Loomio
Tue 6 Aug 2019

Ideias para iniciativas a desenvolver

NC
Nuno Carneiro Public Seen by 258

Acho que podemos aproveitar esta conversa para partilhar novas ideias para desenvolvermos. Adicionem aqui em baixo para depois discutirmos todos juntos!


Formato para cada ideia

Nome:
Descrição curta: Como gostaria de de modo a que .
Ex.: "Como , gostaria de , de modo a que "
Descrição longa:
Tempo para executar:
Recursos necessários:

RG

Rui Gonçalves Wed 7 Aug 2019

Nome: "Quem é quem? Edição Legislativas"
Descrição curta: Como membro da equipa gostaria de ilustrar através de um video a falta de atenção dos eleitores em relação às propostas políticas de modo a consciencializar as pessoas sobre a importância de uma decisão informada.
Descrição longa: A ideia seria resumir vários em vários bullet points as propostas dos diferentes partidos em diferentes áreas (saúde, educação, justiça,etc...) e abordar na rua pessoas, perguntando-lhe, a quem acham que pertence as mesmas propostas (oferecendo por exemplo duas opções). Conforme os resultados finais, editaria-se as respostas em video, e publicaria-se as mesmas nas redes sociais, de forma a chamar à atenção dos eleitores sobre a importância de procurarem informação prévia antes de votarem.
Tempo para executar: Duas semanas e meia. (Uma para definir guião + uma execução, meia para edição)
Recursos necessários: "Guionista(s)", Entrevistador(es), Editor de Video, Cameraman, Câmera de filmar

NC

Nuno Carneiro Sun 11 Aug 2019

@ruigoncalves , para ser mais fácil comparar, podes por a tua descrição curta no formato definido em cima por favor?
"Como gostaria de de modo a que ."

IR

Ines Rosete Fri 9 Aug 2019

Nome: Comparação de propostas entre partidos
Descrição curta: Como cidadã gostava de ter uma plataforma onde facilmente comseguisse meter lado a lado as propostas de cada partido para cada temática.
Descrição longa: Desenvolver uma página onde por tema ou por partido fosse possível comparar as várias propostas entre eles. Exemplo: https://observador.pt/interativo/guia-eleitoral-2015/. Recursos necessários (1 Developer, 1 Designer e 1 Data Scientist (para ajudar a montar os dados de forma mais fácil para meter na plataforma)

NC

Nuno Carneiro Sun 11 Aug 2019

@inesrosete , para ser mais fácil comparar, podes por as descrições curtas das ideais que sugeriste no formato definido em cima por favor?
"Como gostaria de de modo a que ."

IR

Ines Rosete Fri 9 Aug 2019

Nome: Entrevistas curtas
Descrição curta: Como cidadã gostava de ver um modelo fechado de perguntas e respostas genéricas sobre os temas da actualidade nacional e política para compreender melhor e em 10 minutos ao que cada partido se propõe.
Descrição longa: Convidar um representante de cada partido a fazer uma entrevista curta (10 minutos) com perguntas fechadas (para serem todos questionados com o mesmo) e juntar isso à plataforma na apresentação de cada partido. Recursos necessários: (1 Developer, 1 Designer, 1 "Guionista(s)", 1 Entrevistador(es), 1 Editor de Video, 1 Cameraman, 1 Câmera de filmar

IR

Ines Rosete Fri 9 Aug 2019

Nome: Página com os representantes a eleger por partido
Descrição curta: como cidadã gostava de conseguir saber quem são as pessoas que estou a eleger para o parlamento.
Descrição longa: ter uma página por partido onde seja facilmente perceptível (por filtros ou outra forma) quem é que as pessoas estão a eleger por distrito e afins. Recursos necessários: 1 Developer, 1 Designer, 1 Data Scientist (para coletar toda a informação de todos os partidos)

IR

Ines Rosete Fri 9 Aug 2019

Nome: Página de enquadramento
Descrição curta: como cidadã gostava de ver sucintamente explicado como é o processo de eleição para o parlamento.
Descrição longa: ter uma página que explique como é que o sistema destas eleições funciona. Incluir o desenho e esquema do parlamento por forma a que as pessoas consigam melhor entender o esquema de eleição de um deputado para a assembleia.
Tempo para executar: 1 dia para desenhar; x para construir
Recursos necessários: 1 designer, 1 developer, 1 technical writer

NC

Nuno Carneiro Fri 9 Aug 2019

Se seguirmos esta ideia, tenho uma amiga dos Global Shapers que já se ofereceu para escrever um texto para explicar as eleições! A ideia dela até era fazermos um vídeo de animação para explicar. Acho que não deve ser muito caro encontrar quem faça esses vídeos no Fiverr ou assim

NC

Nuno Carneiro Sun 11 Aug 2019

Nome: Plataforma para comentar programas políticos
Descrição curta: Como cidadão gostaria de poder comentar programas de partidos de modo a que possa clarificar propostas vagas e ficar mais informado.
Descrição longa: Uma página estilo Google docs em que qualquer um pudesse comentar programas de partidos ou fazer perguntas. Deveria dar para votar numa dada pergunta para que as melhores ganhassem relevância.
Tempo para executar: 1 dia para desenhar, 5 dias para construir.
Recursos necessários:1 designer, 1 developer

NC

Nuno Carneiro Sun 11 Aug 2019

@pedrocoelho podes adicionar aqui os teus findings sobre a dificuldade técnica desta ideia? Thanks!

NC

Nuno Carneiro Sun 11 Aug 2019

Nome: Landing page para recolher perguntas para partidos
Descrição curta: Como membro deste projecto gostaria de recolher perguntas para partidos de modo a ter uma ideia geral de que perguntas interessam às pessoas e criar o primeiro engagement com a nossa página.
Descrição longa:
Tempo para executar: Meio dia
Recursos necessários: 1 developer

NC

Nuno Carneiro Sun 11 Aug 2019

Nome: Página para o manifesto
Descrição curta: Como membro deste projecto gostaria de publicar o nosso manifesto de forma a criar o primeiro engagement com a nossa página.
Descrição longa:
Tempo para executar: 2 horas
Recursos necessários: 1 developer

NC

Nuno Carneiro Sun 11 Aug 2019

Nome: Página com lista de todas as candidaturas
Descrição curta: Como cidadão gostaria de ter uma overview de quais as candidaturas em que poderei votar para facilitar a decisão de voto
Descrição longa: Página do estilo de Europeias2019.com Temo de fazer melhorias. Melhorar a facilidade de navegação, decidir qual acção que queremos que cada utilizador tome na página, para onde queremos que vá seguir...
Tempo para executar: 1 dia
Recursos necessários: 1 developer, 1 designer, +1 pessoa para curar o conteúdo

NC

Nuno Carneiro Sun 11 Aug 2019

Nome: Questionário para encontrar partidos com propostas mais parecidas
Descrição curta: Como cidadão gostaria de poder fazer um breve questionário no meu smartphone, de modo a que conseguisse perceber em que partido votar nas próximas eleições legislativas
Descrição longa: Podemos usar a app VoteSwiper.org
Tempo para executar: 1 dia para criar questionário + 2 dias para ir procurando respostas dos partidos
Recursos necessários: 1 designer, 1 pessoa para falar com partidos

TS

Tiago Sousa Mon 7 Oct 2019

Esta também conta como Ideia pós Legislativas.

NC

Nuno Carneiro Mon 7 Oct 2019

Ideias pós Legislativas 2019 adicionem aqui em baixo por favor.

DF

Domingos Ferreira Tue 8 Oct 2019

Nome: O Parlamento saïdo das eleições:
Criar uma ferramento no site, que nos permita saber, tendo como ponto de partido uma lista de um partido num circulo eleitoral, quem foram os eleitos.
No site será necessário introduzir uma estrutura para suportar esta funcionalidade. Mas a nivel funcional também necessitamos de fazer investigação agora, e ao longo da legislatura. Para perceber quem são os candidatos listados que cederam o lugar e quem tomou o lugar dos mesmo.

Recursos: Designer, equipa de desenvolvimento para decidir a arquitectura e implementação, equipa funcional apra estar atento a mudanças no parlamento.

CRT

Catarina Real Tomé Mon 7 Oct 2019

Nome: Quem me representa?
Descrição curta: Perfil de cada um dos 230 deputados eleitos, para os "aproximar" dos cidadãos (que, muitas vezes, nem os nº1 das listas conhecem).
Descrição longa: contactar os partidos para, através de um formulário simples, preencherem alguns campos (nome, foto, idade, formação, percurso político e profissional, etc.) sobre cada um dos seus deputados (ou, mais que isso, uma entrevista a todos eles :p). Não só gera conteúdo para o site como nos garante publicações para 230 dias nas redes sociais!
Tempo para executar: a opção do questionário será mais fácil e provavelmente diminuirá o tempo de resposta dos partidos.
Recursos: 1 pessoa para contactar partidos, 2/3 pessoas para tratar a informação, 1 developer para colocar no site, 1 pessoa para publicar nas redes, 1 designer

CRT

Catarina Real Tomé Mon 7 Oct 2019

Adenda: alguma da info está/ estará aqui: https://www.parlamento.pt/DeputadoGP?more=1.

CRT

Catarina Real Tomé Tue 8 Oct 2019

@inesrosete, isso foi o que hoje partilhámos nas redes. A ideia seria fazer algo mais detalhado, quase criando um perfil para cada um dentro do site - que depois podia convergir com a ideia que foi aqui falada de se acompanhar a atividade de cada um no parlamento (até porque a RR não conseguiu a resposta de muitos deles, provavelmente por se estar a falar do universo de candidatos.... aqui seriam só os 230).

IR

Ines Rosete Tue 8 Oct 2019

Sim, eu entendi a ideia. estou só a meter os links junto às conversas associadas para não nos perdermos. ;)

JM

Joana Monteiro Mon 7 Oct 2019

Nome: Explicando a Política - Página que ilustre as diversas ideologias/ movimentos
Descrição curta: Página que explique e ilustre cada ideologia política, desde a economia socialista à economia de mercado como liberalismo e conservadorismo e onde cada partido se posiciona
Descrição longa: Uma das coisas que me deparei nestas eleições é que pouca gente sabe onde se posiciona em relação à política, de tal modo que eu fiz um esquema, que envio em anexo (que não está 100% correcto, atenção) para divulgar entre o meu círculo de amigos para os ajudar a decidir. Acho que um dos motivos da abstenção é mesmo esse, as pessoas não percebem de política na sua base e isso logo à partida gera desinteresse.
Tempo para executar: Não sei.. mas precisa de algum tempo de investigação e criação de um conteúdo completamente isento e fidedigno
Recursos necessários: 1 ou 2 investigadores/ criação do conteúdo, 1 designer, 1 developer

RH

Renata Henriques Mon 7 Oct 2019

e falar com os próprios partidos, talvez (?). Dado que se formos nós a enquadrá-los dificilmente será de forma isenta

TS

Tiago Sousa Mon 7 Oct 2019

Nome: O jornal do Parlamento
Descrição curta: Página na nossa plataforma na qual seja possível "resumir" o que é feito na Assembleia da República.
Descrição longa: Não sei até que ponto é viável fazer algo deste genero, mas o objectivo seria aproximar as pessoas ao quotidiano do Parlamento, isto é, que votações foram feitas e quais os votos de cada partido; quais as intervenções de cada deputado no Parlamento; os debates que são feitos e onde podem ser visualizados; etc;
Tempo para executar: Não sei ao certo, mas envolveria um esforço contínuo de análise da documentação publicada pela Assembleia da República.
Recursos necessários: 1 pessoa por semana para análise do conteudo , 1 designer, 1 developer

TS

Tiago Sousa Mon 7 Oct 2019

Algo relacionado com esta ideia e que já foi aqui falado anteriormente, seria a de comparar aquilo que os diferentes partidos efectivamente proponham no Parlamento com aquilo que está nos seus programas.

IR

Ines Rosete Tue 8 Oct 2019

TS

Tiago Sousa Mon 7 Oct 2019

Nome: Ações de Sensibilização
Descrição curta: Voluntários da nossa comunidade fazerem ações de sensibilização para a importância do voto
Descrição longa: A elevada abstenção é, na minha opinião, preocupante. Sei que o grande objectivo da nossa plataforma é a de informar e consciencializar as pessoas para a importância do voto, mas não sei se esta ideia estará no âmbito do nosso projecto. O que acham de criarmos documentação e utilizar os vídeos já feitos para sessões de sensibilização para a importância do voto e explicação do processo eleitoral. Sessões em escolas, universidades, empresas ou onde virmos que a abstenção foi alta.
Tempo para executar: Criar documentação standard, tempo para fazer as apresentações
Recursos necessários: 2/3 pessoas para preparar os documentos; 1/2 pessoas por sessão

TS

Tiago Sousa Mon 7 Oct 2019

Nome: Questionário Pós-voto
Descrição curta: Questionário anónimo com perguntas sobre as eleições
Descrição longa: Criar um questionário anónimo com perguntas como: Votou? Quando foi feita a decisão do voto? A campanha eleitoral ajudou na decisão? A plataforma PoliticaParaTodas foi útil na decisão? Case não tenha votado, qual é a principal razão? etc...
Tempo para executar: tempo necessário para criar o formulário
Recursos necessários: 2/3 pessoas para preparar os formulário; x pessoas para partilhar o formulário o máximo possível

RG

Rui Gonçalves Tue 8 Oct 2019

Nome: Debates Online by PPT
Descrição curta: Espaço a aberto a discussão pública sobre questões políticas/eleitoriais
Descrição longa: Agora que o período mais sensível de campanha já passou, acho que se seria interessante usarmos a plataforma para estimularmos o debate para questões relacionadas com a cidadania política e o processo eleitoral, onde trouxéssemos ao debate alguns tópicos que fomos discutindo nas últimas semanas como a reforma eleitoral (a questão dos circulos uninominais), a abstenção, a transpararência dos deputados, a exclusividade do mesmo, etc... Para validar e enriquecer estes debates poderíamos tentar trazer pessoas de relevo ao mesmo (Ex: Ainda que uma long shot, o Prof. Ribeiro e Castro poderia ser convidado a falar na reforma eleitoral dado o manifesto que escreveu com uma nova proposta, e outra pessoa com um ponto de vista diferente)
Tempo para executar: uma/duas semanas para calendarizar tópicos e fazer convites, debates a serem marcados mensalmente ou de x em x semanas.
Recursos necessários: Moderador para debate, 3/4 pessoas para gerir a preparação e difusão dos debates

IR

Ines Rosete Tue 8 Oct 2019

periódico? em parceria com alguém? não temos material para isto. Estou a pensar parceria com o projecto fumaça ou algo do género.

VP

Vasco Patarata Tue 8 Oct 2019

Nome: Sistema Eleitoral: Quais as alternativas?
Descrição curta: Análise do nosso sistema eleitoral e comparação com outros sistemas utilizados pelo resto do mundo.
Descrição longa: Esta proposta consistiria na explicação concisa do nosso sistema eleitoral, passando depois para outros sistemas existentes, explorando assim temas como a possibilidade de círculo único, métodos alternativos ao método d'Hondt (Saint Lague, Saint Lague modificado, dinamarquês, etc. ), métodos mistos, etc.
O artigo teria também uma componente de análise "mais analítica", fazendo a simulação dos resultados com os diferentes métodos abordados e tentando perceber aqueles que melhor representam a vontade da população, nacional e zonalmente.
Tempo para executar: 1 / 2 semanas
Recursos necessários: 1 / 2 pessoas (1 pessoa para fazer a pesquisa e descrever os vários sistemas e outra para fazer a análise analítica, pode ser a mesma pessoa)

Estava a pensar fazer um Jupyter Notebook (ou algo desse género) para poder ter a possibilidade de ter o texto e a análise interligadas.

IR

Ines Rosete Tue 8 Oct 2019

Mais um artigo para popular o medium.

CRT

Catarina Real Tomé Thu 10 Oct 2019

Para referência: https://twitter.com/ladrbic/status/1182296445040447492?s=21 (não verifiquei dados ainda)

PF

Paulo Fonseca Tue 15 Oct 2019

fónix... não admira que o pessoal se abstenha...

IR

Ines Rosete Tue 8 Oct 2019

Nome: Agora cria tu o teu programa eleitoral!
Descrição curta: Pegar em todos os programas que temos e por selecção de área dar a possibilidade da pessoa escolher 2/3 medidas e depois fazer partilha nas redes do seu programa eleitoral.
Descrição longa: Permite que as pessoas leiam os programas por alto para fazerem a brincadeira. Isro faz com que se aproximem de forma clara com as propostas e com a forma como os partidos criam os seus documentos e as suas propostas. Permite por fim, uma maior sensação de literacia uma vez que a pessoa ao fazer isto vai comentar entre amigos que o partido "imaginário" tinha esta e aquela proposta com x e y argumentos.
Tempo para executar: 1/2 semanas
Recursos necessários: 1 back-end, 1 front-end, 1 analista.

RA

Renato Almeida Tue 8 Oct 2019

Nome: Sabes o que é o Voto?
Descrição curta: Contactar as escolas secundárias da nossas cidades e ir directamente contactar com os jovens para explicar o que são as eleições, a Assembleia da República...etc. Utilizando os videos como ferramenta.
Descrição longa: Captar mais público para a plataforma e comunicar estas ações junto dos Media, impulsiona a plataforma para eleições futuras.
Tempo para executar: Durante o período que medeia entre actos eleitorais
Recursos necessários: Cada um de nós, pelo menos 2 a 4 horas por mês.

CRT

Catarina Real Tomé Tue 8 Oct 2019

JF

Joana Flores Wed 9 Oct 2019

Nome: A abstenção mora aqui.
Descrição: Analisar as diferenças de abstenção/brancos/nulos entre as freguesias e estrangeiro e o tempo prestado a cada distrito pelos candidatos (Parece-me que há menor dedicação em distritos com menos deputados eleitos).
Descrição longa: Perceber o que distancia as pessoas do voto e o que leva a sentirem que não são representadas pelos seus governantes. Falar também de alguns candidatos a deputados sem ligação nenhuma ao distrito pelo qual concorrem. Penso que deveríamos fazer uma reflexão no que leva à abstenção.
Tempo para executar: Pós eleições
Recursos necessários: 1 analista, 1 designer

CRT

Catarina Real Tomé Thu 10 Oct 2019

Isto não seria uma análise arriscada? O que seria considerado no “tempo prestado a cada distrito”? As arruadas, comícios, jantares? Será que é isso que faz alguém votar?

IR

Ines Rosete Fri 11 Oct 2019

Gosto do A abstenção mora aqui com apresentação gráfica interactiva e factos. Sem qualquer interpretação. Terminando com uma reflexão sobre o que podemos fazer para inverter os dados:
* criar plataformas como esta;
* desburocratizar o processo de voto no estrangeiro;
* porventura testar o voto electrónico (como se fez em algumas freguesias nas eleições europeias deste ano);
* propor à comunicação social o envolvimento de jovens (e não só) apartidários nos vários programas que dedicam durante o período eleitoral;
* etc

Deixo aqui mais um artigo de opinião que achei bastante interessante: https://www.publico.pt/2019/10/08/politica/opiniao/abstencao-decidiu-nao-decidir-1889235

JF

Joana Flores Sat 12 Oct 2019

obrigada @catarinarealtome e @inesrosete. Concordo que seja apresentação de dados e não interpretação.

NC

Nuno Carneiro Mon 11 Nov 2019

Nome: Blog a explicar conceitos de política

Descrição curta: Como cidadão, gostaria de seguir um blog que explique conceitos de política de modo a conseguir perceber conceitos que normalmente são complexos, mas são importantes para a minha vida.

Descrição longa: De certa forma, já criamos algum conteúdo a explicar conceitos de política quando fizemos os videos para as eleições. Esta ideia seria para continuar a fazer isso (já temos muitas ideias nos tópicos que o Francisco levantou para possíveis videos) e registar tudo num blog. Penso que seria conteúdo que os nossos seguidores nas redes sociais também gostaria de ver.
Estes artigos poderiam ser escritos por pessoas fora da nossa comunidade, mas sempre revistos por um grupo de pessoas do PPT. Inicialmente, poderíamos convidar algumas pessoas mais "respeitadas" a escrever, para ganharmos logo alguma credibilidade.

Recursos necessários: carga de trabalho iria depender da frequência dos posts, 3 ou 4 pessoas que possam fazer a curadoria dos artigos; mais os voluntários para escrever

FF

Francisco Frutuoso Mon 11 Nov 2019

Parece-me muito bem, e facilitava-me muito a vida, caso quisesse aproveitar o material para fazer vídeo sobre isso, visto que o meu maior problema é fazer a pesquisa e criar scripts.

NC

Nuno Carneiro Mon 11 Nov 2019

Pois! Foi daí que surgiu a ideia! :)

NC

Nuno Carneiro Mon 11 Nov 2019

Nome: Métricas de participação política

Descrição curta: Como membro do PPT, gostaria de medir a participação política em Portugal para saber se as minhas iniciativas no âmbito deste projecto surtem efeito.

Descrição longa: No outro dia um amigo falou-me de como seria interessante ajudar mais pessoas a participarem em Assembleias Municipais. Acho uma óptima ideia, mas para além disso lembrei-me de que seria importante medir o sucesso das nossas acções. No caso da participação em Ass. Mun., seria bastante óbvio que teríamos de medir o número de participantes em cada uma. Depois se fizermos, por exemplo, uma campanha no Algarve, teríamos forma de saber se as nossas iniciativas nessa área surtiram efeito ou não.
Neste caso concreto, a concretização desta ideia seria uma ferramenta e um conjunto de incentivos para facilmente nos serem reportados os números de participantes em Ass. Municipais, mas a ideia poderia tomar outras formas noutros contextos.
PS: O número de afluência às urnas é uma métrica muito importante, mas pouco acionável porque há muitas outras coisas que podem influenciar e por isso é dificil tirar conclusões sobre o nosso trabalho.

Recurso necessários: ?

NC

Nuno Carneiro Mon 11 Nov 2019

Nome: Directório de coisas a melhorar

Descrição curta: Como governante/membro de administração pública/ voluntário, gostaria de ter fácil acesso a uma lista de coisas que carecem de melhorias na minha respectiva área para poder corrigi-las.

Descrição longa: Poderia ser interessante ter um portal que fosse um directório de problemas. Por exemplo: criávamos uma entrada nesse directorio sobre o problema dos boletins de voto conterem opções inválidas porque são impressos cedo de mais. Depois, quando entrar o novo governo, podem ir lá ler quais são as coisas a melhorar. Poderia ser útil ao nível local ou nacional.
O formato poderia ser uma simples tabela gigante que pudesse ser filtrada por localidade, âmbito, etc.; talvez estilo wiki. O desafio seria como fazer a curadoria e moderação, mas acho que conseguiríamos arranjar alguma solução para isso.

Recursos necessários: 1 Designer, 2 developers, contributos de muita gente para o conteúdo

IR

Ines Rosete Tue 19 Nov 2019

Vão adicionando aqui as ideias. Venho cá no dia 22 à noite pela última vez recolher as ideiais postadas. 👊

RH

Renata Henriques Sun 1 Dec 2019

@Ines Rosete valeria a pena fechar este tópico?