Loomio
Tue 17 Jun 2014 5:18PM

[Dia de Ação Global] #FUCKFIFA: NÃO VAI TER TARIFA!

SW Silva Wagner Public Seen by 16

Evento no facebook via Occupy Brazil #OccupyWorldCup:
https://www.facebook.com/events/1495013400733480/

Não há lugar melhor para mudar as regras do jogo do que a terra do futebol

Durante os meses de junho e julho, ocorre no Brasil a Copa de Futebol da FIFA. É por conta da sua realização que milhares de famílias pobres foram retiradas de suas casas para dar espaço às obras superfaturadas da Copa. O grande investimento de dinheiro público da Copa deixará como legado o aumento da dívida pública e o aumento do aparato repressivo do Estado contra os movimentos sociais. Há anos a população ouve do governo que não tem dinheiro para a gratuidade dos transportes públicos, isto é, a tarifa zero, e nem para melhorar a sua qualidade. Enquanto há tarifa zero para quem vai ver jogo nos estádios da FIFA, há o sufoco cotidiano para a população. Pouco foi feito para mexer no bolso dos empresários ou para mudar a forma de remuneração por passageiro transportado, que torna muito mais lucrativo andar com ônibus lotados. O transporte continua sendo um ótimo negócio para os empresários.
Aonde vai, a FIFA impõe leis e regras que se sobrepõe às desses países. Desta forma estabelece uma dominação territorial e um estado de exceção, o qual é mantido através de um forte aparato militarregulado por políticos, banqueiros e corporações. Muros, cercas, fronteiras e barreiras nos retiram o direito a cidade e, principalmente, o direito de ir e vir.

A catraca é o símbolo da segregação entre a população e os privilegiados. De um lado, os 99% e, do outro, os 1%.
Pula catraca da FIFA!
A FIFA se apropria do futebol, uma paixão vinculada a nossa cultura, um bem popular, para nele inserir as principais corporações do capitalismo, explorar e segregar quem pode e quem não pode participar do seu espetáculo. A FIFA é a catraca do futebol. É o símbolo da fronteira entre a população e os privilegiados.
Mas não há lugar melhor para mudar as regras do jogo do que a terra do futebol. Há 1 ano da queda do aumento da tarifa em São Paulo e em centenas de cidades no Brasil, convocamos todos os apoiadores e indignados contra o esquema de lavagem de dinheiro, superfaturamento e de exploração dos países do terceiro mundo que a FIFA representa. Em apoio e solidariedade às lutas sociais do povo brasileiro, nessa quinta-feira, 19 de junho, pula catraca da FIFA!
Organize seu grupo, coletivo local ou movimento e faça um catracasso: pule a catraca e garanta um dia de tarifa zero para todos.
Há protestos marcados para esse dia em São Paulo, Natal, Belém e também na Suécia. Informe-se sobre a sua cidade.
Por uma vida SEM CATRACAS!
#OccupyWorldCup
Saiba mais em:

copapraquem.org
mpl.org.br
saopaulo.mpl.org.br
tarifazero.org
planka.nu
memetro.net