Loomio
Tue 17 Sep 2019 3:22PM

Ideias Externas

RG Rui Gonçalves Public Seen by 75

Pensei criar esta thread para aproveitar algum material externo que tem sido colocado noutras threads, bem como para aproveitar material que nos vamos cruzando nas redes sociais, internet, etc... e que, não se enquadrando em nenhuma thread em particular possam à mesma ter alguma utilidade para nós

RG

Rui Gonçalves Tue 17 Sep 2019 3:28PM

Achei interessante esta página do deputado do PS pelo Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, onde coloca todo o trabalho parlamentar realizado, bem como artigos na media relacionados com matéria na qual está envolvido: http://www.tiagobarbosaribeiro.pt/

RG

Rui Gonçalves Tue 17 Sep 2019 3:30PM

Artigo do Comunidade Cultura e Arte publicado hoje em relação a uma análise estatística dos conceitos e palavras mais usadas nos programas eleitorais de todos os partidos: https://www.comunidadeculturaearte.com/o-que-dizem-os-programas-dos-partidos-para-as-eleicoes-legislativas/ Malta da Data Science @nunocarneiro e @inesrosete, pode ser do vosso interesse :)

IR

Ines Rosete Tue 17 Sep 2019 6:36PM

Partilhei com o @nunocarneiro hoje. :slight_smile: Tudo coisas para fazermos uma espécie de picture do engagement das pessoas com o site e as várias páginas para produzir material para as redes depois das eleições. Qual o programa mais comentado (o que foi mais comentado), Qual o distrito mais visitado para ver os candidatos, idem idem...

Como esta parte de exploração dos programas já está feita por esse rapaz e está pública num git não vale a pena repetir a dose. Tirar ideias e fazer mais para lá disso com os dados que a nossa plataforma criar.

TP

Tiago Paim Fri 27 Sep 2019 5:45AM

huh, o meu git tb tem um repositórico com visualizações em wordcloud dos programas eleitorais de 7 partidos :laughing:
https://github.com/cleanspin/wordclouds_pt_leg

FC

Fábio Cláudio Wed 25 Sep 2019 1:05PM

Boa tarde malta, encontrei uma plataforma da agência Lusa em colaboração com a SocialDataLab (http://legislativas2019-lusa.socialdatalab.pt/) que vai permitir ver os resultados em tempo real no dia das eleições e, até, compará-los com os de 2015. Não sei se querem aproveitar algo para alguma ideia, visto que o nosso trabalho está focado para o pré-6 Outubro, no entanto, dêem uma vista de olhos!

PF

Paulo Fonseca Thu 3 Oct 2019 7:35AM

https://www.co2dospartidos.pt Este está engraçado, e a metodologia usada parece sólida e está bem explicada na página do FAQ.

PF

Paulo Fonseca Thu 3 Oct 2019 7:36AM

Esta abordagem do público, em que o cidadão coloca o que lhe interessa e vê o que está relacionado com isso é um caminho interessante. https://www.publico.pt/legislativas-2019/medidas-programas-eleitorais

PF

Paulo Fonseca Thu 3 Oct 2019 7:38AM

esta página da Renascença também tem uma metodologia interessante: http://rr.sapo.pt/candidatos2019/

"A informação constante desta base de dados resulta do cruzamento dos dados disponibilizados pelo pelo Ministério da Administração Interna (MAI) no portal das legislativas 2019com a informação fornecida à Renascença pelos próprios candidatos ou pelos partidos.

Para recolher esta informação, a Renascença criou um formulário e convidou os 21 forças políticas que concorrem a pelo menos um círculo eleitoral a fornecer informação biográfica sobre os seus candidatos. Apenas os campos NOME, PARTIDO e CÍRCULO ELEITORAL eram campos de preenchimento obrigatório, podendo os candidatos a deputado fornecer apenas a informação que consideram relevante.

Para complementar os dados fornecidos, a equipa da Renascença recorreu ainda a entrevistas e às páginas dos partidos.

Até ao momento, 9.73% (448) dos candidatos forneceram à Renascença informação adicional, para além da obrigatória por lei."

RG

Rui Gonçalves Thu 3 Oct 2019 7:51AM

Este está muito fixe, e talvez fosse algo que também estivesse ao nosso alcance quando inicialmente idealizamos esta página. Quiçá fazer-se algo do género para os parlamentares eleitos :P

PF

Paulo Fonseca Thu 3 Oct 2019 11:08AM

http://meuparlamento.pt este é uma app tipo tinder em que votas em dez propostas legislativas feitas pelos partidos nos últimos dez anos e depois diz de que partido te aproximas mais.

Load More