjuntamente, um DCE onde NÃO FALTE NINGUÉM, um DCE onde os mais diversos segmentos sintam-se, representados, comtemplados, incluídos.

TRANSPARÊNCIA - este pilar será o responsável por revelar o que o DCE é e tem. Toda a comunidade UFBA deve ter acesso à prestação de contas do Diretório Central dos Estudantes. Quanto foi destinado pela Reitoria, quanto foi gasto e com o que, assim como contribuições estudantis, convênios, parcerias, doações, legados, afinal, o DCE é mero gestor. Mas defendemos uma transparência que chegue também à Administração Central, o Diretório pode e deve atuar junto à Reitoria e pró-reitorias, como fiscal da utilização correta do dinheiro público, minorando as possibilidades de ocorrência das irregularidades.

APARTIDARISMO - a SOMOS UFBA é apartidária e não anti-partidária. Ser militante, filiado a partido político, não é condição nem para ser, nem para não ser membro do DCE. Somos uma chapa APARTIDÁRIA porque pretendemos construir uma gestão AUTÔNOMA, onde as demandas estudantis sejam priorizadas. Propomo-nos APARTIDÁRIA porque não toleramos mais o Diretório Central dos Estudantes como braço político de partido – Qualquer que seja -. É indispensável delimitar claramente os dois espaços de atuação, de maneira que os INTERESSES ESTUDANTIS recebam a devida atenção e não sejam relegados a segundo ou nenhum plano, ofuscados por política partidária e de Universidade como palanque, prática frequente na Universidade Federal da Bahia.

SUSTENTABILIDADE – todo processo eleitoral é a mesma coisa, panfletos, santinhos, e depois de cumprir (ou não), sua função informativa, o fim nem sempre é a lixeira. Atenta a isso e tendo em vista o fato de NÃO SERMOS SUBSIDIADOS POR NENHUMA ENTIDADE, a SOMOS UFBA tem procurado maneiras alternativas e limpas para promover sua divulgação. Utilização da internet (https://www.facebook.com/SOMOSCHAPA5?ref=aymt_homepage_panel), datashow, atividades lúdicas e o velho método do boca a boca que vale mais que o do milhão.

Divulguem essa ideia! Venham construir conosco o DCE e a UFBA que merecemos!!

Quem somos?
#SOMO5UFBA - Chapa 5.