Loomio
Wed 25 Feb 2015

Nota sobre postura de Eduardo Cunha

MBL
Mateus Bispo Leal Public Seen by 180

O partido da internet não possui posição oficial sobre o tema aborto. Nossas posições são tomadas através de processos democraticos internos que envolvem uma intensa pesquisa sobre os temas e extensos debates. Por sermos pautados pelos principios da elaboração de políticas públicas eficientes e do uso do conhecimento científico na tomada de decisões, não fazemos uso do alinhamento ideológico automático o que demanda um maior tempo para elaborarmos nossos posicionamentos de forma responsável.
Temos, no entanto, uma visão clara sobre o funcionamento adequado da Democracia. E pautados por essa visão entendemos o posicionamento do Presidente da Câmara como equivocado e anti-democrático. Por mais alto que seja o cargo de um representante político e por maior que seja a força de suas convicções pessoais, nada justifica que seu poder e seu julgamento individul interfiram no andamento normal do processo democrático, conforme jurídicamente estabelecido. O legislativo deve servir aos interesses do povo e não de qualquer indivíduo que nele atue. Dessa forma todos os temas de iniciativa dos representates políticos devem ser debatidos conforme as regras regimentais e a conveniencia da casa. Nenhum deputado, nem mesmo o presidente da camâra, deve usar seu juizo moral subjetivo sobre as pautas propostas para vetar o debate. Ele terá direito a manifestar-se no momento adequado e votar contra ou a favor de qualquer tema. Vetar o debate é um afronte direto a democracia.
A situação é agravada pelo fato do Deputado Eduardo Cunha usar sua orientação religiosa como motivação para vetar o debate sobre a legalização do aborto. Vivemos em um país laico. A leicidade de nossas instituições são a única coisa que garantem ao senhor Eduardo Cunha a mais completa liberdade para professar a fé que quiser, e fazê-lo publicamente, sem chance de reprimendas pela força do Estado. Ao misturar a política com a religião o Presidente da camâra atenta contra a própria liberdade.
Por fim, gostariamos de deixar claro nosso entendimento que qualquer que sejam as pautas ou temas debatidos, a conclusão mais adequada, a solução mais eficiente, o bem geral para o povo basileiro, só será conseguido através do debate livre. Pelos caminhos institucionais aprovados. No caminho da mais completa legalidade. O Partido da Internet jamais concordará com o uso de métodos autocráticos na condução da atividade política qualquer que sejam os motivos para tal. Seremos contra tais ações ainda que esses atos supostamente beneficiem a nós, enquanto instituição, alguma de nossas pautas de defesa ou um de nossos aliados políticos. O custo de permitir esse tipo de ataque as intituições democráticas é alto demais e não é justificável por qualquer suposto ganho pessoal ou coletivo.

https://pad.riseup.net/p/Eduardo_Cunha_aborto

MBL

Mateus Bispo Leal started a proposal Wed 25 Feb 2015

Publicar? Closed Sat 28 Feb 2015

Publicar?

Agree - 4
Abstain - 0
Disagree - 0
Block - 0
4 people have voted (12%)
MBL

Mateus Bispo Leal
Agree
Wed 25 Feb 2015

RR

Rodrigo Rey
Agree
Wed 25 Feb 2015

LR

Luiz Ricardo
Agree
Thu 26 Feb 2015

Perfeito!

FN

Fernando Nunes
Agree
Thu 26 Feb 2015

Ótimo texto mesmo.

RR

Rodrigo Rey Wed 25 Feb 2015

Nada a acrescentar por mim publica.

FM

Fernando Mendes Sun 1 Mar 2015

O texto esta muito bom. Eu tiraria somente essa parte"Pelos caminhos institucionais aprovados. No caminho da mais completa legalidade.", pois fica robotizado.