Loomio
Mon 27 Jul 2015 2:09AM

Assembleia descentralizada (Curitiba e Porto Alegre simultaneamente)

LS Leonardo Sampaio Public Seen by 195

Ahoy!
O que acham de realizarmos a assembleia estadual de forma descentralizada, em 2 sedes, com transmissão ao vivo em mão dupla?
Seria um teste legal; Se funcionar bem, no futuro podemos pensar em até mais que 2 sedes. Inclusive podemos levar a sugestão para realizar assim a assembleia nacional.
Requisitos técnicos mínimos (que pensei até o momento):
. técnico de áudio e equipamento (1 por sede)
. cinegrafista e equipamento (1 por sede)
. técnico de transmissão e equipamento (1 por sede)
. projetor e caixas de som de boa qualidade (1 por sede)
Seria preciso pensar na organização das mesas e dos participantes. Um chat para os coordenadores. Um pad para as inscrições. Os participantes não podem ficar em círculo, senão não aparecerão todos na câmera. Terão que se dispor em um setor menor do que semicírculo. A mesa ficaria de costas pro telão e de frente pros participantes, mas teria uma tela que replicasse o telão para que os coordenadores possam olhar ao mesmo tempo pros participantes de sua sede e para o telão.
Minha proposta é realizar simultaneamente em Curitiba e Porto Alegre. Isso encurtaria distâncias, o que ajudaria nesse ano de reposições de greves.
O que acham?

FD

Fernando Delabio Mon 27 Jul 2015 2:36AM

Eu acredito que para o momento seja mais interessante realizar a assembleia em POA e de lá transmitir a assembleia e permitir a participação de PIRATAS em outros locais. Podendo ser organizadas "sub assembleias" regionais aonde as pessoas poderiam acompanhar a assembleia e fazer intervenções, ao menos por audio, que p/ isso é necessário basicamente internet e celular. Pq esse ano estará complicado p/ muita gente - inclusive p/ mim -, mas há de ser reconhecida a importância de um momento p/ galera se encontrar pessoalmente p/ tomar rum. P-] xD

IG

Iuri Guilherme Mon 27 Jul 2015 12:35PM

Os participantes não podem ficar em círculo, senão não aparecerão todos na câmera.

Esta condição para mim é inaceitável.

Primeiro que quem não quer aparecer na câmera não deve ser obrigado. Eu acho que as pessoas que querem participar na assembleia sem aparecer em filmagens devem ter este direito respeitado. Eu entendo que isto não prejudica a transparência.

Segundo que a necessidade de aparecer todo mundo na câmera não é mais importante para mim do que a necessidade de criar uma organização de reunião ótima para a reunião, mesmo considerando que a reunião em questão não está limitada às pessoas presentes em um único espaço físico comum (ela acontece em dois lugares distantes um do outro concomitantemente).

IG

Iuri Guilherme Mon 27 Jul 2015 12:38PM

Em relação ao que disse o @fernandodelabio, entendo que o formato proposto permite a participação de muito mais gente que só Curitiba e Porto Alegre.

Sendo assim, faz sentido concentrar esforços técnicos e de infra estrutura em Porto Alegre e Curitiba como originalmente proposto, e demais pessoas e coletivos do interior dos estados da região geográfica sul (e arrisco mencionar de qualquer lugar do mundo) pode espontaneamente ou com auxílio se conectar aos dois polos (ou um como sugeriu o @fernandodelabio) que estão centralizando a assembleia.

LS

Leonardo Sampaio Mon 27 Jul 2015 12:39PM

É importante que as pessoas se enxerguem, incluindo as pessoas das outras sedes. Por isso a sugestão do semicírculo.

Metade do círculo seriam as pessoas do local; a outra metade seria o telão com as pessoas dos outros locais. Assim, todos se enxergam: tanto as pessoas da própria sede, quanto das demais sedes.

E quem não quer aparecer no vídeo, não aparece, sem problemas. Mas se quiser falar, aí acho importante aparecer sim.