Loomio
Fri 30 Oct 2015 4:07AM

Doar parte do dinheiro em caixa para o IUF

RD Renata D'Ávila Public Seen by 34

Coletivo gaúcho deve ter no mínimo um bom dinheiro que foi levantado com a venda de camisetas e buttons no FISL. Quero propor doar uma parte desse dinheiro para a realização do IUF, evento de extrema relevância e muita visibilidade para o Partido Pirata. Precisamos olhar além do nosso campinho e considerar o todo - e o IUF precisa de grana para não rolar meramente no improviso.

LC

Luciana Chaves Fri 30 Oct 2015 10:23PM

Concordo, mas acho que a primeira coisa que precisamos é saber quanto temos.

CP

Chico Prates Sat 31 Oct 2015 2:27AM

@edersonbrilhante, @julianorombaldirod e @macaco Por favor confirmem os valores que temos do Fisl.

CP

Chico Prates Sat 31 Oct 2015 2:42AM

@renatadavila Se existe uma proposta de usar uma parte do dinheiro do Fisl por favor apresente. Essa enquete não tem nenhuma informação. Apenas parte de que temos uma boa grana (???) e que temos que dar pro IUF para olharmos além do nosso campinho. O dinheiro levantado em nosso "campinho", tsc, foi do Fórum >Internacional< do Software Livre que mesmo que não seja feito por nós, já é parte importante da agenda dos Piratas no Brasil. E dá amplo alcance do nosso movimento dentro de uma área notoriamente importante. O dinheiro do Fisl é um fundo pequeno, acho que algo em torno de 1000 reais (será confirmado logo pelos que marquei acima) que seria usado para o próximo Fisl, para a confecção de camisetas, adesivos, bottons para o II Encontro do Sul e para abrir a loja do partido na internê. Isso foi debatido em várias reuniões anteriores ao evento. Sou favorável de o coletivo contribuir para o IUF mas já aponto que não temos grana assim como a Renata erroneamente fez parecer.
A proposta de envio desse dinheiro tem que definir qual o custo total do evento, como será aplicado cada valor, qual o valor que contribuiríamos e se existe algum retorno ao coletivo. Aguardo a proposta e bloqueio a votação.

CN

Claiton Neisse Sat 31 Oct 2015 1:23PM

Agora, eu não sei os valores exatos. Tem uma prestação de contas feita pelo Éderson mas, ainda não encontrei o link dela. Mas, foi pouco mais de mil reais o lucro que tivemos no FISL16. Parte disso o Éderson usou para pagar uma caixa postal por um ano.
O coletivo gaúcho deve ter, somando o lucro do FISL16 e o pouco que eu acho que o Chico ainda tem, uns 1250 reais.

É bom notar que para o FISL17 vamos precisar de mais de três mil reais para confeccionar materiais para vender durante o evento. Para confeccionar ANTES e não durante o evento.
No FISL16 cerca de 4 ou 5 pessoas emprestaram cerca de mil e tantos reais para confeccionarmos algumas dezenas de camisetas e adesivos. E durante o evento confeccionamos mais algumas com o dinheiro obtido com a venda das primeiras. Só que isso foi uma correria do caralho e não pode se repetir ano que vem, porque desgasta as pessoas que tem que ficar o dia inteiro no evento. Então é bom ter algum dinheiro em caixa. Claro que mesmo com dinheiro em caixa vamos precisar de pessoas que emprestem dinheiro para confeccionarmos os materiais antes do evento. No FISL16 vendemos cerca de 120 camisetas, podendo vender mais se tivéssemos, e ano que vem temos que ter disponíveis, desde o primeiro dia do evento, umas 200 camisetas, o que já dá entorno de 3 mil.

Eu não vejo problema eu doar um percentual do que temos para o IUF. Mas tem que ser às claras. A organização do evento tem que pedir dizendo para o que é. Coloca-se em discussão e votação entre os piratas gaúchos. E, após o evento, se dissidirmos por doar, apresentam uma prestação de contas.

IG

Iuri Guilherme Sat 31 Oct 2015 5:47PM

Estou recentralizando nesta página as informações sobre as finanças do IUF2015:

https://tree.taiga.io/project/iuf2015/wiki/trasparencia-financeira

IG

Iuri Guilherme Sat 31 Oct 2015 7:18PM

Eu sou a organização do IUF2015, e havia solicitado verbalmente ao então Secretário do Rio Grande do Sul, durante o FISL16... alias mentira, na verdade ele mesmo veio me dizer que se fosse por ele, todo aquele dinheiro ali ia pro IUF2015, que é a prioridade do partido por enquanto.

IG

Iuri Guilherme Sat 31 Oct 2015 7:21PM

Em relação à quantia de mil reais, é uma soma considerável comparando com o que já foi arrecadado através de campanhas de financiamento coletivo, e ajuda muito.

Em relação aos pormenores, no link que eu enviei estão referenciados os ambientes onde foi amplamente discutido este tipo de coisa, existem inclusive votações com 100% de "concordar" sobre as decisões financeiras tomadas, e é ônus de quem quer esclarecer ler tudo. Eu infelizmente não tenho como resumir e apontar ponto a ponto no momento, faltam poucos dias pro evento, o IUF desceu de primeira pra quarta prioridade pessoal da minha vida, por motivo de força maior, e a wiki do taiga no momento em que escrevo isto ta relativamente bem clara e referenciando as coisas principais.

IG

Iuri Guilherme Mon 2 Nov 2015 7:57PM

@julianorombaldirod explica este teu bloqueio que não ta claro.

Sob pena de ser desconsiderado, que isso aqui não é brincadeira.

IG

Iuri Guilherme Mon 2 Nov 2015 7:59PM

@chicoprates talvez não seja a melhor forma de usar o Loomio, e provavelmetne outra proposição mais elaborada e explícita deveria ser feita.

Entretanto, antes mesmo de criar uma nova proposição, se necessário, e eu acho que é, analisa as informações colocadas, o texto do tópico original (que nem foi alterado) e providencia algumas considerações, se possível, sobre se segundo a tua interpretação, existem elementos suficientes para constituir uma proposta.

Load More