Loomio
Mon 16 Dec 2019 4:40PM

Politíca Para Todos - Estrutura

RG Rui Gonçalves Public Seen by 52

Boa tarde,

Como discutido na reunião estratégica de Novembro em Lisboa, ficou-se de propor uma estrutura sobre a qual a nossa equipa iria funcionar daqui em diante. Nesse sentido, com base nos inputs na altura definidos, fiz um curto draft para como esta estrutura se organizaria.

Na base teríamos uma EQUIPA DE COORDENAÇÃO GERAL, algo em que maioritariamente concordámos como sendo necessária, não no sentido de mandar, mas no sentido de fazer tracking a todas as áreas funcionais da equipa e dos projectos, no sentido de aconselhar de uma perspectiva mais macro que por vezes não existe dentro das áreas.

Em seguida, estariam as ÁREAS, que nós até à data já naturalmente acabámos por nos organizar, onde se incluíram as equipas das Redes Sociais, Design, Conteúdos, Developers, etc... As áreas seriam o funcionamento normal da plataforma e trariam clarivdência à identificação das forças e necessidades da nossa equipa, e assim, mais facilidade no recrutamento. Cada área teria uma pessoa de contacto, que facilitaria a comunicação com a equipa de coordenação, projectos e outras áreas. Essa pessoa ficaria nesta posição durante cerca de um mês, e depois rodaria para outro elemento.

Por fim estariam os PROJECTOS/INICIATIVAS. Ao contrário das áreas, os projectos seriam algo de duração pré-determinada, com objetivos especificos e uma metodologia a adoptar e uma equipa multi-disciplinar com base nas necessidades do projeto e liderada pela pessoa que tomou a iniciativa.

A ideia para esta estrutura é algo ainda um pouco cru, e gostaria de discutir melhor com vocês na reunião de quarta! De qualquer das formas, estejam à vontade para fazer questões/sugestões nesta thread, que teria toda a disponibilidade em responder.

VP

Vasco Patarata Mon 16 Dec 2019 5:19PM

Bom trabalho, Rui!

Eu também fiquei de fazer um esboço de uma proposta de estrutura, mas neste momento tenho estado a adiantar outros assuntos.

A estrutura base que tenho pensado também é essa, com algumas ligeiras diferenças.
Hoje tenho tempo e vou fazer também um esboço para depois tentarmos discutir, cruzar e, eventualmente, chegar a uma convergência na reunião de quarta-feira, na qual vou tentar estar presente.

VP

Vasco Patarata Tue 17 Dec 2019 7:17PM

Aqui fica a minha tentativa. Ainda está muito verde, mas tem as ideias chave.

RG

Rui Gonçalves Wed 18 Dec 2019 9:02AM

Por acaso também me lembrei de uma disposição em roda, mas depois a passar as ideias para o papel não me tinha saído tão bem 😆

AN

Ana Neves Wed 18 Dec 2019 9:03AM

Obrigada @Rui Gonçalves e @Vasco Patarata pelo vosso trabalho de estruturação. A mim faz-me todo o sentido o que propõem. Visualmente gosto mais do esquema enviado pelo Vasco, mas acho que seria interessante enriquecer o documento com alguns dos detalhes que o Rui documentou aqui na thread.

O documento poderia até estar estruturado de forma a incluir:

  • "pressupostos" (isto é, aquilo que se quer garantir com a estrutura proposta, e.g. auto-organização)

  • "orientações de organização" (isto é, aquilo que se recomenda seja feito pelos grupos, e.g. rotação, utilização do Loomio, etc.) e

  • o diagrama de estrutura e relação entre grupos.

VP

Vasco Patarata Wed 18 Dec 2019 9:55AM

Sem dúvida, Ana. Este documento ainda está muito em bruto.

Será preciso trabalhar sobre isto para chegar a uma coisa mais organizada, detalhada e esclarecedora.

Tentei só colocar um overview de como vejo a estrutura e as ideias chave por trás. Ainda há imensa coisa para melhorar. 🙂

VP

Vasco Patarata Sun 5 Jan 2020 6:41PM

Malta, na última reunião chegou-se a um consenso de que a estrutura de nodes é a indicada para este projeto.

No PowerPoint que coloquei em cima foi feito um esboço daqueles que poderiam ser os nodes principais do projeto e de como as várias áreas podiam ficar melhor divididas.

Gostava de saber a vossa opinião sobre a proposta que foi feita, se faria sentido retirar alguns nodes, adicionar outros diferentes, uma estrutura diferente, etc.

Aguardo feedback de todos. 🙂

Abraço e bom ano 🎉