Loomio
Tue 6 Aug 2019 7:14PM

Ideias para iniciativas a desenvolver

NC Nuno Carneiro Public Seen by 86

Acho que podemos aproveitar esta conversa para partilhar novas ideias para desenvolvermos. Adicionem aqui em baixo para depois discutirmos todos juntos!


Formato para cada ideia

Nome:
Descrição curta: Como gostaria de de modo a que .
Ex.: "Como , gostaria de , de modo a que "
Descrição longa:
Tempo para executar:
Recursos necessários:

RG

Rui Gonçalves Wed 7 Aug 2019 7:45AM

Nome: "Quem é quem? Edição Legislativas"
Descrição curta: Como membro da equipa gostaria de ilustrar através de um video a falta de atenção dos eleitores em relação às propostas políticas de modo a consciencializar as pessoas sobre a importância de uma decisão informada.
Descrição longa: A ideia seria resumir vários em vários bullet points as propostas dos diferentes partidos em diferentes áreas (saúde, educação, justiça,etc...) e abordar na rua pessoas, perguntando-lhe, a quem acham que pertence as mesmas propostas (oferecendo por exemplo duas opções). Conforme os resultados finais, editaria-se as respostas em video, e publicaria-se as mesmas nas redes sociais, de forma a chamar à atenção dos eleitores sobre a importância de procurarem informação prévia antes de votarem.
Tempo para executar: Duas semanas e meia. (Uma para definir guião + uma execução, meia para edição)
Recursos necessários: "Guionista(s)", Entrevistador(es), Editor de Video, Cameraman, Câmera de filmar

NC

Nuno Carneiro Sun 11 Aug 2019 7:28PM

@ruigoncalves , para ser mais fácil comparar, podes por a tua descrição curta no formato definido em cima por favor?
"Como gostaria de de modo a que ."

IR

Ines Rosete Fri 9 Aug 2019 5:15PM

Nome: Comparação de propostas entre partidos
Descrição curta: Como cidadã gostava de ter uma plataforma onde facilmente comseguisse meter lado a lado as propostas de cada partido para cada temática.
Descrição longa: Desenvolver uma página onde por tema ou por partido fosse possível comparar as várias propostas entre eles. Exemplo: https://observador.pt/interativo/guia-eleitoral-2015/. Recursos necessários (1 Developer, 1 Designer e 1 Data Scientist (para ajudar a montar os dados de forma mais fácil para meter na plataforma)

NC

Nuno Carneiro Sun 11 Aug 2019 7:29PM

@inesrosete , para ser mais fácil comparar, podes por as descrições curtas das ideais que sugeriste no formato definido em cima por favor?
"Como gostaria de de modo a que ."

IR

Ines Rosete Fri 9 Aug 2019 5:18PM

Nome: Entrevistas curtas
Descrição curta: Como cidadã gostava de ver um modelo fechado de perguntas e respostas genéricas sobre os temas da actualidade nacional e política para compreender melhor e em 10 minutos ao que cada partido se propõe.
Descrição longa: Convidar um representante de cada partido a fazer uma entrevista curta (10 minutos) com perguntas fechadas (para serem todos questionados com o mesmo) e juntar isso à plataforma na apresentação de cada partido. Recursos necessários: (1 Developer, 1 Designer, 1 "Guionista(s)", 1 Entrevistador(es), 1 Editor de Video, 1 Cameraman, 1 Câmera de filmar

IR

Ines Rosete Fri 9 Aug 2019 5:20PM

Nome: Página com os representantes a eleger por partido
Descrição curta: como cidadã gostava de conseguir saber quem são as pessoas que estou a eleger para o parlamento.
Descrição longa: ter uma página por partido onde seja facilmente perceptível (por filtros ou outra forma) quem é que as pessoas estão a eleger por distrito e afins. Recursos necessários: 1 Developer, 1 Designer, 1 Data Scientist (para coletar toda a informação de todos os partidos)

IR

Ines Rosete Fri 9 Aug 2019 5:32PM

Nome: Página de enquadramento
Descrição curta: como cidadã gostava de ver sucintamente explicado como é o processo de eleição para o parlamento.
Descrição longa: ter uma página que explique como é que o sistema destas eleições funciona. Incluir o desenho e esquema do parlamento por forma a que as pessoas consigam melhor entender o esquema de eleição de um deputado para a assembleia.
Tempo para executar: 1 dia para desenhar; x para construir
Recursos necessários: 1 designer, 1 developer, 1 technical writer

NC

Nuno Carneiro Fri 9 Aug 2019 7:03PM

Se seguirmos esta ideia, tenho uma amiga dos Global Shapers que já se ofereceu para escrever um texto para explicar as eleições! A ideia dela até era fazermos um vídeo de animação para explicar. Acho que não deve ser muito caro encontrar quem faça esses vídeos no Fiverr ou assim

NC

Nuno Carneiro Sun 11 Aug 2019 7:07PM

Nome: Plataforma para comentar programas políticos
Descrição curta: Como cidadão gostaria de poder comentar programas de partidos de modo a que possa clarificar propostas vagas e ficar mais informado.
Descrição longa: Uma página estilo Google docs em que qualquer um pudesse comentar programas de partidos ou fazer perguntas. Deveria dar para votar numa dada pergunta para que as melhores ganhassem relevância.
Tempo para executar: 1 dia para desenhar, 5 dias para construir.
Recursos necessários:1 designer, 1 developer

NC

Nuno Carneiro Sun 11 Aug 2019 7:30PM

@pedrocoelho podes adicionar aqui os teus findings sobre a dificuldade técnica desta ideia? Thanks!

Load More