Loomio
Wed 31 Jul 2019 12:31PM

Manifesto

NC Nuno Carneiro Public Seen by 43

Acreditamos que um sistema governativo melhora quando a participação dos governados aumenta. A nossa missão é aumentar a participação dos governados.

https://docs.google.com/document/d/127pDiclGj69LryJm34U-iGIbRrIPqlmKek2nk6ZEKrc/edit?usp=sharing

Manifesto

  1. Acreditamos que um sistema governativo melhora quando a participação dos cidadãos aumenta. A nossa missão é aumentar a participação dos cidadãos.

  2. Acreditamos que uma cidadania mais informada tem uma maior capacidade de contribuir no processo e desenvolvimento democrático.

  3. Acreditamos que um sistema governativo melhora quando é transparente em todos os níveis, desde o indivíduo até ao governo, passando pelas iniciativas de cidadãos e pelos partidos.

  4. Acreditamos que é importante que este projecto seja politicamente neutro, para evitar que não seja apropriado por forças políticas e porque acreditamos que deve ser estimulado o debate de ideias. Este projecto não é iniciativa de nenhum partido político.

  5. Acreditamos que o cidadão informado permite um maior escrutínio das ideias dos vários partidos, permitindo assim a criação de programas eleitorais mais esclarecedores para o cidadão.

  6. O acto de escrutínio político leva não só a melhores decisões políticas como a um aumento do espiríto crítico dos cidadãos.

  7. Acreditamos que para informar não precisamos de estar dependentes de pressões externas, sejam elas económicas, financeiras, partidárias, religiosas ou culturais. Informar é um dever e um direito do cidadão, participamos neste projecto voluntariamente.

  8. Enquanto voluntários desta iniciativa, reconhecemos que somos pessoas, e que todas as pessoas têm as suas próprias inclinações. Devemos garantir que estas inclinações têm o menor impacto possível e, em caso de existência destas, que sejam geridas de forma totalmente responsável e transparente.

  9. Aplicamos a nossa preferência pelo espírito crítico ao nosso próprio trabalho, e recebemos de bom grado sugestões e críticas para melhorar.

PR

Pedro Reis Thu 1 Aug 2019 10:30PM

Qual é o tamanho do manifesto que queremos? 1 ponto, 5 pontos, 10 pontos?

PF

Paulo Fonseca Thu 1 Aug 2019 11:41PM

não sei... para mim, este já é muito. mas deveria ser mais específico, tanto quanto possível de modo a que todos concordamos com o que ficar escrito...

JR

João Romão Tue 6 Aug 2019 4:11PM

Creio que o manifesto é algo um pouco mais desenvolvido. Como indiquei no documento, é importante abrir com um one-liner (uma missão talvez?). Essa sim, deve ser uma frase que englobe as expectativas e objetivos de todos.

NC

Nuno Carneiro Sun 4 Aug 2019 7:24PM

Também gosto muito do manifesto assim curto! Mas acho que vamos ter de preparar algum texto para explicar quem somos, não?
Não faria parte do manifesto mas para explicar de onde vem a nossa iniciativa? Do género: somos um grupo de cidadãos, não representamos nenhum partido, etc ? O que acham?

JR

João Romão Tue 6 Aug 2019 4:10PM

Concordo, desenvolvi um pouco no doc.

PR

Pedro Reis Mon 5 Aug 2019 10:46PM

Acabei de ler isto: "There is no such thing as an unbiased automated system nor an unbiased data set; we must instead think about how to bias our systems responsibly."

Eu acho que é o mesmo para a comunicação (que é o que acho que estamos a fazer). Se for assim como é que o fazemos de forma responsável?

NC

Nuno Carneiro Tue 6 Aug 2019 9:06AM

Não sei se percebi o que querias dizer Pedro! Queres saber como é que damos um bias responsável à nossa comunicação?

NC

Nuno Carneiro Fri 9 Aug 2019 7:08PM

Na última reunião finalizamos a primeira versão do manifesto :clap: :clap: Seria muito fixe se pudéssemos todos rever o texto e deixar comentários se houver algo para mudar

IR

Ines Rosete Fri 9 Aug 2019 9:17PM

Revisto: Done!

NC

Nuno Carneiro Fri 23 Aug 2019 7:50PM

Olá! Recebi algum feedback sobre a palavra "Manifesto" no nosso site, várias pessoas me disseram que talvez não fosse o melhor por fazer lembrar um partido político.

Sugeriram-me "O que nos move", tínhamos também pensado em "Declaração de interesses" ou "declaração de inclinação". Eu gosto muito de "O que nos move".

O que acham?

Load More