Loomio
Thu 3 Oct 2019 4:16PM

Perguntas Frequentes - Redes Sociais

MC Marta Costa Public Seen by 66

Olá a todos! :)

Estou a criar esta thread para alinharmos algumas respostas mais complexas, que por vezes surgem nas redes sociais.

Mais tarde, estas questões podem ser usadas para criar uma secção de perguntas frequentes no nosso website.

Obrigada desde já pela vossa ajuda. :)

RG

Rui Gonçalves Fri 4 Oct 2019 2:29PM

Não quer dizer que não deixemos de ser neutros, mas creio que poderíamos ser informativos sobre as "justificações" oficiais, como por exemplo a Constituição da República (eu acho que estas regras estão na Constituição. Ex: A Constituição definiu x porque y. Assim, temos sempre a defesa de que não estamos a tomar posição em relação a outras alternativas, e ao mesmo tempo cumprimos o nosso dever de informar.

Neste caso, a Constituição assim o define para que todos os distritos tenham representatividade, pois os eleitores do distrito de Beja podem muito bem achar que aquela pessoa é a melhor representante do seu distrito, algo que pode não se passar com os candidatos desse mesmo partido no resto do país. Desta forma podiamos correr o risco de ter um Parlamento com 230 pessoas de Lisboa e Porto sem noção da realidade no resto do país.

CRT

Catarina Real Tomé Fri 4 Oct 2019 3:56PM

Eu concordo com o Rui. Se queremos que as pessoas participem e tenham sentido crítico, devemos dar-lhes ferramentas para tal (é esse o propósito disto tudo, certo?). Um mero agradecimento pelo comentário é um enorme turn-off. Acho que devemos explicar por que é que foi decidido que é assim, independentemente de o sistema poder ser criticado.

RH

Renata Henriques Fri 4 Oct 2019 3:22PM

Por acaso alguém sabe se há alguma resposta oficial para as pessoas no estrangeiro que têm visto os seus envelopes de voto devolvidos? Eu sugeri a uma amiga o que nos colocaram num comentário: adicionar sender e receiver junto a cada morada

CRT

Catarina Real Tomé Fri 4 Oct 2019 3:53PM

A solução tem sido essa ou simplesmente cortar o remetente. De qualquer modo, acho que devemos incentivar as pessoas a expor a situação à CNE. Eles fazem sempre um relatório das reclamações e é bom que fique registado, para futuro.

PF

Paulo Fonseca Fri 4 Oct 2019 3:32PM

Sobre o comentário ao vídeo do método d’hondt responderia à pessoa a agradecer e que isso são todas boas questões e que se ela quiser partilhar o nosso vídeo nas suas redes para os seus amigos ficarem a par de como isto funciona e gerar um pouco de debate, está à vontade =)

MC

Marta Costa Fri 4 Oct 2019 6:12PM

"Boa tarde. No outro dia em conversa com uma amiga surgiu uma dúvida. Qual é a acção do voto em branco? É verdade que é um voto válido e que caso os votos em branco prefacam uma quantidade superior a 50% tem de se encontrar novos candidatos? Obrigada e excelente trabalho na recolha de informação e a maneira como a expõem"

Alguém tem conhecimento sobre este tema ou me pode enviar informação oficial sobre o mesmo?

FF

Francisco Frutuoso Fri 4 Oct 2019 6:15PM

Não são contabilizados apenas. A consequência prática não é nenhuma.
http://www.cne.pt/faq2/101/3

O máximo que se pode argumentar (e isto sou eu a teorizar) é que dá um "sinal" às forças políticas que algo está mal, mas não deixa de ser uma consequência indirecta que não é garantida.

CRT

Catarina Real Tomé Fri 4 Oct 2019 7:03PM

O que o Francisco disse.
Apesar de os votos brancos, após apuramento, seguirem junto com os válidos. Já os nulos vão para outro local.

RH

Renata Henriques Mon 7 Oct 2019 3:24PM

Recebemos este apelo nas nossas redes:

"Olá " Política Para Todos " sou um imigrante em londres e ligado a algumas plataformas uma das quais foi autora da petição " também somos portugueses " e com isso obtemos as assinaturas necessárias para ir á assembleia da República resultar no recenseamento eleitoral automáticao para todos os cidadãos residentes no estrangeiro.
temos tido muitas notícias de votos devolvidos e de milhares de votos rejeitados, tendo em conta que o recenseamento automático e devido a isso o aumento exponencial de votantes , gostaria se pudessem claro informar onde poderemos obter informações fidedignas, para tomarmos um posição sobre esta temática, visto que a ser verdade os ecos que chegam pode estar em causa a verdade democrática no voto no que a respeito da imigração diz respeito.
Obrigado desde já pela vossa atenção "

MC

Marta Costa Mon 7 Oct 2019 4:41PM

Penso que Comissão Nacional de Eleições seja quem melhor o pode ajudar.

Load More