Loomio
Mon 16 Sep 2019 9:46PM

Comunicação sobre o lançamento da plataforma

NC Nuno Carneiro Public Seen by 61

Cara equipa, estava a pensar ir fazendo soft launches das páginas da nossa plataforma à medida que as equipa de desenvolvimento as vai lançando. Isto é, vamos por exemplo só lançar homepage + páginas de partidos, depois a seguir as páginas dos programas, depois as anotações e comentários, etc.

No entanto, acho que seria interessante ir falando sobre como podemos ir comunicando sobre a nossa plataforma a mais pessoas, por exemplo através de social media ou notícias em jornais, etc. Até podemos mesmo ir planeando acções de comunicação para fazer num dado dia, já depois de irmos lançando as páginas.
Que ideias têm?

NC

Nuno Carneiro Mon 16 Sep 2019 9:47PM

Hoje sugeriram-me fazer uma apresentação pública. Um evento em que podíamos aparecer todos e até convidar jornalistas.

IR

Ines Rosete Tue 17 Sep 2019 10:31AM

Eu gosto disto. Jornalistas irão aparecer poucos. Teremos os que já cativamos e pouco mais. Mas seria interessante até do ponto de vista de nos conhecermos todos pessoalmente para quem ainda não se conheceu.

AN

Ana Neves Tue 17 Sep 2019 11:07AM

Organizar uma apresentação pública requer tempo para que não seja um grande flop: tempo para a própria organização (acreditem que tenho muita experiência de organizar eventos) e tempo para promover/divulgar/mobilizar as pessoas. Será que temos este tempo? Ou será o tempo mais bem investido no desenvolvimento da própria plataforma? Porque não pensar num evento pós-eleições para partilhar o que foi feito, as dificuldades encontradas, ideias futuras, estatísticas de acesso, "histórias" de como pessoas anónimas utilizaram o site (com base em feedback que recolhamos), "anedotas" de todo o processo (ex. as confusões MAI, etc.)?

RA

Renato Almeida Tue 17 Sep 2019 8:47AM

Posso sugerir o lançamento de um Press Release, mas isso trás custos. E não me parece que a nossa comunidade esteja preparada para assumir esses custos. ENtretanto deixo aqui o link do News Room da Cision, onde podem consultar alguns PR, tem alguns de partidos politicos, podem conter informação relevante para o nosso projeto. https://news.cision.com/pt/?q=legislativas

FF

Francisco Frutuoso Tue 17 Sep 2019 2:21PM

Acho que é preciso um grande lançamento com a maior parte das features prontas. Se for lançado, captado pelas redes e atingir alguma viralidade, e a mensagem for "Aguarda duas semanas por esta nova funcionalidade", arrisca-se que as pessoas se esqueçam da existência do projecto.

RG

Rui Gonçalves Tue 17 Sep 2019 3:10PM

Pelos níveis de interacção que a nossa página em pouco já gerou, acho que uma solução que não implicaria grandes custos e esforços logísticos e ao mesmo tempo mantendo o efeito "tchanan" de um lançamento de algo importante poderia ser um livestream no Facebook/Instagram onde apresentariamos o projeto, mostrava-se algumas features da página, com um espaço para Q&A no final com quem nos estivesse a assistir. O mesmo lançamento poderia ser divulgado não só por nós enquanto página, mas por cada um de nós individualmente e creio que também poderia haver outros espaços que interessados em divulgar (Ex: Comunidade Cultura e Arte, que pelo género de publicações que faz, creio que publicaria algo semelhante a publicitar este evento online)

RA

Renato Almeida Tue 17 Sep 2019 3:19PM

Tomei a liberdade de falar com a administração da empresa onde trabalho, para perceber a possibilidade do envio de forma gratuita de um Press Relese do lançamento da plataforma (Aguardo resposta). Queria também perceber da vossa parte qual é a opinião sobre esta possibilidade e se consideram importante para já utilizar os orgãos de comunicação social como forma de comunicação do lançamento da plataforma.

CM

Cátia Mesquita Thu 19 Sep 2019 2:08PM

Boa tarde a tod@s. Trabalho em relações públicas e também posso ajudar com isto, se quiserem :) Acho esta uma ótima iniciativa e muito necessária para reduzir a nossa taxa de abstenção e para ajudar ao voto consciente. Se permitem a minha opinião, concordo com o que já aqui foi dito: realizar uma apresentação oficial requer tempo e custos, pelo que poderá não ser a opção mais viável nesta fase (e dificilmente terão muitos jornalistas no local para cobrir). A elaboração e difusão de um comunicado de imprensa permite apresentar o projeto, como surgiu, quais os objetivos e como funciona. Grande parte dos contactos dos jornalistas estão disponíveis online nos respetivos websites (ou ligando para as redações também dão). É uma questão de selecionar jornalistas que tenham interesse em cobrir estes temas. Além da comunicação via órgãos de comunicação social, a comunicação através das redes sociais, como o livestream sugerido, poderá ser uma boa aposta. Depois desta apresentação oficial "online", poderá ser difundido o comunicado de imprensa.

RA

Renato Almeida Thu 19 Sep 2019 2:23PM

Boa tarde, Já enviei ao @nunocarneiro duas listas com contactos de Jornalistas e Meio de Comunicação Social que considerei relevantes para o envio da Comunicação do Lançamento da Plataforma. Agora é uma questão de programar o lançamento e começar a preparar o Press Release para enviar aos OCS/Jornalistas. Aconselho que seria importante enviar para os principais OCS previamente um email com apresentação do projecto e indicação que haverá em breve o lançamento da Plataforma, será mais fácil posteriormente penetrar as notícias nos conteúdos jornalísticos, quando já conhecem o assunto.

CM

Cátia Mesquita Thu 19 Sep 2019 2:29PM

Olá Renato. Também acho que se deve enviar antes uma breve apresentação do projeto, num documento sucinto :) Se quiseres ajuda com o comunicado ou qualquer outra coisa é só dizer.

Load More