Loomio
Fri 2 Oct 2020 9:58PM

1 ano de Política Para Todos

NC Nuno Carneiro Public Seen by 58

Olá amigos!

Está a fazer um ano desde as eleições legislativas e não queria deixar passar a data sem relembrar o nosso incrível projecto do ano passado.

É quase nostálgico estar aqui a escrever no Loomio à noite outra vez :)

Sinto-me muito feliz pela equipa que encontrei aqui. Fomos descobrindo juntos o que é isto de fazer participação politica, com ingenuidade, tirando partido da diversidade de ideias e conhecimentos no grupo. Estamos hoje de certeza todos um pouco mais conscientes como cidadãos graças a isso. Acredito que é assim, em comunidade, que se contribui da melhor forma para a discussão pública.

Entretanto fomo-nos afastando, dedicando atenção a outras coisas e hoje não temos nenhuma actividade no grupo. Mesmo a nossa página está de momento em baixo. Julgo que o afastamento é normal num grupo de voluntários, nada que retire o valor ao que criamos e também nada que impeça que um dia a actividade volte.

Fica sem dúvida a lembrança desses dias em Setembro do ano passado em que trabalhamos muito, mas tenho a certeza que pouco nos importava a quantidade de trabalho e horas sem dormir porque estávamos muito motivados e orgulhosos por contribuir para ajudar muitos Portugueses a participarem nas eleições.


Em especial, guardo comigo as relações que fomos criando. Para além de um site, criamos uma comunidade e ainda começamos alguns projectos interessantes depois das eleições.

Como para muitos de vocês certamente, 2020 tem sido um ano de muitas mudanças para mim. Tenho muito boas histórias para vos contar quando nos voltarmos a ver :) Ainda trabalho numa startup de tecnologia e divido o meu tempo entre o Porto e Lisboa. Continuo a ter uma grande paixão por participação cívica e por usar tecnologia para construir um espaço de envolvimento dos cidadãos no processo político, apesar de não ter tido tempo para trabalhar nisso nos últimos meses.

Apesar de tudo, não queria deixar passar esta data sem vos enviar um forte abraço. Gostava de saber como estão, deem notícias! Respondam aqui no Loomio ou por mensagem privada :)

Muitos parabéns a todos por 1 ano de Política Para Todos! Aconteça o que acontecer para o futuro, devemos todos estar orgulhosos daquilo que construímos.

Um abraço!
Nuno

PS: O mundo lá fora não pára e em Janeiro há eleições presidenciais. Sintam-se muito bem-vindos para utilizar a nossa plataforma para desenvolver projectos que continuem a aproximar os cidadãos da política. Nada me deixaria mais feliz do que ver novos projectos a surgirem aqui no PPT, com os quais poderiam certamente contar com todo o meu apoio.

TF

Tatiana Ferreira Fri 2 Oct 2020 10:05PM

Parabéns ao PPT! Foram super importantes e espero que o projeto não desapareça! 👏👏

RG

Rui Gonçalves Tue 6 Oct 2020 11:24AM

Viva Nuno! Antes de mais nada um grande abraço para ti também e que tu e todos estejam tão bem quanto possível nestes tempos tão incertos! Para mim pessoalmente, ter tido a oportunidade de ouvir, aprender e trocar ideias com pessoas tão diferentes quanto fascinantes foi sem dúvida um dos pontos altos de 2019, guardando na memória aquele dia de trabalho na Casa do Impacto. Passado um ano, a minha vida profissional está de novo significativamente diferente, mas a nível pessoal posso dizer que a participação neste projeto me fez ser hoje uma pessoa diferente, mais atenta, e acima de tudo mais curiosa em procurar saber mais sobre como evoluir a participação cívica no nosso país!

Daqui por cerca de um mês temos as tão aguardadas Presidenciais na América, que, caso alguém se sinta corajoso para aguentar ver os resultados madrugada fora, até se poderia agendar aqui no grupo um visionamento conjunto.

Um grande abraço e muito sucesso a todos

FC

Fábio Cláudio Wed 14 Oct 2020 10:48AM

Boas a todos e em especial ao Nuno! Apesar de não ter sido dos membros mais ativos fico extremamente orgulhoso daquilo que foi feito por todos neste projeto, tendo inclusive ainda há poucos dias falado entusiasticamente deste projeto diante de um juri de avaliação. Senti-me verdadeiramente útil para um bem comum e só tenho a agradecer a ti Nuno por seres o mentor do projeto e a todos os que trabalharam e disposeram do seu tempo e know how para o mesmo.

Foi bom fazer parte desta comunidade e quem sabe se não haverão outros projetos num futuro próximo.

Espero que se encotrem todos bem.

Um abraço,

Fábio.

DTS

Daniel T Santos Fri 27 Nov 2020 9:04PM

Parabens, Nuno e todos quantos contribuíram para o que aqui se fez há pouco mais de 1 ano. Pessoalmente, considero ter sido um marco da participação cívica e da sociedade civil, em Portugal.

Apresento-vos um desafio: porque não estender esta cultura de transparência, colaboração e abertura à participação cívica noutros projectos que precisam de cidadãos como os que contribuíram para este projeto? :)

Tenho acompanhado, do lado de dentro, a Rede Nacional de Administração Aberta (que representa a Open Government Partnership, em Portugal), que é uma iniciativa ainda recente e beneficiaria muito dos vosso contributos nos Fóruns de Debate Temático que está a promover. Para + info consultem: https://ogp.eportugal.gov.pt/noticia25