Loomio
Mon 9 Feb 2015 8:13PM

Quem pretende participar da assembléia?

DU max (a)rcano33 Public Seen by 201

Quem pretende participar da assembléia?

LS

Leonardo Sampaio Fri 27 Mar 2015 5:20AM

Então refaça teus posts de hoje (75% pirata), retirando todos os ataques pessoais, e não desvie das perguntas que te fiz assim como não desviei das tuas, aí eu entro num debate contigo. Reforço que nem li o texto inteiro que escreveu, parei de ler quando começou com os ataques pessoais. Não tenho a obrigação de discutir com quem está me agredindo pessoalmente.

IG

Iuri Guilherme Fri 27 Mar 2015 8:11PM

O que é que tem a ver o bafafá do outro grupo com o que está sendo combinado aqui?

IG

Iuri Guilherme Fri 27 Mar 2015 8:21PM

@leonardosampaio tu está pessoalizando o negócio.

Tu condiciona o diálogo comigo mediante imposição de condições e dita a forma de eu me dirigir especificamente a ti.

Tu deflagra que a tua participação em uma assembleia está condicionada a eu me adaptar às tuas regras e decisões sobre como eu devo me portar.

O pior da história é que tu teve a competência de confundir minha postura no loomio com minha postura no mundo real.

Eu vou concluir levianamente que tu quer aparecer e causar.

Toma coragem e te defende que nem adulto, sem ficar apelando pra greve emocional. Se tu te sentiu atacado pessoalmente então explana a natureza do que é que tu entende por ataque pessoal.

E pede pra alguém me ajudar a entender o que é que eu to te fazendo porque eu estou preocupado. Eu devo ser uma ameaça à segurança pública porque ataco pessoalmente as pessoas sem ter insight e reconhecer isto. É caso pra internação psiquiátrica compulsória.

L

Lunatic0 Mon 30 Mar 2015 8:18PM

Talvez se ambos não usarem falácias, e discutir com educação e honestidade intelectual, respeitando a pessoa, e não o argumento, todos possam se beneficiar do debate.

Um link sobre algumas falácias...
http://www.papodehomem.com.br/falacias-logicas/

LS

Leonardo Sampaio Mon 30 Mar 2015 11:02PM

Sempre é bom aprender as falácias... E de minha parte, vou evitar atacar o interlocutor, mesmo quando atacado antes - vou me limitar a não continuar a conversa. Desculpa qualquer coisa.

IG

Iuri Guilherme Tue 31 Mar 2015 5:09PM

Eu mantenho que eu construo qualquer coisa que eu escrevo aqui visualizando argumentos, atitudes e posturas, e nunca pessoas.
A leitura proposta é boa, mas eu não estou interessado nos talvezes e nos temques. Estou interessado em errar e aprender porque já tentei de todas as formas e é só esta que funciona para mim.

L

Lunatic0 Thu 2 Apr 2015 8:45PM

@iuri Utilizei talvez apenas para ser mais ameno, e não entrar em conflito. Serei mais incisivo, se preferes assim.

Ponderar o outro lado faz parte da discussão, o que você se nega ao dizer "mas eu não estou interessado nos talvezes e nos temques.". Estes talvezes e temques são simplesmente a forma de permitir um debate produtivo. Não há outra, e posso provar.

Toda a discussão e debate, que tem a intenção de crescer e chegar a um consenso, uma conclusão, deve ser feita com base na honestidade intelectual. Isto é, tratar seu interlocutor com respeito, avaliando seus argumentos e não utilizando truques (falácias). Se não, construímos crenças inverídicas sobre nossas opiniões e não sobre fatos, negando o que o outro faz (síndrome do pombo enxadrista, por exemplo).

Não vou apontar as falácias de ambos, pois esta seria uma falácia em si, mas falta uma mãozinha na consciência e uma humildade em ouvir.

LS

Leonardo Sampaio Fri 3 Apr 2015 1:05AM

Agradeço o toque, e o excelente texto. Conhecer as falácias, ao meu ver, é fundamental para quem quer lidar com política com honestidade intelectual. Eu só conhecia umas 2 das 24 falácias apresentadas. Vou reler e também procurar mais material sobre falácias.

IG

Iuri Guilherme Tue 14 Apr 2015 5:58PM

Talvez aqui fosse o espaço para isto @lunatic0, já que o assunto do tópico é inócuo, e o tópico em si, irrelevante. Penso que o Max estava simplesmente tentando fazer uma enquete aqui pra não usar a do Facebook e correr o risco de eu vilipendiar a atitude, ou testar a ferramenta e as pessoas ao mesmo tempo.

Eu desconheço um método eficiente para corrigir defeitos de caráter de forma autônoma. Os que eu conheço e são todos similares ou variações dos quarto, quinto e décimo passos de AA não servem para este tipo de situação, sendo a forma mais eficiente possível confiar na lucidez de terceiros para elucidar os erros de forma crítica e amistosa, porque tem que estar do lado de fora para poder apontar com clareza. Então se tu te omite, no teu caso em nome de seguir o teu discurso, tu arrisca abrir mão da provável única forma possível de corrigir falhas, negando este direito a mim e ao meu desafeto. É meio egoísta não sujar as mãos pra lavar a dos companheiros, ou estou cometendo outra falácia?

Li de novo o guia e determinei que não tem como não cometer falácias, e entendo que o caminho é dominá-las para deixar de ser menor que elas.