Loomio
Thu 3 Oct 2019 4:16PM

Perguntas Frequentes - Redes Sociais

MC Marta Costa Public Seen by 66

Olá a todos! :)

Estou a criar esta thread para alinharmos algumas respostas mais complexas, que por vezes surgem nas redes sociais.

Mais tarde, estas questões podem ser usadas para criar uma secção de perguntas frequentes no nosso website.

Obrigada desde já pela vossa ajuda. :)

MC

Marta Costa Thu 3 Oct 2019 4:37PM

Antes de mais desculpem por ter começado esta conversa sem ter conversado com todos vocês:

"Olá! 🙂 Gostaria de vos pedir que me ajudassem a esclarecer a dúvida relativa ao "voto útil", ou melhor, há possibilidade de o meu voto valer zero para a eleição de deputados para a AR. Resido em Serpa e tenho a intenção de votar num partido "pequeno" sei que não será possível eleger nenhum deputado por Beja. Ainda assim, o meu voto será contabilizado a nível nacional? Com base num artigo da Visão de 2015, é verdade, que o meu voto pode não servir para nada? Obrigada! Um abraço, "

A que respondi o seguinte:
*Olá ,

Obrigado pelo teu contacto.

Não. No sistema em vigor, o teu voto é contabilizado apenas para o teu círculo eleitoral (que, neste caso, corresponde ao distrito de Beja), não existindo um sistema compensatório a nível nacional.

Convidamos-te a assistir ao vídeo que produzimos sobre o método D' Hondt para verificares como são convertidos os votos em mandatos.

https://www.youtube.com/watch?v=OERxKenLIo8

Até breve!*

Entretanto recebemos a seguinte resposta:

*Obrigada! Sou ! 🙂 Fiquei com essa ideia depois de ver o vídeo. Parece-me pouco democrático! E em relação aos votos dos portugueses fora de Portugal, no caso particular, a viver no Brasil?

Entretanto recebi esta resposta do LIVRE: sim, todos os votos são contabilizados. E mesmo que seja dificil eleger o LIVRE em Beja todos os votos contam, por exemplo, para atingir a fasquia dos 50 mil votos, a partir da qual o LIVRE tem direito a receber subvenção pública, o que nos permitirá melhorar muitos a nossa atividade.

Sugiro que esclareçam esta questão junto dos eleitores! Penso que é importante que o voto seja consciente e com base nas propostas de cada partido, independentemente da sua dimensão. Perante o vosso terceiro vídeo, haverá quem deixe de o fazer em nome do "voto útil"!
obrigada 🙂*

A minha sugestão de resposta seria algum do género:

*À semelhança do que acontece com os votos de eleitores em território nacional, o voto dos eleitores pertencentes ao círculo eleitoral fora da Europa, no qual se inclui o Brasil, contará apenas para a eleição de deputados neste círculo.

Relativamente à informação avançada pelo LIVRE, e de acordo com a nossa pesquisa, confirma-se que recebem subvenção pública os partidos que, tendo concorrido à eleição para a Assembleia da República e não tendo conseguido representação parlamentar, obtenham um número de votos superior a 50 000, desde que a requeiram ao Presidente da Assembleia da República.

Obrigado mais uma vez pelo teu apoio. Deste lado continuaremos a defender o voto informado
Fonte: https://www.parlamento.pt/Legislacao/Documents/Legislacao_Anotada/FinanciamentoPartidosPoliticosCampanhasEleitorais_Anotado.pdf*

Relativamente à sua última sugestão, penso que agora do nada dizermos que partidos que consigam pelo menos 50 000 votos recebem uma subvenção pública pode parecer uma mensagem de incentivo ao voto dos pequenos partidos. Ainda assim acho que, nem que seja no futuro, é importante disponibilizar esta informação.

NC

Nuno Carneiro Thu 3 Oct 2019 6:28PM

100% de acordo com tudo :)

MC

Marta Costa Fri 4 Oct 2019 6:03PM

Resposta enviada. :)

MC

Marta Costa Thu 3 Oct 2019 4:45PM

Boas malta! Ando atento às novidades que têm apresentado e antes de mais, parabéns pela iniciativa!
Queria fazer uma pergunta: a grande mais valia da vossa plataforma é a centralização e facilitação de informação sobre as eleições certo?
Explicam o processo, apresentam respostas a dúvidas frequentes e mostram as listas dos partidos?

Relativamente a esta questão, que eu acho que não é inocente, sugeria o seguinte:
*Olá Francisco,

Obrigado pelo teu apoio.

Consideramos que a mais valia da nossa plataforma, neste momento, é a centralização, de forma neutra e ausente de pressões externas, de informação sobre as eleições legislativas de 2019.

Convidamos-te a consultar o manifesto que oriente a nossa actividade em https://www.politicaparatodos.pt/about-us#gs.79mo2r*

MC

Marta Costa Fri 4 Oct 2019 6:11PM

Resposta enviada. :)

MC

Marta Costa Fri 4 Oct 2019 2:01PM

Temos mais um comentário no vídeo sobre o Método D' Hondt:

*" Porque existem círculos eleitorais? Porque uns votos valem mais que outros?
O partido A tem o minimo de votos para eleger um deputado num circulo eleitoral e tem um deputado, teve zero votos em todos os demais circulos.
O partido B tem abaixo do mínimo de votos em TODOS os circulos eleitorais, então não elege nenhum deputado.
O partido A tem total de votos de X e tem 1 deputado, o partido B tem um total de 5*X e não tem nenhum deputado.
Qual é a vantagem dos círculos eleitorais? porque uns votos valem mais que outros? porque os votos de uma zona são inúteis porque separados por zonas? porque de 5mil votos por todo o pais valem menos que 5mil votos em um unico circulo eleitoral? faria sentido que fosse ao contrario, porque o objectivo é ser deputado por todo o pais e não por uma zona.
Porque dividem o pais em circulos eleitorais? porque não há uma contagem única, se os deputados representam todo o pais, deveriam ser contabilizados os votos de igual forma independente da zona onde foram registrados."

Eu acho que para nos mantermos neutros não nos devemos envolver nestas discussões. Ficaria-me por agradecer pelo contributo para esta conversa.

FF

Francisco Frutuoso Fri 4 Oct 2019 2:11PM

É isso. É uma discussão que as pessoas podem e devem ter entre elas.
Talvez no futuro faça sentido um vídeo "Método d'Hondt: Pros e Contras", mas até lá o melhor é ficar de fora, acho.

VP

Vasco Patarata Fri 4 Oct 2019 4:27PM

Atenção que, mais uma vez, isso não é um problema do método d'Hondt, é a discussão entre os círculos serem pluri ou uninominais. O método d'Hondt pode continuar a ser usado em ambos os casos!

JS

Jorge Saco Fri 4 Oct 2019 2:13PM

Mas é bom que a malta se comece a questionar sobre estas coisas, porque isto realmente gera interesse :D

MC

Marta Costa Fri 4 Oct 2019 2:23PM

Sim, sim. Acho que devemos ficar felizes com estes feedbacks. ☺️

Load More