Loomio
Thu 26 Feb 2015

PROPOSTA DO COLETIVO MINEIRO PARA O ENCONTRO

B
Barney Public Seen by 311

De acordo com a votação realizada aqui no Loomio - https://www.loomio.org/d/Wg58lj3C/prazo-para-apresentacao-de-propostas - o Coletivo Mineiro apresenta sua proposta.

Tudo está meio aberto, mas a ideia é o encontro ser mais informal, podendo a agenda ser alterada de acordo com a vontade dos presentes. O local para palestras e hospedagem depende do número de confirmados, mas já temos alguns em mente.

PROPOSTA APROVADA PELO COLETIVO - https://www.loomio.org/d/QkDeaS43/proposta-do-coletivo-mineiro-para-sediar-o-i-encontro-sudeste

Data: de 04 a 07 de junho de 2015
Local: Belo Horizonte

Opção de hospedagem: Hostel com diária em torno de R$40,00 (c/ café da manhã); (Valor com base em pacote para 50 pessoas, mediante sinal de 10% para reserva).

Programação (passível de ajuste):

1ª dia (04/06) - Recepção de boas vindas (a partir das 19hs, local a definir)
2ª dia (05/06) - Palestras, mesas de discussão, de 9hs às 18hs (local a definir)
3ª dia (06/06) - Fundação do Coletivo Mineiro e eleição do novo coordenador Sudeste (9hs-12hs); à tarde coleta de assinaturas (local a definir)
4º dia (07/06) - Coleta de assinaturas (9hs-12hs), encerrando com almoço de confraternização de despedida.

Primeiras sugestões para pautas:
1) Debater postura econômica do Partido, focando a discussão deste assunto em:
- Cooperativismo e Colaborativismo: Outras formas de organização do trabalho;
- Desmonetarização de relações.

2) Princípios de Participação: Partidarismo pautado na democracia líquida, horizontal, colaborativa. Debater a necessidade de revermos a própria forma de articulação interna do partido, bem como a sua estratégia de lidar com a sociedade como um todo.

3) Partido ou anti-partido: O que o PIRATAS tem de realmente novo e alternativo à política vigente: Como consolidar uma imagem de Partido diferente, realmente descolado da ‘velha política’, uma real alternativa ao que se tem hoje no cenário político nacional?

4) Comunicação e divulgação do partido: discutir e planejar estratégias para ter maior visibilidade e apoio.

B

Barney Thu 26 Feb 2015

@mauricioocoeli @amaurialveswensko @kannon @victorgaldino @paulofanti @danilofujise

B

Barney Thu 26 Feb 2015

@chemalle

TM

Tiago Malta Thu 26 Feb 2015

SHOW!!!

SW

Silva Wagner Thu 26 Feb 2015

Acho que faltou arrecadar dinheiro e coleta de assinaturas.

G

galdino Thu 26 Feb 2015

5) abolicionismo do sistema prisional (vou lançar essa discussão aqui no loomio em breve)

P-)

G

galdino Thu 26 Feb 2015

@paulomartinsdacost esse valor de hospedagem teria como ser amenizado por arrecadação? ou melhor deixar arrecadação para custos do evento?

DU

[deactivated account] Thu 26 Feb 2015

As palestras e discussões não podem ser em um dia que muitos Piratas estarão ausentes.Ou o calendário muda ou os eventos devem mudar, em minha opinião. Sexta feira, por exemplo, eu trabalho. Só poderia estar no sábado. Assi, ou se altera a data ou se alteram os eventos.

DU

[deactivated account] Thu 26 Feb 2015

Em primeiro lugar, abrir para consulta a melhor data para realização do evento.

Depois, definir o lugar de realização do evento e a hospedagem

A programação vem por último, quando estas duas coisas importantes estiverem decididas.

G

galdino Thu 26 Feb 2015

acho que a data deve ser escolhida pelo coletivo mineiro de acordo com suas possibilidades, mas privilegiando feriados. existe algum nesses dias? eu darei aula nas sextas neste semestre e a possibilidade de faltar ou não depende muito do andamento (muitas vezes imprevisível) do curso.

B

Barney Thu 26 Feb 2015

pois então, discutimos a data. A primeira possibilidade era de 01 de maio (feriado na sexta) até dia 03 de maio (domingo). Contudo, minha irmã casa no dia 02 de maio e eu não poderia participar de nada. Optamos por esse feriado de junho. Se alguém tiver uma sugestão de data, pode apresentar @amaurialveswensko @victorgaldino

B

Barney Thu 26 Feb 2015

valor da hospedagem pode ser que tenha um desconto, mas seria de uns 5 reais por dia, no máximo. Olhamos uns 4 hostels, e o preço era esse mesmo. @victorgaldino Acho melhor usar o dinheiro em outras coisas

DU

[deactivated account] Thu 26 Feb 2015

Eu havia imaginado a construção coletiva do evento de outra maneira, diferente do que foi a organização da Assembléia em Curitiba. Quando votei contra a abertura de prazo para apresentação de propostas, não foi por outro motivo senão criar um evento onde todos os coletivos envolvidos contribuíssem para a organização. Não foi por outro motivo que participei da primeira reunião com o coletivo de Minas, colocando minhas opiniões e sugestões. Claro que essa proposta é um esboço e está aqui para ser aprimorada e todos podem contribuir.

A data de realização do evento é importante e não deve ser decidida apenas pelo coletivo de Minas. Acho que esta definição é de todos nós que estaremos lá ou que queremos estar lá. Eu prefiro que seja no feriado de 1 de maio pois o feriado é na sexta e não na quinta, como está na proposta aprovada pelo coletivo de Minas. E essa data de quinta estaria perdida para qualquer participação dos Piratas já que serviria apenas para abertura do evento. Sexta, quantos estariam em Minas? Mas minha preferência ou a preferência de qualquer coletivo é apenas um ponto de partida para uma decisão que envolva todos os Piratas do sudeste. Por isso, definir a data é algo que deve estar em aberto para que todos possam opinar.

DU

[deactivated account] Thu 26 Feb 2015

Não estava sabendo deste detalhe Paulo. sua participação é importante. Mas sexta feira precisa ser usada para eventos em que a participação dos Piratas não seja prejudicada. Conversas e reuniões precisam do máximo de Piratas possível reunidos. Talvez a fundação do coletivo de Minas e coleta de assinaturas possa ser na sexta. Sábado precisamos ter todos os Piratas reunidos para conversar e discutir os rumos do Partido. É o que acho.

G

galdino Thu 26 Feb 2015

"Conversas e reuniões precisam do máximo de Piratas possível reunidos. Talvez a fundação do coletivo de Minas e coleta de assinaturas possa ser na sexta. Sábado precisamos ter todos os Piratas reunidos para conversar e discutir os rumos do Partido. É o que acho."

perfeito. claro que gostaríamos de presenciar a criação do coletivo, mas faz mais sentido ter um número menor de pessoas de fora de mg neste momento do que em um debate sobre os rumos dos coletivos do sudeste ou sobre conjuntura política por exemplo (caso não seja possível ter participação alta em todos momentos).

G

galdino Thu 26 Feb 2015

é feriado de quê? sou ruim com isso de feriados e não achei nada além de dia de ecologia ou algo assim.

DU

[deactivated account] Thu 26 Feb 2015

Quatro de junho é corpus christi. Feriado católico. Agora não me pergunte o que é corpus christi porque acho que nem católico fervoroso sabe explicar.

B

Barney Thu 26 Feb 2015

@amaurialveswensko a proposta está aqui para ser aprimorada, não é apenas um sim ou não. Se decidirem pelo feriado de 1 de maio lamentarei, pois não poderei participar. Mas entendo que outras pessoas não podem em junho. Se fôssemos esperar todo mundo se reunir por HangOut ou fazer um pad para sair um esboço de proposta, o encontro seria nas próximas eleições. Enfim, está aqui para agilizar tudo

DU

[deactivated account] Thu 26 Feb 2015

Paulo, como já disse, sua participação é importante. concordo que a data seja em junho, só para que tu participe. Mas a programação precisa ser revista para adequar a participação dos Piratas do sudeste. E a proposta não precisa estar completa para vir a apreciação do coletivo, pode ser feia a consulta por etapas, partindo da data do evento, seguindo para local, depois consultando sobre hospedagem e dai por diante.

MC

Maurício Coeli Thu 26 Feb 2015

Concordo que se arrecadarmos dinheiro para o Encontro, este não deveria custear hospedagem, mas sim insumos para o evento em si (locação de espaço, impressão de algum tipo de material, aluguel de equipamento para projeção e som,...).

Quanto à programação podemos discutir aqui e rever a distribuição de atividades.

SW

Silva Wagner Fri 27 Feb 2015

Gente..hospedagem eh essencial pra ter mais gente. Curituba foi horrivel.

B

Barney Fri 27 Feb 2015

@amaurialveswensko Tava no celular, vou explicar melhor. Oq nós do coletivo mineiro fizemos foi colocar uma proposta exatamente para começar essa discussão de data, hospedagem etc. Ficamos preocupados, pois muitas pessoas não emendam sexta feira no trabalho, então queríamos anunciar o mais rapidamente possível essa possível data para que todos organizem suas agendas com antecedência e o "bolso" tb hehehe A programação aí é uma mera sugestão, fiquem a vontade para mudar tudo ;)

LC

Leandro Chemalle Sat 28 Feb 2015

Sobre a data, eu peço para vetar feriados prolongados de 3 ou 4 dias, é tudo mais dificil, tem quem trabalhe na sexta, passagens são mais caras e existem outros compromissos que atrapalham bastante. Em principio estou com esse feriado livre agora, mas quase sempre trabalho em eventos em feriados prolongados.

Também não temos tanta demanda de tempo para um encontro regional. Por isso mantenho o que já disse antes, fazer o encontro em um final de semana comum, sexta a noite, sábado e domingo. Sugiro ser no último ou penúltimo fds de maio.

Também não acho que Piratas de toda a região vão viajar para BH para principalmente coletar assinaturas lá. Não podemos utilizar tempo valioso de Piratas de vários estados reunidos na rua coletando assinaturas, temos de priorizar as tarefas e discussões.

Apoio uma programação do tipo na sexta, ao longo do dia ter coleta de assinaturas em um ponto fixo referência para Piratas que forem chegando pro encontro. Mas no sábado e domingo é 100% trabalho em GTs e Plenárias.

LC

Leandro Chemalle Sat 28 Feb 2015

Minha sugestão de programação, independente de data:

SEXTA

12 as 18h - Recepção de Pirata e Coleta de assinaturas
20h - Painel de Abertura
23h - Bar Pirata

SÁBADO
09 às 12h - Painel
12 às 14h - Almoço
14 às 18h - GTs Temáticos A, B, C
19 às 21h - GTs Estaduais - SP, RJ, MG e ES
(sendo o GT MG podendo ser a assembléia de fundação ou realizar a assembléia de MG domingo a tarde)
23h - Balada Pirata

DOMINGO
09h - Plenária
- Aprovação das propostas dos GTs
- Eleição do Coord e Vice Sudeste

G

galdino Sat 28 Feb 2015

pra que diabos fazer grupos de trabalho estaduais? se o coletivo do rio tiver algo a fazer internamente, não vai fazer isso em minas, né.

LC

Leandro Chemalle Mon 2 Mar 2015

Principalmente para MG e ES, coletivos em formação.

MC

Maurício Coeli started a proposal Thu 5 Mar 2015

Definição da data do I Encontro Sudeste Closed Fri 20 Mar 2015

Outcome
by Maurício Coeli Mon 15 May 2017

Mediante termos tido quorum de 35%, conforme a votação, está definida que a data de realização do I Encontro Sudeste do Partido Pirata no Brasil, será nos dias 04, 05, 06 e 07 de junho de 2015.
Passaremos agora a discutir a programação e concomitante a isto, os custos com hospedagem em hostel para os interessados.

Até o momento temos concenso apenas em relação ao lugar
qual seja, Belo Horizonte/MG. Mediante as sugestões e questionamentos levantados, decidiremos apenas a data e posteriormente definimos o programa.

A deliberação é a seguinte:

a) Em acordo - Concordo com o Encontro nessa data (dias 04, 05, 06 e 07 de junho de 2015).

b) Em desacordo - Prefiro outra data;

c) Abstenção - Tanto faz, to aqui para dar quórum

d) Block - Discordo de tudo nessa proposta.

Agree - 20
Abstain - 20
Disagree - 20
Block - 20
26 people have voted (19%)
B

Barney
Agree
Thu 5 Mar 2015

MC

Maurício Coeli
Agree
Thu 5 Mar 2015

DU

[deactivated account]
Agree
Thu 5 Mar 2015

DU

[deactivated account]
Abstain
Thu 5 Mar 2015

Qual é o quórum?

ADJ

Anderson de Jesus
Agree
Thu 5 Mar 2015

Periodo bem interessante, visto as férias escolares

G

galdino
Agree
Thu 5 Mar 2015

IS

Itamar Silva
Agree
Thu 5 Mar 2015

DBR

Douglas Benndorf Rodrigues
Agree
Thu 5 Mar 2015

TM

Tiago Malta
Agree
Thu 5 Mar 2015

DF

Danilo Fujise
Agree
Thu 5 Mar 2015

RRV

Renan Ribeiro Vilela
Agree
Thu 5 Mar 2015

DR

Denis Rizzoli
Agree
Fri 6 Mar 2015

DU

[deactivated account]
Abstain
Fri 6 Mar 2015

LP

Luiz Puppo
Agree
Mon 9 Mar 2015

Mesmo eu não sendo do Coletivo Sudeste, espero poder participar do evento. As datas propostas estão "tranquilas" para mim.

SP

Sad Pilgrim
Agree
Mon 9 Mar 2015

não sou do Sudeste, mas só confirmando que essas datas tão de boas pra mim.

RF

Ricardo Fukui
Agree
Tue 10 Mar 2015

BJ

Bernardo Jezah
Agree
Wed 11 Mar 2015

WC

Wil Cavalcanti
Agree
Wed 11 Mar 2015

acho que da pra melhorar o cronograma de atividades, mas quanto a data em si ok

G

Gari
Agree
Wed 11 Mar 2015

DG

David Guimarães
Abstain
Thu 12 Mar 2015

PF

Paulo Fanti
Agree
Thu 12 Mar 2015

EL

Eduardo Lima
Agree
Thu 12 Mar 2015

FR

Filipe Ricardo
Abstain
Sat 14 Mar 2015

IG

Iuri Guilherme
Abstain
Wed 18 Mar 2015

Decidam logo a data que eu tenho que pedir férias

WG

Wellington Gonçalves
Abstain
Thu 19 Mar 2015

LC

Lu Carmo
Agree
Fri 20 Mar 2015

B

Barney Thu 5 Mar 2015

@chemalle @amaurialveswensko @hugosouzaalmeida @paulofanti @victorgaldino @kannon @wagnerpyter @tiagomalta

B

Barney Thu 5 Mar 2015

@ricardofukui

LC

Lu Carmo Thu 5 Mar 2015

Concordo com a data.

G

Gari Thu 5 Mar 2015

concordo

DU

[deactivated account] Thu 5 Mar 2015

Legal um veterano como Pyter com toda essa animosidade!

Isso encoraja novas pessoas que queiram entrar e participar da discussão.

P-D

B

Barney Thu 5 Mar 2015

@wagnerpyter pelo menos não arreguei de ser coordenador da região em que moro.

Além disso, ao contrário do que você maldosamente faz parecer, eu não impus nada a ninguém. Eu falei desse meu problema em reunião aberta com o coletivo daqui, e foi unanimidade mudar a data, o que agradeço muito.

Além de eu querer participar, o coletivo belorizontino eh extremamente reduzido e precisamos de todos para organizar o encontro, já que nem todos são descolados e anarquistas igual vc, que a ideia de encontro perfeita eh todos dormindo ao relento na praça da liberdade

LC

Lu Carmo Thu 5 Mar 2015

@wagnerpyter Wagner, você exagerou MUITO aí.

Aqui em BH temos, no máximo, 6 pessoas participando ativamente da organização desse encontro. E nós que estamos realmente envolvidos e dedicados a tornar possível esse encontro, consideramos que fazê-lo no feriado de 1º de maio seria correr o risco de promover algo desogarnizado.

Desde que comecei a me envolver no PIRATAS, se tem algo que ouço sempre é que ninguém quer um novo encontro como o que ocorreu em Curitiba.
Se por um lado, há pressa de vocês em querer um encontro numa data mais próxima, deve-se ao menos levar em consideração o cuidado que nós aqui de BH estamos tendo em propor algo que seja viavel a todos(como deve ser), e que nos permita ter tempo suficiente de organizar de uma forma que possamos aproveitar ao máximo disso que desejamos que seja um periodo de debate, confraternização e fundação do coletivo mineiro.
E, além desses fatores citados acima, optamos por uma data mais afastada porque não negamos que a presença do Paulo na organização desse encontro é muito importante, pois somos poucos e um a menos faria uma falta grande.

Sei que o momento pede pressa e não podemos e nem queremos demorar. Mas peço que todos ponderem bem sobre a data, porque ter tempo para organizar é fundamental para termos um encontro produtivo.

MC

Maurício Coeli Thu 5 Mar 2015

Deixar claro que no Coletivo Mineiro e no Diretório de Bh, NADA é imposto. Primamos SEMPRE por apresentar, discutir e deliberarmos coletivamente (em reuniões sejam presenciais ou não) quaisquer proposições que apresentamos junto ao Partido.

SW

Silva Wagner Thu 5 Mar 2015

Acho que não entenderam. Mas ta. O melhor é continuar a ser um coletivo reduzido.

SW

Silva Wagner Thu 5 Mar 2015

Ja organizei muitas coisas e me ausentei. E ja deixei de ir pra eventos pra estar tomando conta de outras tarefas essenciais. Alem de poder estar presente a distancia.

DU

[deactivated account] Thu 12 Mar 2015

Encerra em 9 dias.
Se ninguém mudar os votos (ou retirá-los) já passamos o quórum de 20% estipulado pelo regimento nacional do uso do Loomio (que não é ratificado em nenhuma assembleia mas imagino que estejamos usando este quórum)

RRV

Renan Ribeiro Vilela Fri 27 Mar 2015

Eu acho que pra maior claridade e meios de participação dos interessados, poderíamos transformar os dias disponíveis: 'dias temáticos'.

Ex.
Dia 1 - Estratégia (com todos com propostas ou interesse nessas pautas potencialmente presentes)

Dia 2 - Comunicação (idem do de cima)

Dia 3 - ......

Todos gastariam menos e os dias poderiam ser votados de acordo com a agenda dos interessados. Essa votação pode ser aqui inclusive.

RRV

Renan Ribeiro Vilela Fri 27 Mar 2015

Com festinha opcional todos os dias, em algum boteco legal.

RRV

Renan Ribeiro Vilela Fri 27 Mar 2015

O local das reuniões está definido?

DU

[deactivated account] Sun 26 Apr 2015

opa

TVA

Taiguara Villela Aldabalde Tue 28 Apr 2015

Achei a programação do evento bem organizada, estou em doutorado até o fim do ano, na reta final, infelizmente não poderei comparecer, um abraço

G

galdino Thu 30 Apr 2015

passagens compradas. chego aí na quarta. espero ser recebido com pão de queijo e cachaça bjss

DU

[deactivated account] Thu 7 May 2015

Eu proponho fazermos uma "festa pirata" em um dos dias, ou melhor, noites.

Existe algum local que possamos vender camisetas, broches, colocar um som e talvez uma banda tocando?

Eu já me adiantei e troquei ideia com a banda Ballet https://www.facebook.com/balletmg?fref=ts e eles toparam participar.

O que me dizem?

B

Barney Thu 7 May 2015

Eu curto a ideia. O problema é local. Tem que ver se alguém conhece um lugar que possamos fazer isso @mauricioocoeli @danilofujise

DF

Danilo Fujise Thu 7 May 2015

No luiz estrela não rola? @mauricioocoeli

DU

[deactivated account] Fri 8 May 2015

Além da festa, uma outra sugestão é fazer um "cinepirata": local aberto, como praça ou algo do tipo, projetar um filme ou documentário.
Ou fazer o mesmo onde faremos a "festa".
Neste caso, além de projetor precisaríamos de caixas de som.
Já me voluntario para ajudar, chego na quarta feira com Galdino.

B

Barney Fri 8 May 2015

cheeeeega aí

MC

Maurício Coeli Fri 8 May 2015

Vou perguntar para o pessoal de lá, mas acho que o @bernardojezah pode ver isso no sábado também.

Quanto ao lance do 'cinepirata' temos que conseguir o equipamento. Podemos ver com o pessoal do Bar do Olÿmpio no Maleta. @paulomartinsdacost @danilofujise @bernardojezah @lucarmo