Loomio
Sun 2 Aug 2015 2:10AM

3 coordenadores regionais, um de cada estado

CN Claiton Neisse Public Seen by 201

Como o @max-a-rcano33 entende que não é necessário discutir suas propostas no Loomio, trago o que ele propos para os demais piratas terem a chance de participar.

O que foi proposto por @max-a-rcano33:

"E se a gente eleger 3 coordenadores, um de cada estado? Afinal o estatuto não determina número de coordenadores. E poderia ser um trabalho conjunto, mas em termos estatutários mantemos um principal e dois suplentes. É possível? O que acham?"

Origem da proposta é esse post aqui:

https://www.facebookcorewwwi.onion/groups/1508948372657210/1654967751388604/
ou https://www.facebook.com/groups/1508948372657210/1654967751388604

Segue transcrição do post:

DE NOTIFICAÇÕES
Max Arcano
5 h

E se a gente eleger 3 coordenadores, um de cada estado? Afinal o estatuto não determina número de coordenadores. E poderia ser um trabalho conjunto, mas em termos estatutários mantemos um principal e dois suplentes. É possível? O que acham?
Curtir Comentar

Visualizado por 11
Rodrigo Braga e outras 5 pessoas curtiram isso.
Claiton Neisse Não é melhor falar sobre isso no loomio?
1 h · Curtir
Max Arcano Não
1 h · Curtir
Valter Oliveira parece ser horizontal
1 h · Curtir
Ederson Brilhante Qm não usa facebook não participa da discussão, bem legal hein
59 min · Descurtir · 1
Max Arcano Pra variar estão mais preocupados com os detalhes do que com a proposta. ... É foda
51 min · Curtir
Ederson Brilhante Plena participação eh detalhe?
50 min · Curtir
Ederson Brilhante Ora tu fala em usar o loomio para democracia e tudo mais, ora diz q eh detalhe.
48 min · Descurtir · 1
Max Arcano Eu sempre posto em todo lugar mas em cada lugar acham um troço pra atrapalhar o debate. Aliás Ederson Brilhante enquanto tu tava tirando selfie teve proposta no loomio gaúcho sendo debatida.... sem tua participação (nem do Claiton Neisse).
46 min · Curtir
Ederson Brilhante O q tem haver minha vida privada com o partido? To de férias meu, não leio emails, apenas abro o facebook e alguns minutos por dia. E não sou obrigado a participar de todo q tem no loomio Emoticon wink. Mas deve estar lá para qualquer um que queira participar de algum debate.
40 min · Curtir
Max Arcano Sim só tem que cobrar mas não fazer entendi
36 min · Curtir
Ederson Brilhante Falei em consideração a outros piratas. Mas enfim, meu tempo de facebook pra hj terminou.
29 min · Curtir
Claiton Neisse Bah, se é pra responder dessa forma nem responde a minha pergunta. max. Até pq ela não foi direcionada a ti (se fosse marcaria teu nome nela). A pergunta é direcionada a todos que lerem esse post.
2 min · Curtir
Max Arcano Emoticon like
Agora mesmo · Curtir
LS

Leonardo Sampaio Sun 2 Aug 2015 2:33AM

Concordo, se vai puxar o debate em somente 1 site, que seja aqui no loomio. Facebook a gente já combinou que deveria usar só pra divulgar o que já foi discutido, e não pras discussões em si. Chega a ser irônico pedir pras pessoas acessarem o Espaço Pirata, e não fazer as próprias discussões do partido aqui nos meios oficiais.

LS

Leonardo Sampaio Sun 2 Aug 2015 2:35AM

Sobre ter 3 coordenadores:

1) @maxarcano33 poderia falar mais de sua experiência como coordenador? Foi muito puxado? Sentiu necessidade de mais apoio?

2) Acho legal ser 3 pessoas, melhor ainda ser um de cada estado, mas não concordo em ser 1 oficial e 2 suplentes, quando os 3 poderiam ter alçadas, os 3 poderiam responder pela coordenação, os 3 poderiam dividir o trabalho. Acho que podemos estudar melhor essa questão.

DU

max (a)rcano33 Sun 2 Aug 2015 3:04AM

quando eu construir uma proposta eu jogo aqui, se o @macaco propôs ele que explique

LS

Leonardo Sampaio Sun 2 Aug 2015 4:23AM

@maxarcano33 o importante é o debate. A proposta é boa. Vamos dar continuidade? Se não está confortável neste tópico, abra outro, mas não deixe essa conversa só no facebook...

Sobre a frase "Eu sempre posto em todo lugar mas em cada lugar acham um troço pra atrapalhar o debate." isso faz parte da prática democrática: lidar com as diferentes opiniões. E se as pessoas não conseguem debater, é porque ainda estão aprendendo essa prática democrática, então precisamos fazer isso cada vez mais, ao invés de cada vez menos

DU

max (a)rcano33 Sun 2 Aug 2015 5:14AM

blz quando eu montar uma proposta apresento, como ia fazer antes de atropelarem o processo.

FD

Fernando Delabio Sun 2 Aug 2015 5:35AM

Sobre a questão burocrática-formal:

§ 1º A Coordenadoria Nacional será formada por ao menos um Coordenador Regional para cada região do país em que haja pelo menos um Diretório Estadual ou Distrital.
§ 2º A Assembleia Pirata Nacional poderá aumentar ou reduzir o número de Coordenadores Regionais, respeitados o mínimo previsto neste Estatuto, a participação igualitária das diferentes regiões do país e o número ímpar de Coordenadores.

DU

max (a)rcano33 Sun 2 Aug 2015 3:22PM

A participação nas instâncias nacionais poderia ser revezada entre os 3 @fernandodelabio

V

Valter Sun 2 Aug 2015 4:38PM

a ideia de 3 coordenadores respondendo igualitariamente e com funções estabelecidas me parece que daria fluxo e agilidade em tarefas burocráticas, pautas e deliberações.

FD

Fernando Delabio Sun 2 Aug 2015 8:23PM

@maxarcano33 eu só coloquei aquilo por causa da mensagem do tópico "E poderia ser um trabalho conjunto, mas em termos estatutários mantemos um principal e dois suplentes.", no estatuto não fala muita coisa sobre as regionais especificamente. Eu sempre sou favorável a chutar o estatuto em questões organizacionais quando ele está travando alguma solução colaborativa e descentralizadora que vai fazer fluir nossa política, mas como nem todo mundo tem o mesmo entendimento, ali está o que dispõe o estatuto. =]

IG

Iuri Guilherme Tue 4 Aug 2015 8:17PM

@maxarcano33 o processo não foi atropelado. O processo começa muito antes de tu terminar de elaborar a proposta.

O processo começa quando tu expõe a ideia e tira ela da tua cabeça. Tu botou no lugar errado, o @macaco fez o favor de trazer pro lugar certo, é só isto.

Loomio não é um showcase onde tu traz as coisas prontas, é um ambiente de construção e deliberação coletiva. E não um teatro onde as pessoas vêm votar do jeito que tu orienta elas.