Loomio
Fri 24 Jun 2016 11:47AM

Reuniões

SC Samuel Cavalcante Public Seen by 12

Dado realmente que somos capazes, depois de mais de uma semana discutindo e votando em vários turnos, de fazer com que uma reunião não aconteça queria fazer uma proposta mais definitiva:

  • Reuniões presenciais quinzenais intercaladas por reuniões virtuais ou parcialmente virtuais.

Funcionaria mais ou menos assim:

  • Reuniões presenciais quinzenais que seriam realizadas em dias alternados pra contemplar a maioria.
  • Reuniões virtuais entre as presenciais.

Nas reuniões virtuais, uma parte poderia participar coletivamente. Uma parte poderia ir pra Assecor, ou pra casa de alguém, ou pro SCS, e se conectar como um grupo lá - assim ela seria mais uma reunião mista, semi-virtual.

BDO

Bruna de Oliveira Fri 24 Jun 2016 12:25PM

Bom dia, gente! =)

Samuel, estou super de acordo com isso. O Círculo das Juventudes, que estou participando, realiza seus encontros por uma plataforma que basta clicar no link para abrir a conversa coletiva, não precisa tem login/perfil etc e tal. Na plataforma também tem a funcionalidade de realizar relatoria colaborativa. É uma ótima ferramenta!

Aproveito esse tópico para registrar que nós marquemos pelo menos três reuniões para frente para poder divulgar os espaços para que quem tenha interesse de se aproximar tenha tempo de se organizar.

A plataforma é essa: https://jitsi.org/

beijos! =*

LFC

Leandro Freitas Couto Fri 24 Jun 2016 12:56PM

Excelente ideia.

MB

Milena Bendazzoli Fri 24 Jun 2016 1:18PM

Foi estranho. Um monte de gente (se me lembro bem umas 8 ou 9 pessoas) afirmou que participaria. O que aconteceu, gente? Acho que a horizontalidade também supõe que todos sejamos responsáveis por essa organização, certo?

Acho boa a proposta do Samuel e sempre podemos tentar novas ferramentas. Mas precisamos investir algum tempo nelas para que funcionem. Inclusive o loomio, que já temos e poderia adiantar algumas discussões.

SC

Samuel Cavalcante Fri 24 Jun 2016 1:33PM

Sim, o loomio já serve pra perdermos menos tempo nas reuniões...

MB

Milena Bendazzoli Wed 29 Jun 2016 12:48PM

Car@s, reorganizei o relato do Leandro de ontem para ficar mais compreensível para quem não esteja atuando no círculo. Foi para poder mandar para o pessoal da raiz nacional, que fez essa demanda pelo loomio. Vejam aí.

BDO

Bruna de Oliveira Mon 4 Jul 2016 6:20PM

Vocês são dez nas relatorias. Sou muito prolixa. hahahahahah :P

MB

Milena Bendazzoli Fri 12 Aug 2016 2:34PM

A questão das reuniões foi retomada ontem novamente, acho que seria bom termos uma definição neste espaço. Foi proposto que tenhamos um dia fixo, as quintas feiras, a regularidade favorece a participação e o chamamento de novos membros. Por outro lado, gostaria de observar que tem sido comum as nossas reuniões de quinta coincidirem com atividades de outros grupos, como a Serviço Público pela Democracia.
Foi questionada a dinâmica que havíamos estabelecido de reuniões virtuais da esfera intercaladas com as presenciais do círculo. Convém uma definição clara a respeito.
Outro aspecto que foi observado foi o local das reuniões. O Carlos lembrou que as reuniões tem sido sempre no Plano e poderíamos e deveríamos fazer em outros lugares do DF. Devemos ter um local mais fixo? Há vantagens, como estabelecer uma referência mais segura para quem tem uma participação irregular ou recente. Poderíamos pensar em uma reunião quinzenal com horário e local mais fixos intercalada com uma mais flexível. Enfim, aguardo vossas reflexões sobre isso para aprimorarmos nossa organização e não ficarmos gastando nossa valiosa energia com processos burocráticos.

SC

Samuel Cavalcante Fri 12 Aug 2016 5:28PM

  1. Não acho necessário reunião presencial da esfera. Podemos explorar os meios virtuais pra resolver as coisas que são na sua maioria encaminhamentos. Já há um processo avançado de substituição dos círculos pela esfera e isso não é bom;
  2. Acho que todas as reuniões presenciais/semi-presenciais devem ser a(s) do(s) círculo(s) e não devemos mudar a pauta pra acolher quem caia como cego em tiroteio.
  3. Devemos articular reuniões específicas pra quem nunca veio e não conhece - mesmo que seja pre-filiado, nessas reuniões apenas destacaríamos um responsável - pra todos os outros seria opcional;
  4. A falta de pontualidade nas nossas reuniões é um caso sério. Eu, depois de muitas vezes chegar na hora, ser o primeiro e ter que esperar, às vezes, uma hora e meia pra começar a reunião,passei a me atrasar de propósito.
LFC

Leandro Freitas Couto Mon 15 Aug 2016 12:27PM

Estou ficando preocupado com os rumos que as coisas estão tomando... Temos tido pouca participação nas reuniões presenciais. Poucas pessoas participando no loomio ou telegram. Desmotivação gerada pela posição da RAiZ Ceará e a falta de transparência e diálogo nacional para encaminhar essa questão.
Acho que temos que nos abrir um pouco, deixar de ficar fechados em nós mesmos, em reuniões de esfera que tentamos combinar atividades que não damos conta de fazer...
Enquanto isso, vamos perdendo oportunidades de fazer a ligação da RAiZ com os movimentos sociais ou coletivos que, a gente participando, poderiam se aproximar da raiz. Tenho interesse em participar mais da Frente Ampla do serviço público pela democracia, mas, por vezes, as reuniões coincidem, assim como o @carlosmendes, que deu um informe que ta participando do Levante. Acho que nossa atuação orgânica nesses outros coletivos é fundamental para conectar a Raiz com os movimentos. Nesses coletivos, podemos buscar as assinaturas de forma mais ativa e legitimada pela nossa participação.
Acho que podemos continuar com as reuniões quinzenais presenciais, mas do Círculo, em lugares públicos. E fazermos reuniões virtuais, tb abertas, nos intervalos.
As questões operacionais da esfera podemos tratar no telegram. Isso implica em ter um grupo do telegram apenas com a esfera.

MB

Milena Bendazzoli Fri 26 Aug 2016 1:32PM

Segue registro da reunião de ontem. Feito às pressas, como deu, agradeço quem possa completar ou corrigir. Não deixem de ler