Loomio
Tue 17 Sep 2019 6:09PM

Social Media Engagement

MS Miguel Spranger Public Seen by 83

Calendarização dos conteúdos: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1VSEfUKLgpnq9gowXRzfZkL1UCEOtM-x3kN6oJjZ0ylU/edit?usp=sharing

Link para colocar as imagens para as redes sociais:
https://drive.google.com/drive/folders/1MHTsh6VYVfrHHE7tkPghmrYoYwIWJ8O7?usp=sharing

Fonte de texto: A fonte é a Roboto Mono. Dá para pesquisar no Google e fazer download (open source)

Logótipos PPT:
https://drive.google.com/open?id=1xWDrnz1QzSn7RmnIo6GFKZeGINucWE3k&[email protected]&usp=drive_fs

𝐎𝐥𝐚́ 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚𝐥! :slight_smile:

Tive a capturar algumas motivações/ideias para tentar definir um rumo para o social media engagement, por isso toda a ajuda é bem vinda daqui para a frente! :fingers_crossed:

𝐃𝐞𝐯𝐢𝐝𝐨 𝐚𝐨 𝐟𝐚𝐜𝐭𝐨 𝐝𝐚𝐬 𝐞𝐥𝐞𝐢𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐞𝐬𝐭𝐚𝐫𝐞𝐦 𝐪𝐮𝐚𝐬𝐞 𝐚 𝐛𝐚𝐭𝐞𝐫 𝐚̀ 𝐩𝐨𝐫𝐭𝐚, 𝐨 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐨 𝐟𝐨𝐜𝐨 𝐭𝐞𝐧𝐝𝐞𝐫𝐚́ 𝐞𝐬𝐬𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚𝐥𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐥𝐢𝐟𝐞𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐚 𝐩𝐚́𝐠𝐢𝐧𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐯𝐚𝐢 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐨𝐥𝐢𝐝𝐚𝐫 𝐭𝐨𝐝𝐚 𝐚 𝐢𝐧𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚𝐬 𝐥𝐞𝐠𝐢𝐬𝐥𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚𝐬 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐛𝐞𝐦 𝐬𝐚𝐛𝐞𝐦𝐨𝐬.

No entanto, vou deixar as ideias que tinha pensado para desenvolvimentos futuros caso haja possibilidade. Poderia haver uma logica no conteúdo mas o mais importante neste momento é focar no desenvolvimento da plataforma, atrair/fazer apelos a mais pessoas para ajudarem no projeto e acompanhar as legislativas por perto :slight_smile:

Sendo assim, os três grandes temas são:

𝐇𝐢𝐬𝐭𝐨́𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐨 𝐏𝐨𝐥𝐢𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐓𝐨𝐝𝐨𝐬 - Como começou; Origem do logotipo e do titulo; Mostrar as pessoas que estão por detrás deste projeto; Qual é a necessidade e missão deste projeto; Demonstrar o que a plataforma consegue fazer; Apelo às pessoas para se juntar ao projeto; Partilhar outras comunicações feitas em noticias sobre a nossa plataforma; Etc… Esta secção é dedicada ao nosso projeto e à forma como podemos convencer as pessoas de que isto é importante para toda a gente, e uma lacuna que deve ser preenchida. Principalmente, com a ajuda de todos!

𝐋𝐞𝐠𝐢𝐬𝐥𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚𝐬 - Onde estão a decorrer os próximos debates/comitivas/etc; Onde encontrar informação sobre cada um dos partidos; Ultimas noticias sobre desenvolvimentos internos sobre cada um dos partidos; Promover o apelo aos partidos para fomentar a importância da plataforma; etc… Claro que este segmento é definido pelo que está a acontecer agora, pelo que pedia a toda a gente para estar atento ao que está a acontecer

𝐂𝐨𝐧𝐬𝐜𝐢𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐚 𝐂𝐢𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐏𝐨𝐥𝐢𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐧𝐨 𝐠𝐞𝐫𝐚𝐥 – Esta secção seria mais livre e não tão focada no momento de forma a promover o esclarecimento de duvidas rápidas sobre tudo o que envolve politica: por exemplo, como é constituído um governo, como é feito a votação final nas legislativas (o calculo), quais são as responsabilidades de um primeiro ministro, etc. Também tem acontecido uma coisa engraçada ultimamente que me atrevo a chamar de “desabafos de politiquices” – a saga do “𝗔𝗳𝗶𝗻𝗮𝗹 𝗾𝘂𝗲𝗺 𝘀𝗲 𝗰𝗮𝗻𝗱𝗶𝗱𝗮𝘁𝗮 𝗮 𝗱𝗲𝗽𝘂𝘁𝗮𝗱𝗼?” tem provado ser uma boa fonte de consciencialização de como está a ser tratada a politica em Portugal.

O foco nas redes sociais para cada um dos temas vai ser feito de forma diferente, uma vez que depende do publico alvo, atenção do publico e da forma como cada uma das redes está desenhada.

𝐒𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐦𝐞𝐝𝐢𝐚 𝐬𝐭𝐚𝐭𝐞 𝐨𝐟 𝐭𝐡𝐞 𝐚𝐫𝐭 (𝐧𝐞𝐬𝐭𝐞 𝐦𝐨𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨): 𝐅𝐚𝐜𝐞𝐛𝐨𝐨𝐤

O Facebook é sem dúvida o principal motor desta aventura, pelo que tudo o que deixaremos claro para as redes sociais terá de ser sempre mostrado a partir do facebook. As outras redes são importantes também, mas ter sempre em conta que o Facebook é neste momento a rede com mais followers e likes, o que poderá nos trazer mais vantagens em termos de ajuda exterior.

O instagram e o twitter por sua vez também ajudam na proliferação da nossa missão, aliadas aos posts do facebook. Tanto um como outro deverão ter conteúdo que normalmente é rápido de ler, mas que tenha toda a informação necessária. No entanto, o instagram focar-se-ia mais em conteúdo mais generalizado e simples, enquanto que o twitter teria conteúdo para um publico mais maduro (pelo que parece).

𝐀𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐚𝐨 𝐲𝐨𝐮𝐭𝐮𝐛𝐞: O youtube está neste momento a ser utilizado para partilhar as nossas calls. No entanto, ele deverá também servir para colocarmos vídeos demonstrativos sobre os temas que retratei em cima: vídeos explicativos da nossa plataforma, sobre o sistema de votação, etc. Deixo aqui um apelo a que seja preciso também ajuda não so no resto mas como também no desenvolvimento de conteúdo neste em particular!

Eu ainda vou partilhar um documento que estou a fazer que contem cada uma das redes sociais e qual é o modo de comunicação a ser feito em cada um deles.

Notas futuras a definir:
- O Rumo do website www.politicaparatodos.pt;

𝐒𝐞 𝐭𝐢𝐯𝐞𝐫𝐞𝐦 𝐚𝐥𝐠𝐮𝐦𝐚 𝐬𝐮𝐠𝐞𝐬𝐭𝐚̃𝐨 𝐞𝐬𝐭𝐚̃𝐨 𝐚̀ 𝐯𝐨𝐧𝐭𝐚𝐝𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐫! 𝐄 𝐭𝐚𝐦𝐛𝐞́𝐦 𝐞́ 𝐩𝐫𝐞𝐜𝐢𝐬𝐨 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐚𝐣𝐮𝐝𝐚 𝐩𝐨𝐫 𝐢𝐬𝐬𝐨 𝐪𝐮𝐞𝐦 𝐪𝐮𝐢𝐬𝐞𝐫 𝐬𝐞 𝐣𝐮𝐧𝐭𝐚𝐫 𝐞́ 𝐛𝐞𝐦 𝐯𝐢𝐧𝐝𝐨 :)

JM

Joana Monteiro Wed 18 Sep 2019 9:24AM

Olá Miguel, posso criar conteúdo gráfico para partilharem nas redes sociais. Preciso apenas dos conteúdos que querem partilhar e que me enviem o logótipo e font a utilizar para uniformizar as imagens. Alguém está a fazer conteúdos escritos para o site? Também posso fazer imagens e grafismos para ilustrar.

MS

Miguel Spranger Fri 20 Sep 2019 11:54AM

Olá Joana! Tens razão, de facto esqueci-me de colocar a font e os logotipos aqui. Eu vou colocar logo no início do post que assim fica acessível para toda a gente!
Quanto aos conteúdos escritos no site acho que de momento não está ninguém a focar nisso, também era um ponto que queria levantar. Mas tens alguma ideia? Acho que talvez mudar o fundo do site, ou até consolidar os links que estamos a utilizar (links para redes sociais, as últimas notícias que estão a bater, link logo direto para o post da loomio de como ajudar, link futuro para a plataforma final).
Quanto aos conteúdos eu vou tentar organizar até ao final do dia para te ajudar nesse aspeto.

MC

Marta Costa Wed 18 Sep 2019 10:49PM

Olá Miguel!

Como te posso ajudar? 🙂 Não sei se tiveste oportunidade de ver a thread que a @daniela18 publicou sobre este tema, acho que temos também ali ideias que podemos aproveitar.

Na minha opinião devemos também explorar as Instastories. Além de se desconfiar que o algoritmo do Instagram privilegia quem publica stories, é uma forma mais interactiva de comunicarmos.

Um conteúdo que acho importante divulgar é o voto antecipado em mobilidade. Os requerimentos podem ser efectuados a partir do próximo dia 22 de Setembro e julgo que muitas pessoas não tiveram acesso a esta informação.

Estou por aqui para o que precisares. 🙂

MS

Miguel Spranger Fri 20 Sep 2019 12:11PM

Olá Marta! Sim eu por acaso vi esse post e até me ajudou a orientar que temas para trazer para as redes sociais. Ainda não aproveitei o post todo porque estava a tentar pensar num calendário e a postar ao mesmo tempo!

MC

Marta Costa Thu 19 Sep 2019 7:26PM

Olá malta! 🙂
Reparei que a página de Instagram do Política para Todos não tem tido a atenção que merece e pensei em algumas ideias para a dinamizar.
Gostava de ouvir o vosso feedback e caso estejam de acordo assumir esta tarefa.

POSTS

Divulgação dos debates a ocorrer na televisão e na rádio

Próximas datas (corrijam-me se estiver errada, por favor)
23 de Setembro - Rui Rio vs António Costa, na rádio
23 de Setembro – André Silva, António Costa, Assunção Cristas, Catarina Martins, Jerónimo de Sousa e Rui Rio, na televisão

O Aliança lançou um convite aos partidos sem assento parlamentar para um conjunto de debates com transmissão no Youtube. Caso esta iniciativa avance julgo que era importante divulgarmos também estes debates.

Frequência: nas 24 horas anteriores ao debate

Quotes

Publicação de citações sobre a democracia e o processo eleitoral.

Frequência: 1 vez por semana

Infografias/ Imagens

Publicar uma imagem por círculo eleitoral com o seu mapa, número de eleitores, número de deputados eleitos e taxa de abstenção.

Frequência: 3 vezes por semana. Para conseguirmos ter esta informação live antes do dia de reflexão, por cada publicação teremos que partilhar a informação relativa a 4 círculos eleitorais.

Publicar uma imagem sobre os passos a seguir para se poder votar antecipadamente em mobilidade.

Frequência: publicação única. No último dia para efectuar o pedido para votar antecipadamente em mobilidade recordar este assunto nas stories.

Publicar uma imagem a explicar como saber qual a secção de voto a que nos temos de dirigir.

Frequência: publicação única. Recordar este assunto no dia 6 de Outubro via Instastories.

STORIES

Apresentação de um membro da equipa em 3 stories:

Fotografia
Nome, idade, localidade
Motivação
De que forma está a contribuir

Estas stories ficarão em destaque no perfil para serem consultadas a qualquer altura

Frequência: diariamente

Divulgação dos debates a ocorrer na televisão e na rádio

Frequência: no dia do debate

Sondagens

Colocarmos questões rápidas aos nossos seguidores e partilhar os resultados no dia seguinte.

Por exemplo:

2 dias antes do lançamento do website:

Costumas votar nas eleições legislativas?
Opções de resposta: sim/ não

Podes partilhar connosco porquê?
Resposta aberta

1 dia antes do lançamento do website:

Apresentação dos resultados e algumas das respostas recebidas no dia anterior

Dia do lançamento do site
Divulgar o link do site e a nossa motivação para a sua criação

IGTV

Publicar o vídeo a explicar o processo eleitoral no IGTV.

IR

Ines Rosete Thu 19 Sep 2019 11:07PM

Tirando as sondagens que julgo que não têm de estar dependentes do lançamento do site, uma vez que este vai saindo aos poucos, aplaudo todas as ideias. Consegues produzir um calendário com estas ideias até dia 6 para ser mais fácil ver? Por exemplo a apresentação dos membros implica quantos stories por dia até dia 6? Queremos fazer a apresentação dos membros em que intervalo? Não me parece fazer muito sentido ser até dia 6. Tipo no máximo até ao dia 29/30 e focar os restantes dias com stories apenas centradas no apelo ao voto a carregar com força!!

IR

Ines Rosete Thu 19 Sep 2019 11:10PM

Consegues ainda sugerir para cada acção em que redes dará para lançar (insta, fb e twitter) "ao mesmo tempo". Julgo que o twitter terá tbm de ser bem populado.

MC

Marta Costa Fri 20 Sep 2019 11:05AM

Bom dia Inês!

Vou trabalhar na calendarização dos conteúdos.
Relativamente à apresentação dos membros, sabes dizer-me quantos são?

MS

Miguel Spranger Fri 20 Sep 2019 12:08PM

Olá Marta! Eu acho que diria para começarmos pelo post do quem é quem e contarmos quantos são e quem são. Neste momento temos 72 pessoas registadas no grupo do loomio também, mas @nunocarneiro tens alguma ideia do número total?

MS

Miguel Spranger Fri 20 Sep 2019 12:14PM

Also se tiveres alguma dúvida no calendário avisa, eu também falo contigo e assim cruzamos as ideias quando conseguir finalmente criar algo visual :)

Load More