Loomio
Wed 1 Jun 2016 12:15AM

horizontalidade e espaços deliberativos

LFC Leandro Freitas Couto Public Seen by 300

Tópico para discutir os espaços de deliberações da RAiZ DF, tendo em conta o princípio de horizontalidade e a legitimidade das participações virtuais e presenciais.

SC

Samuel Cavalcante Wed 1 Jun 2016 6:46PM

Tenho uma visão sobre isso:

  • todas as reuniões presenciais (e suas pautas) devem ser discutidas e deliberadas no espaço virtual, no nosso caso, na Teia Digital do DF (loomio) - inclusive o @victorgomescavalca precisa mudar o nome do grupo. No espaço virtual sempre há mais chances de mais pessoas participarem;
  • alguns temas e algumas atividades tem mais afinidade com o espaço virtual, outras tem mais afinidade com o espaço presencial, por isso devemos usar sempre os dois. Para escrever um nota, discutir uma pauta, intervir no facebook, no twitter ou outras redes sociais, discutir temas mais gerais podemos usar exclusivamente o espaço virtual, o qual facilita as coisas;
  • as discussões mais organizativas, as deliberações de longo prazo, o funcionamento das instâncias, devem ser mais presenciais (combinando também com discussões virtuais);
  • a falta de regras prejudica a horizontalidade e beneficia quem tem mais tempo livre e pode agir de maneira mais aleatória. Por isso é que é importante decidir algumas coisas em termos de como nós devemos funcionar.

acho um passo importante trazer e centralizar as discussões mais sérias e cruciais, assim como algumas decisões, pro loomio/teia digital do DF. acho um passo importante ter definido a existência de um canal do telegram para comunicações e do grupo do telegram como instrumento auxiliar da Teia (e ainda o papel aleatório do grupo do whatsapp). Em breve estaremos familiarizados com essas ferramentas e extraindo delas todo o potencial.

Vejo a seguinte estrutura geral:

  • Comunicações e discussões internas

    • Grupo do loomio - instância virtual principal de decisão;
    • Canal do Telegram - comunicações internas e externas;
    • Grupo do Telegram - auxiliar de comunicações rápidas internas;
  • Comunicação externa

    • Grupo do facebook;
    • Página do Facebook;
    • Grupo do Whatsapp;
    • Canal do Telegram;
    • Grupo de email;

Acho que com o nosso número atual de pessoas pre-filiadas e colaboradoras podemos criar mais círculos, como um Círculo Fora Temer! ou um Círculo de Mulheres, um Círculo de Movimentos Sociais etc. O Ceará tem sete círculos funcionando, por exemplo (no caso eles são um grupo que pré-existe à RAiZ e que portanto apenas transformaram suas organizações de base em círculos). Acho que podíamos fazer isso aqui tb!

GB

Grahal Benatti Thu 2 Jun 2016 5:57PM

Para fazer os círculos basta ter três pessoas interessadas no Tema... Quanto à círculos territoriais acho que podem ser abertos quando tivermos um quórum mínimo de determinada localidade. Enquanto isso, podemos ficar só com o círculo DF, que agrega todo mundo.

CM

Carlos Mendes Thu 2 Jun 2016 6:38PM

Eu realmente acho que podemos fazer os circulos funcionarem.. mas temo a fuga de questoes estruturais na fundação da RAiZ.. Se as pessoas que comporem circulos temáticos/estratégicos e ainda assim não deixar de compor, articular e contribuir com o circulo DF nesse momento inicial, acho que pode valer a pena. Mas Ressalto novamente que não acho ser bom ter fuga das reuniões distritais nesse momento.

LFC

Leandro Freitas Couto Sat 4 Jun 2016 2:41PM

Carxs,
Eu acho que temos dois temas:

O primeiro diz respeito à proposta de organização da RAiZ como partido-movimento e suas ideia de horizontalidade.
O segundo, à funcionalidade de cada espaço, virtual ou presencial, para as deliberações, mas tendo em conta a primeira discussão.

Temos que entender o que significa esse caráter de partido-movimento da RAiZ, com a inspiração no Podemos!. Boaventura de Sousa Santos tem analisado esse negócio e fez a seguinte reflexão:
"É um partido de tipo novo, um partido-movimento, ou melhor, um movimento-partido assente nas seguintes ideias: as pessoas não estão fartas da política, mas sim desta política; a esmagadora maioria dos cidadãos não se mobiliza politicamente nem sai à rua para se manifestar, mas está cheia de raiva em casa e simpatiza com quem se manifesta; o ativismo político é importante, mas a política tem de ser feita com a participação dos cidadãos; ser membro da classe política é algo sempre transitório e tal qualidade não permite que se ganhe mais que o salário médio do país; a internet permite formas de interação que não existiam antes; os membros eleitos para os parlamentos não inventam temas ou posições, veiculam os que provêm das discussões nas estruturas de base; a política partidária tem de ter rostos, mas não é feita de rostos; a transparência e a prestação de contas têm de ser totais; o partido é um serviço dos cidadãos para os cidadãos e por isso deve ser financiado por estes e não por empresas interessadas em capturar o Estado e esvaziar a democracia; ser de esquerda é um ponto de chegada e não um ponto de partida e, portanto, prova-se nos fatos. Exemplo: quem na Europa é a favor da Parceria Transatlântica para o Investimento e Comércio não é de esquerda, mesmo que militante de um partido de esquerda. Este tratado visa os mesmos objetivos que a Área de Livre Comércio das Américas, vulgo ALCA, proposta por Bill Clinton em 1994 e engavetada em 2005, em resultado do vigoroso movimento de protesto popular que mobilizou as forças progressistas de todo o continente."
Eu tenho a leitura que devemos ter o mínimo de hierarquia possível. O fato de a RAiZ não ter um presidente, mas uma coordenadora nacional, que tem mais a função de organizar a coletividade para que saia dessa coletividade as posições do partido, com mais força e unidade, do que passar, de cima para baixo, a posição da maioria de momento, é um movimento claro nessa direção.
A horizontalidade é o que temos de mais concreto para atrair as pessoas que têm interesse na política, mas não têm prática, em verdade, têm muito preconceito - e com razão, na vivência partidária. A horizontalidade dá voz a quem quer falar, de onde estiver. A RAiZ passa a ser uma plataforma para ecooar várias vozes sem rosto.
E os rostos da RAiZ ganham mais legitimadade e força política quanto mais falarem por essas vozes.

Bom, a meu ver, isso só funciona com muito debate, muita formação política. Se a esquerda não é um ponto de partida, mas um ponto de chegada, temos que sempre estar testando onde estamos indo. E, também nesse caso, as discussões virtuais tem a capacidade de alcançar maior número de pessoas, e podem complementar as atividades presenciais, extremamente necessárias. Mas, nesses casos, sem deliberação.

Para definir os espaços deliberativos, acho que temos que seguir esses conceitos que fundamentam a RAiZ como partido-movimento. Quanto mais horizontalidade, melhor.
Assim, inclusive pelos tópicos que se abrem aqui por enquanto, acho que temos que considerar esse espaço como uma extensão do Círculo DF. Teias Nacionais são chamadas para deliberações específicas. Se tivermos mais de um círculo, o que penso ser possível em breve, organizamos o espaço com tópicos para cada círculo. Ou sugerimos que cada círculo construa o seu espaço debliberativo também.

Quanto mais pessoas participarem das decisões, mais pessoas se sentirão parte do processo e se sentirão mais à vontade, inclusive, para participarem das reuniões presenciais.
Para essas, acho que temos que estabelecer uma periodicidade mínima e dar ampla comunicação.
Mas, volto a defender, os espaços deliberativos devem ser amplos e abraçar todos que quiserem se aproximar do Círculo. Com atividades políticas e formativas constantes, acho que conseguimos um equilíbrio entre reuniões presenciais e discussões virtuais, e um vai alimentando o outro.

Por tudo isso, discordo que criemos uma hierarquia entre a esfera presencial e virtual para deliberações da RAiZ. Acho que toda a deliberação deve ser precedida por discussão ampla e a decisão envolver o maior número de pessoas possível.

Abs
Leandro

RS

Raphael Sebba Mon 6 Jun 2016 4:08AM

Leandro, tua sugestão é que as decisões do Loomio ou presenciais sejam igualmente legitimadas?

Gosto e concordo com toda reflexão exposta. Gostaria apenas de entender melhor o encaminhamento prático. Se for este, acho ousado mas que vale a tentativa. Não é preciso presumir que não pode dar certo. Podemos experimentar.

Afinal, ainda que houvesse apenas um âmbito de decisão (virtual ou coletivo), isso não significa que uma decisão tomada não possa ser revista. Permitir que as deliberações estejam sujeitas à revisão, presencial ou virtual, pode representar um esforço permamente pelo avanço.

Evidente que isso pode gerar "amarras". Mas só a experiência irá revelar com exatidão as falhas e qualidades de qualquer procedimento apaziguarmos como padrão.

Quanto à discussão dos círculos, concordo com Carlos. Lógico que qualquer coletividade interna à Raiz pode se organizar e montar um círculo se sentir a necessidade. Mas é indispensável a participação no âmbito geral, inclusive para que nenhuma discussão deixa de ser contemplada.

RS

Raphael Sebba Mon 6 Jun 2016 4:10AM

Transcrevo registro que fiz sobre as discussões travadas na última reunião, referente às instâncias de deliberação:

Telegram:
Grupo → Discussão operacional. Pode realizar pequenas deliberações.
Membros: Pré-filiadas e colaboradoras orgânicas.

Canal → Concentrar e tornar disponível informações pertinentes.
Membros: Qualquer pessoa interessada.

WhatsApp:
Não envolve deliberação. Não haverá prejuízo na não participação. Discussões rápidas, fluidas, não sistematizadas e sem mediação central. Não há interlocução institucional da Raiz neste instrumento.
Membros: Qualquer pessoa interessada.

Facebook:
Página → Exposição de posições da raiz. Canal de difusão de informação.

Grupo → Não envolve deliberação. Não haverá prejuízo na não participação. Permite sistematizar e mediar discussões, fixar tópicos pertinentes, estabelecer regras de procedimento e participação. Há interlocução institucional da Raiz.
Membros: Colaboradoras e pré-filiadas.

Loomio:
Instância de deliberação virtual da Raiz.
Membros: pré-filiadas.*

Reunião Presencial:
Instância de deliberação.*

*Pendência de conclusão sobre as instâncias deliberativas. Discussão continua no Loomio.

LFC

Leandro Freitas Couto Mon 6 Jun 2016 12:25PM

Uma questão bem direta que tem que ser definida claramente é: esse espaço no loomio é do círculo ou é uma teia permanente? Eu acho que é do círculo, portanto, deveria ser inclusivo. O tipo de discussões e decisões que estamos encaminhando por aqui não me parecem que sejam próprios de uma Teia. (dia de reunião, dia e foco de uma atividade, composição de grupo de trabalho, etc). Acho que podemos criar um outro espaço apenas para quando formos chamar uma teia digital. Aqui no DF, temos uma facilidade e podemos chamar as teias (congressos) presenciais, sem maiores prejuízos. Então, temas centrais para a estratégia política da RAiZ DF poderiam ser deliberados na Teia Distrital, presencial, e deixamos o espaço do loomio para os debates ganharem substância. No caso do círculo, entendo que o Loomio pode ser sim espaço de deliberação.
Em suma:

1 - Círculo DF - Loomio espaço deliberativo prioritário. reuniões presenciais de cunho mais organizativo.
2 - TEIA Distrital - reuniões presenciais serão espaço deliberativo prioritário. Loomio servirá para fomentar discussões. Todos podem participar da discussão, mas as votações serão presenciais.

SC

Samuel Cavalcante Thu 9 Jun 2016 7:16PM

acho que isso aqui devia ser a teia digital mesmo... mas claro que isso só vale mesmo a pena se nos dispusermos a criar novos círculos...
ainda estamos nos acostumando com esse tipo de estrutura diferente da RAiZ, principalmente quem já foi militante de partido convencional ou de organização política de esquerda...
Acho que devemos ser a teia digital do DF mesmo e criar um sub grupo aqui para o Círculo...ou para os Círculos...

BDO

Bruna de Oliveira Mon 6 Jun 2016 12:52PM

Bom, timidamente venho me chegando a esse espaço.

Defendo que o Loomio seja apenas para pré filiadxs e colaboradorxs. Isso porque a sinalização de pré-filiação e/ou colaboração com a RAiZ expressa, por si só, uma pré disposição da pessoa a estar nas construções e atividades. Entendo que o caráter do círculo é ser aberto a pré filiadxs, colaboradorxs e não filiadxs, mas não acho positivo no grupo termos muitas pessoas incluídas e não participantes, melhor ir agregando aos poucos e compartilhando conteúdo que expresse o que é a RAiZ DF e a quê ela se propõe.

Nesse sentido, considero que um investimento de tempo na alimentação das mídias abertas a todos, no caso a página no face, o grupo do face (que na minha opinião deveria ser aberto e não apenas para pré filiadxs e/ou coleboradorxs), no canal do telegram e grupo de e-mails.

Sendo prática e propositiva:
- Sugiro a criação de um círculo de comunicação RAiZ que teria como funções iniciais (sugestões minhas, claro): gerenciar a produção de conteúdo da página do face (que pode ser uma encomenda de uma opinião de alguém da RAiZ, um vídeo sobre a realidade de um local, um registro de alguma atividade nossa, etc, etc, etc). Esse conteúdo seria replicado na página do face, no grupo e em formato de e-mail (um malling quinzenal ou mensal, enfim...)

Pra mim, essa é a forma de apresentar a RAiZ e não colocando todo mundo em múltiplos espaços só para lerem o que as pessoas mais empoderadas e/ou incluídas escrevem ou falam. Por isso a importância do calendário de atividades e como vamos partilhar essas informações com as pessoas ainda não próximas.

Fecho com um trecho de um informativo online que contempla minha percepção sobre a horizontalidade:

"A horizontalidade está relacionada com o compromisso mútuo de equivalência entre todas as partes envolvidas em processos sociais, que não se dá apenas na interatividade, abordada na edição anterior, mas no entendimento de que nossa identidade comum demanda uma solidariedade e uma ajuda mútua, frutos de uma prática que se pretende horizontal. Somos capazes de aprender e ensinar, também de construir juntos atividades de modo compartilhado, nos quais cada qual contribui com seus aprendizados e aprende na troca com seus semelhantes, compreendendo a dimensão da importância de cada elemento no todo, para que um processo coletivo se construa de modo exitoso."

SC

Samuel Cavalcante Wed 8 Jun 2016 11:40AM

@bthomazoliveira acho que teria mais sentido que a coordenação de comunicação tome conta disso, já que os círculos devem instâncias de atuação na sociedade e não questões internas...nesse caso cabia um GT talvez.

Load More