Loomio
Wed 4 Nov 2015 4:42PM

Qual modelo de Coordenadoria Regional é mais viável?

E Eugenio Public Seen by 267

Ultimamente tivemos um despertar em relação à coordenadoria regional, tendo em vista vacância do cargo de coordenador, pelo fato do Estatuto do Partido Pirata do Brasil ter se mostrado um tanto omisso em relação ao tema e pela proximidade da Assembleia Sul Pirata.
Na tentativa de equacionarmos esta questão, ainda que o tempo seja exíguo, sugiro construirmos uma proposta a ser votada na Assembleia Sul Pirata, apresentando alternativas para os seguintes itens:

Devemos ter uma coordenadoria regional, já que não está previsto no estatuto nacional? [Sim - implica na avaliação do segundo item] ou [Não - implica que cada coordenadoria estadual ligue-se diretamente ao Coletivo Nacional]

Qual modelo de coordenadoria é o mais viável? [Colegiada - três membros um representando cada estado – PR, SC e RS] ou
[Simples - implica na avaliação do próximo item]

Qual tipo de Coordenadoria Simples? [Formada apenas pelo Coordenador Titular] ou [Formada por um Coordenador Titular e um Suplente]

IG

Iuri Guilherme Wed 11 Nov 2015 7:18PM

Colocando em outras palavras:

Coordenação colegiada é quando várias pessoas fazem o trabalho de um(a) coordenador(a) que é a(o) que está com o nome lá no papel.

IG

Iuri Guilherme Wed 11 Nov 2015 7:21PM

Em relação à nossa realidade aqui no Sul, sim, talvez a melhor coisa para nós seja que cada estado tenha uma coordenação estadual mesmo.

E aí a gente entra na briga com a coordenação nacional e podemos fazer eles aceitarem que é desta forma que a gente faz e que superamos o conceito de coordenação regional.

IG

Iuri Guilherme Wed 11 Nov 2015 7:24PM

Agora não tem nada a ver com o que o estatuto diz, tu ta te contradizendo, uma hora tu diz que não consegue interpretar o estatuto e agora tu ta jogando a tua intepretação do estatuto. Me faz achar que tu estava sendo sarcástico comigo, e eu não to aqui pra juntar inimigo.

Se é assim, então vou declarar que eu não me importo com estatuto nenhum. Como eu já disse, o estatuto é que tem que se moldar pra compreender a forma que a gente se organiza, e não o contrário. Estatuto não serve pra guiar o nosso modus operandi, é o exato oposto, o que a gente faz e como a gente faz é que pauta o que tem que ser o estatuto. Não é a minha visão pessoal, é assim que efetivamente aconteceu na prática, e eu vou lutar pra continuar acontecendo.

IG

Iuri Guilherme Wed 11 Nov 2015 7:26PM

Pura perda de tempo ficar discutindo se o estatuto manda ter coordenação estadual ou regional.

Sejam sinceros e declarem que é vontade de vocês terem coordenações estaduais e fazer diferente do partido nacional, e não se escondam atrás dessa falácia de "o estatuto disse assim".

É minha vontade também ter coordenações estaduais, nunca teve porque não tem gente, se aqui na região sul tiver gente, ótimo, vamos fazer, maravilha, estamos evoluindo.

E

Eugenio Wed 11 Nov 2015 11:10PM

Sem dúvidas é o que eu defendo, temos que moldar nossas ações de acordo com a realidade e a viabilidade respeitando os princípios piratas sem perder a capacidade de autodeterminação e independência. No estatuto devem estar apenas os traços dos ritos de como as coisas devem acontecer em condições mínimas e em linhas gerais. As peculiaridades devem estar afetas a cada coletivo.
Por outro lado, não sei a quanto anda os coletivos estaduais da região sul, exceto o do RS que está completo, mas creio que cada estado já tem condições de ter sua própria coordenadoria estadual.

LS

Leonardo Sampaio Thu 12 Nov 2015 3:34AM

Coordenadoria estadual, pelo que entendi, é formada por diversos coordenadores, sendo cada um responsável por uma determinada região do estado. Por exemplo, aqui no PR vamos dividir em (1) Capital, região metropolitana e litoral, e (2) interior.

Penso na coordenadoria estadual como algo independente da coordenadoria regional (sul).

Acho que precisamos de 2 ou 3 coordenadores regionais (pelo menos PR e RS devem enviar representantes, mas se possível, SC também). E que um deles deve ser escolhido para compor a coordenação nacional.

E

Eugenio Thu 12 Nov 2015 1:38PM

Aqui no RS o coletivo gaúcho - diretório estadual - está dividido em regiões, tudo porque ainda não existem os diretórios municipais, depois de haver, eles devem compor diretamente a coordenadoria estadual. Creio que este também deveria ser o caminho adotado em relação a coordenadoria regional, ou seja, assim que os três estados PR SC RS tiverem seus diretórios criados, procedimento que a partir de cinco piratas devidamente reconhecidos podem realizar, cada estado passaria a se comunicar diretamente com a coordenadoria nacional, principalmente no que diz respeito a tramitação de documentação, no entanto não há porque, devido a localização geográfica e outras tantas identificações entre os três estados, haver um isolamento de cada diretório estadual, devendo sim ser mantido o encontro sul pirata, como um evento anualmente organizado em um dos três estado, como forma de integração, troca de experiência e, por que não, como forma de arrecadar algum recurso para o diretório que sediar o evento.

IG

Iuri Guilherme Thu 19 Nov 2015 6:08PM

Tu está complicando ao invés de simplificar, @leonardosampaio.

Este modelo de coordenação regional (no sentido de regiões dentro de um estado, e não do país), é ainda outra proposta.

Eu sei que a gente está discutindo aqui e pensando em soluções e se encaminhando para proposições, mas a decisão tem que ser tomada daqui a quatro dias, e a postura conservadora é eleger uma única pessoa para ser "coordenador(a) regional sul" - ou seja, substituir o cargo do Max, ou seja, fazer parte da coordenação nacional - composta por 5 coordenadoras(es) regionais - como a pessoa que é coordenador(a) da região sul do Brasil (RS, SC e PR).

Eu espero sinceramente que estejamos prontos para ir além deste modelo antiquado, mas não adianta só ter vontade de mudar e achar que através de delegação e eleição a gente vai resolver as coisas. A experiência demonstrou que a gente não tinha condições nem de ter um coordenador sul em primeiro lugar, que segurança temos pra ampliar ainda mais?

Veja bem, eu sei que eu sou conservador no sentido de ser anti liberal, mas eu estou tentando ser o mais progressista possível aqui. Por exemplo, eu sei, @leonardosampaio, da tua vontade de organizar e mudar as coisas, mas o que tu ta dizendo é que existe discussão e debate acerca de fazer uma coordenação estadual no Paraná, e não que isto acontece há muito tempo e funciona bem.

Sendo propositivo, eu entendo que o melhor caminho, enquanto não tivermos algo mais sólido, é que escolhamos um(a) coordenador(a) sul pra substituir o cargo vago pelo Max, e esta pessoa se ocupe em construir as coordenações estaduais de acordo com e a partir de iniciativas como por exemplo, mas não limitada a do @leonardosampaio, e também se ocupe em absorver o conceito de coordenação colegiada como por exemplo o que (deveria ser) a coordenação sudeste, e como (deveria ser) a secretaria nacional, ou então faça melhor, elabore e construa o conceito de coordenação colegiada para servir de exemplo.

O que eu falei no parágrafo acima não tem a ver com discutir qual é o melhor modelo, tem a ver com fazer acontecer na prática, e é o que eu espero daqui pra frente.

LS

Leonardo Sampaio Fri 27 Nov 2015 9:53PM

Criei um pad para construirmos o regimento regional sul, do qual esta questão fará parte.

https://pad.riseup.net/p/regimento_coordenacao_pirata_sul

@desci
Parte do que você problematiza já foi contemplado na nossa assembleia sul.
Quanto ao modelo de coordenação de regiões estaduais, sim, existe no estatuto, como parte da estrutura administrativa estadual.
Neste sentido é que planejo unificar todas essas funções de coordenação. Daí minha reflexão:
A coordenação regional Sul, nos termos que decidimos, possui atribuições que se confundem com a coordenação estadual de cada estado, já que combinamos 2 coordenadores estaduais de cada estado. Por isso penso que a coordenação sul serve basicamente para fazer a ponte entre a coordenação nacional e as coordenações estaduais, já que as demais funções são responsabilidade da coordenação nacional ou da coordenação estadual.
Penso que não seriam exatamente coordenadores regionais (sul) mas somente coordenadores estaduais - os coordenadores estaduais designados para dialogar com os coordenadores estaduais dos outros estados. E desta forma não haveria acumulo de funções.

Então, de forma líquida, algum desses coordenadores estaduais designados para compor a coordenação sul vai ser designado para cada função específica da coordenação nacional.

LS

Leonardo Sampaio Fri 27 Nov 2015 10:00PM

Sei que quase todo mundo aqui sabe o que é democracia líquida, mas vou postar pra não deixar dúvidas:

Democracia líquida ou democracia delegativa é um projeto de democracia direta, no qual as votações se realizam por um mandato específico para uma determinada questão, e é suplementado por uma recomendação de ação (uma análise da questão em debate feita por especialistas na matéria, pró e contra). É um sistema misto entre democracia direta e democracia representativa, no qual os representantes do povo são designados para votar em cada tema, ao invés de serem eleitos para um mandato amplo, com duração específica. Em alguns casos, na democracia líquida, o mandato específico pode ser delegado.

Load More