Loomio
Tue 12 Aug 2014 11:29PM

Breve história de Diaspora* Brazil

DB Diaspora Brazil Public Seen by 21

A história foi assim:

A idéia de criar um servidor/pod para compor a rede Diaspora* surgiu em 05 de Setembro de 2013. Imaginei que, por já estar utilizando com sucesso o serviço Diaspora* através de outro pod da rede há mais de 1 ano, e por estar em contato com vários podmins do mundo, eu já conseguiria colocar em funcionamento um novo pod destinado principalmente às pessoas da língua portuguesa do Brasil, mas que também atenderia aos países vizinhos e a qualquer usuário que quisesse se registrar no pod.

Meu principal fator motivador em querer ativar o pod foi ver que a grande massa da população estava (e ainda continua, infelizmente) utilizando redes sociais privativas consideradas devassas, como Facebook, Google+, Twitter, Instagram, WhatsApp, etc..

Essas empresas, como qualquer pessoa sabe após o fator divisor de águas Edward Snowden, utilizam os dados das pessoas para fins lucrativos, de controle – e muitas vezes até para fins escusos – principalmente quando enormes bases de dados privados são negociadas ou, de algum modo, caem nas mãos de pessoas mal-intencionadas.

Tenho observado que há muita inocência em grande parte das pessoas no mundo, mesmo depois da queda de várias máscaras de vigilância, da ação de agências governamentais, e da ação muitas vezes inescrupulosa de grandes empresas. Todos os dias temos novas revelações bombásticas sobre o assunto. Na atualidade, grande parte das pessoas mundo não se preocupa em abrir mão de sua própria privacidade, ou nem sequer vê que sua privacidade está sendo negociada ou mesmo cedida, nas linhas de Termos de Uso de determinados serviços que são ofertados gratuitamente na internet.

Vendo essa inocência por parte da humanidade, e principalmente por parte dos brasileiros, decidi que essa seria a hora de agir em favor da defesa da nossa privacidade.

Somos nós que devemos saber escolher onde frequentamos, de qual rede queremos fazer parte, quem pode acessar nosso dados, para quem vamos abrir mão de nossos dados e se isso é realmente necessário.

Minha idéia foi então proporcionar também aos amados brasileiros, em conjunto com outros pods, esse ambiente de privacidade com a rede Diaspora* que já vem funcionando bem há anos em múltiplos países (até então disponível em 36 idiomas), através da governança pela própria comunidade e pela Diaspora Foundation.

Desse modo, dediquei várias horas de meu tempo e dinheiro, e me coloquei a preparar tudo: aluguei um servidor na Europa, adquiri alguns domínios web, entrei em contato com alguns podmins que coordenam o projeto mundial, reuni informações importantes, e comecei a trabalhar na programação e ativação do primeiro pod Diaspora* Brazil (segundo pod brasileiro da rede Diaspora* hospedado na Europa) e foi inaugurado em 10 de Setembro de 2013, e foi desativado em 25 de Maio de 2014.

A desativação deste pod ocorreu por já estarmos com o novo pod Diaspora* Brazil (https://diasporabrazil.org) em pleno funcionamento.

Este pod foi inaugurado em 04 de Março de 2014, e foi o segundo pod brasileiro da rede Diaspora* hospedado no Brasil.

A manutenção financeira e técnica do pod ainda é feita por mim. Qualquer ajuda por parte da comunidade de usuários será muito bem-vinda.

Sejam todos bem-vindos a Diaspora* através de nosso pod. Façam um bom uso e supreendam-se com o poder de uma rede social baseada em software livre, com foco na descentralização, liberdade e privacidade.

Um abraço a todos os diasporianos!

Vostok - podmin Diaspora* Brazil